Primeiro dia da Taça do Mundo de Boccia, na Póvoa de Varzim. Os atletas portugueses entraram em prova, tendo alcançado os resultados expectáveis, ou seja venceram os seus adversários com ranking mais baixo, mas demonstraram dificuldade em relação a todos aqueles que apresentavam ranking mais elevado, ou mesmo muito mais elevado.
João Pinto (BC1-Sem Rank), Ana Correia (BC2-Rank16), Joana Pereira (BC3-Rank27) e Domingos Vieira (BC4-Sem Rank), tiveram naturais dificuldades a jogar contra adversários no topo do ranking mundial. João Pinto defrontou os top 6 e 9, Ana Correia a top 3, Joana Pereira a top 3 e Domingos Vieira os tops 3 e 11.
Já Cristina Gonçalves (BC2-Rank1), André Ramos (BC1-Rank3), Carla Oliveira (BC4-Rank6) e Abílio Valente (BC2-Rank11), fizeram jus à sua mais-valia perante os seus adversários, cumprindo a expectativa de vitória formulada antecipadamente. Ana Costa (BC3-Rank5) teve dificuldades inusitadas perante Marcela Cermakova (Rank-13), e apesar de ter recuperado de um resultado desfavorável de 0-3 e ter levado o jogo a parcial de desempate, não conseguiu superar a sua adversária.
Para amanhã, quarta-feira, dia 06 de julho, entra em ação o atleta Abílio Gonçalves (BC3-Rank12) que ainda não jogou no seu grupo. Será um dia decisivo para as aspirações de seguir em frente na prova por parte dos atletas da delegação lusa, e certamente “muita água passará por debaixo da fonte”.
Expetativas elevadas para Cristina Gonçalves (BC2-Rank1), Abílio Valente (BC2-Rank11), André Ramos (BC1-Rank3), Carla Oliveira (BC4-Rank6), e José Gonçalves (BC3-Rank12). Para Ana Correia (BC2-Rank16), Joana Pereira (BC3-Rank27) e Ana Costa (BC3-Rank3) (que joga somente na 5ª feira), tudo ainda é possível.
Força Portugal!