José Abílio Gonçalves alcançou a segunda posição no ranking mundial da classe BC3, na modalidade de Boccia, após a sua brilhante prestação no Campeonato do Mundo, onde se sagrou Vice-Campeão Mundial.
O campeão nacional alcançou 117 pontos, respeitantes às classificações obtidas nas quatro ultimas provas, Campeonato da Europa’21, Taça do Mundo Rio’22, Taça do Mundo Póvoa’22 e Campeonato do Mundo’22.
De realçar a enorme consistência da prestação desportiva de José Abílio Gonçalves, e dos seus resultados internacionais, aproveitando a oportunidade, recente (após Jogos Paralímpicos de Tóquio), de representar Portugal nos palcos mais relevantes da elite da modalidade.
Um exemplo de persistência na luta pela oportunidade de poder competir a nível internacional, de aprender nas provas para melhorar e perceber as suas reais potencialidades, e trabalhar, muito, para voltar sempre mais forte, mais capaz e mais confiante, e procurar a luta pelo pódio.
José Abílio Gonçalves posiciona-se, ainda, como o melhor atleta do Continente Europeu, de forma destacada, à frente de atletas de referencia da modalidade, como o checo Adam Peska e o grego Grigorios Polychronidis.
Com estes resultados, e classificação no ranking mundial, José Abílio Gonçalves, posiciona-se como um forte candidato à qualificação para os próximos Jogos Paralímpicos de Paris’2024, numa luta que ainda não terminou, e que se adivinha fortíssima, dada a elevadíssima competitividade da classe BC3, onde existe um número relativamente grande de atletas de enorme nível que vão tornar a disputa pela qualificação digna de um verdadeiro desporto de elite.
O ano de 2023 será muito duro e decisivo para a qualificação, pelas provas a realizar e pelo momento de consolidação dos resultados que darão o impulso final para que a presença em Paris seja somente necessário confirmar em 2024.
Parabéns 👏👏👏👏 ao Campeão e seus treinadores! 💪
GostarGostar