Mensagem de Ano Novo do Presidente da Federação Internacional de Boccia – BISFed

O Presidente da BISFED, David Hadfield, enviou uma mensagem de Ano Novo a todos os membros, a qual traduzimos para melhor conhecimento e informação.

Queremos deixar expresso o agradecimento à BISFed, e ao seu Presidente, pelo fantástico trabalho realizado, que guindou a modalidade a um estatuto de desporto para Todos, de Elite e Universal.

Mensagem de David Hadfield:

Competições Mundiais de Boccia

BISFed – competições sancionadas: Durante 2022, sancionamos 11 competições, incluindo 5 Challenger; 3 Mundiais; 1 Campeonato Regional por cada zona; os Jogos Europeus para a Juventude e o Campeonato Mundial. Estamos muito gratos a todos os anfitriões por nos apoiarem na realização destes eventos. O Campeonato Regional Africano em Joanesburgo foi o primeiro a ser realizado nesta região recém-estabelecida, e nós estamos esperançosos de que será um catalisador para o crescimento do boccia em África. Tivemos o prazer de apoiar o Pajulahti 2022 Jogos Europeus da Juventude na Finlândia, onde mais de 40 atletas competiram internacionalmente pela primeira vez. O ano terminou com o espetacular Campeonato Mundial de Boccia do Rio de janeiro, brilhantemente hospedado pela ANDE, nosso membro no Brasil. O evento regressou à Arena Carioca, palco dos Jogos Paralímpicos de 2016; 40 países e 169 atletas competiram pelos títulos, com 15 países ganhando medalhas. Esta competição foi uma verdadeira demonstração de quão forte o boccia agora é.

Jogos Paralímpicos: Continuamos a reunir-nos regularmente com o Comité Organizador de Paris 2024 para nos prepararmos para os próximos Jogos Paralímpicos, e estou confiante que podemos esperar por mais jogos espetaculares. Também submetemos a nossa candidatura ao IPC para que o boccia seja incluído no Programa Desportivo para os Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028, esperando saber o resultado no início de 2023.

Calendário da Competição 2023: Anunciamos recentemente o nosso maior programa de sempre, com 14 competições sancionadas para 2023, incluindo quatro Campeonatos Regionais (Eliminatórias diretas para os Jogos Paralímpicos de 2024), e o primeiro Campeonato Mundial de Jovens na Póvoa, Portugal. Detalhes de todos estes eventos podem ser encontrados no nosso site http://www.worldboccia.com .

Plano Estratégico 2023 – 2028

Desenvolvemos um projeto de documento que foi discutido durante videoconferências abertas a todos os nossos membros. Tendo em conta o feedback fornecido pelos membros, finalizámos a estratégia em Setembro sob o título Visão: ‘Boccia: O Desporto para Todos’. A Estratégia traça o trabalho que planeamos fazer em quatro temas:

1. Crescimento: que implicará o aumento de novos membros; levar o boccia a novas áreas geográficas; desenvolvimento do boccia ao nível das bases, onde pode ter um impacto positivo na saúde e bem-estar das pessoas, especialmente em escolas, e crescendo o jogo como uma atividade de lazer que todos podem desfrutar, por mais jovem ou idoso e o que quer que seja a sua capacidade.

2. Sustentabilidade: no sentido mais lato, certificando-se de que o boccia tem os recursos e as pessoas devidamente treinadas e motivadas para apoiar o nosso crescente calendário de competição; que os planos de sucessão estão em vigor; e que fazemos tudo o que pudermos para minimizar o nosso impacto no ambiente.

3. Excelência: o que significa que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para nos destacarmos: no campo de jogo; na forma como apresentamos o nosso desporto; e na oferta de oportunidades para os atletas competirem ao mais alto nível.

4. Boa Governação: em que nos comprometemos a governar o boccia de forma profissional e transparente, aderente aos melhores princípios da governação corporativa e esperando que todos os associados ao desporto se comportem num espírito de justiça e elevados padrões éticos.

Adesão

A adesão tem permanecido relativamente estática durante 2022, em parte devido à pandemia, mas também devido a difíceis circunstâncias económicas globais. Temos atualmente 72 membros em boa posição, com mais cinco membros não em tão boas condições por causa de taxas de adesão não pagas. Além disso, a Rússia permanece suspensa até à resolução da invasão do Estado russo da Ucrânia; como consequência, atletas russos e funcionários não são autorizados a entrar em quaisquer competições sancionadas pela BIFed.

Acolhemos o Egito, o Quénia, o Ruanda e o Uzbequistão como novos membros da família BISFed durante 2022 e objetivo no nosso novo Plano Estratégico é ter 100 Membros Plenos até 2028.

Tecnologia

Durante o ano de 2022 implementamos o atualizado Sistema de Gestão da Competição de Boccia (BCMS) que é utilizado em eventos sancionados para gerir todos os aspetos da competição, incluindo, sorteios, cronometragem e resultados. O BCMS também fornece informações detalhadas sobre a competição, através da internet, em tempo real. No início de 2023 vamos lançar uma versão do BCMS sobre licença para os membros utilizarem nos seus próprios eventos.

Comissões

As nossas Comissões continuam a fazer um trabalho valioso para garantir que o nosso desporto se mantenha atualizado, relevante e focado às necessidades dos nossos atletas. Algumas das questões-chave que as comissões abordaram foram:

• Comité de Competição e Regulamentos: Foram atribuídas vagas para atletas em todas as competições da BISFed. De acordo com o Sistema de Competição; o Manual de Competição e Ranking e as Regras de Boccia. O livro foi atualizado e esclarecido, se necessário; e uma nova página de Q&A foi adicionado ao site para ajudar a responder às perguntas dos membros.

• Comité de Árbitros: Foram selecionados e nomeados árbitros internacionais para as 11 competições; O Comité continua a melhorar o processo de avaliação do árbitro; o manual de Procedimentos dos Árbitros foi atualizado para incorporar esclarecimentos de regras; o Comité realizou três cursos de Árbitro Internacional e 11 novos árbitros internacionais passaram o curso; e o Comité está a trabalhar em como árbitros com deficiência podem ser apoiados.

• Comité de Classificação: Os classificadores foram selecionados e nomeados para todos os provas de 2022; a Comissão respondeu aos pedidos de comentário relativos ao Código de Classificação do IPC e concluiu o inquérito de classificação do IPC; e entregamos três Cursos Básicos de Classificação durante as competições mundiais de Boccia.

• Comité de Desenvolvimento: O Comité entregou seis webinars sobre uma variedade de assuntos (tais como Desenvolvimento de Treinadores; boas práticas de aquecimento; criatividade durante a prática.)

• Comissão de Candidaturas: Avaliou todas as propostas recebidas para os concursos de 2023; aprovados todos os contratos para acolher competições sancionadas; e atualizou o protocolo BISFed Covid-19.

• Comité Antidopagem: Criou um novo Comité de Isenção de Uso Terapêutico e nomeou um novo Chefe de Medicina para liderar questões anti-doping e médicas.

• Comité de Atletas: O Comité continuou a fornecer contributos ao Conselho de Administração; um novo Comité de seis atletas, foi eleito durante o Campeonato Mundial de Boccia do Rio de janeiro 2022 e vai começar a trabalhar no Ano Novo.

Quero agradecer a um número de membros do Comité sénior que têm servido a BISFed por muitos anos e têm, recentemente retirado das suas funções. Todos eles têm dado livremente do seu tempo e experiência e juntos deram um enorme contributo para a forma como o boccia se desenvolveu:

• Gary vander Vies, que presidiu à nossa Comissão de Competição e Regulamentos, desde que estabelecemos a BISFed;

• Elsa Matthee, que tem sido presidente do Comité de Classificação desde antes do estabelecimento da BISFed;

• Heather Lowden, que como presidente da nossa Comissão de Desenvolvimento tem liderado a inovação na forma como educamos o mundo boccia nas melhores práticas;

• Chris Wagg, que como membro de longa data do Comité das Competições forneceu grande parte do enquadramento para o funcionamento do nosso Sistema de Competição e do Sistema de Ranking Mundial.

Obrigado a todos por ajudarem a fazer do nosso desporto o que é hoje.

Finanças

Tenho o prazer de informar que a Federação continua numa boa situação financeira. Mais uma vez, a auditoria anual não revelou fraquezas nos nossos controlos. Gostaria de agradecer a Jon Morgan o nosso vice-presidente e Tesoureiro pelo seu trabalho, mantendo as nossas finanças sólidas. As demonstrações financeiras completas serão apresentadas no ano de 2023.

O nosso Staff e Parceiros

Quero agradecer ao nosso secretariado, Katie Ribeiro, Dom Tremblay e Gustavo Alvarim, que trabalham tanto para gerir os nossos assuntos e responder às perguntas dos membros, e seu Conselho eleito que desiste do seu tempo para assistir competições, reuniões do Comité e reuniões do Conselho de Administração. Tivemos o prazer de nomear o nosso primeiro Chefe executivo, Paul Trayner em outubro. Paul junta-se a nós com um C.V. muito forte no mundo desportivo e será principalmente responsável por liderar a implementação da nossa nova Estratégia. Tenho certeza que se juntam a mim para dar as boas-vindas ao Paul ao mundo do boccia.

Infelizmente, Katie decidiu que precisa de um novo desafio e vai deixar a BISFed no início de 2023. Eu quero agradecer a Katie por todo o seu trabalho árduo. Vamos sentir a sua falta e desejar-lhe felicidades no futuro.

Em resposta a uma resolução da nossa última Assembleia Geral, nomeámos um Conselho Consultivo de três quadros superiores, de individualidades no mundo boccia: Joaquim Viegas, Martin Lam e Sunghee Kang que estão disponíveis para o Conselho, para a consulta sobre assuntos importantes e agradeço-lhes o seu tempo e experiência.

Continuamos a beneficiar do apoio profissional e comercial sem o qual seria mais difícil gerir o nosso trabalho, e agradeço aos nossos assessores legais, Hogan Lovells, os nossos consultores de Marketing e Branding, Giant Arc e o nosso principal patrocinador comercial, a Carrier Corporation da Coreia.

Por último, quero agradecer aos nossos maravilhosos voluntários, aos nossos membros do Comité, aos nossos funcionários técnicos que viajam para competições para oficializar e garantir que o nosso desporto é jogado de uma forma justa e profissional e, claro, todos aqueles que ajudam os nossos atletas como cuidadores e assistentes.

Por fim

Infelizmente para mim, este será o meu último relatório anual aos nossos membros. Tive que informar o Conselho de Administração que devido a uma situação médica em curso, eu serei incapaz de comprometer o tempo necessário para executar as minhas responsabilidades como o seu Presidente no próximo ano. Por isso, concordámos que, de acordo com os nossos Estatutos, entregar o meu papel ao nosso Vice-Presidente, Jon Morgan no primeiro trimestre de 2023. Estou confiante de que com a equipa forte que temos, esta será uma transição simples e suave.

Foi um privilégio e um prazer ser o vosso Presidente nestes últimos dez anos. Conheci pessoas maravilhosas. Presenciei um desporto incrível e fiz tantos amigos em todo o mundo. Apreciei cada minuto e agradeço a todos vós, sinceramente, pela vossa amizade.

Termino desejando-lhe a si e ao nosso maravilhoso desporto de boccia o melhor dos próximos anos.

Com os meus cumprimentos,

David Hadfield

(Tradução Boccia Braga)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s