Maximinos, Sé e Cividade – Academia Sénior Dr. Egas Moniz – vence 1ª volta da 1ª Liga Boccia Sénior Braga 2019-20

Foi em ambiente de convívio e competição que se realizou no dia 05 de dezembro, no Pavilhão Desportivo de Lamaçães, a 1.ª Volta da Primeira Liga Boccia Sénior Braga 2019/20.

A Primeira Liga, orientada para os participantes inscritos no Programa Boccia Sénior Braga com proveniência das Uniões / Juntas de Freguesia do Concelho de Braga, contou com a participação de 26 equipas, que disputaram entre si os jogos do respetivo grupo, seguindo-se uma fase de eliminatórias até ser encontrado o vencedor.

Depois de jogos muito bem disputados, onde os praticantes mostraram estar muito concentrados e o trabalho de equipa, cooperação e estratégia se impunha, acabaram por passar aos oitavos de final as equipas das Juntas de Freguesia de: Maximinos, Sé e Cividade (representada pela Academia Sénior Dr. Egas Moniz – equipa 1); Ferreiros (equipa 1 e 2); Aveleda (representada pelo Centro Social e Paroquial de Aveleda – equipa 1 e 2); Mire de Tibães (equipa 2); São Vicente (representada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Vicente – equipa 1); Parada de Tibães; Santo Estêvão; Lamaçães (representada pela ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga); Fraião (equipa 1); Sequeira; Merelim (equipa 1); Nogueira (equipa 1); Lomar; e Palmeira (equipa 1).

De realçar, o feito alcançado pelas Juntas de Freguesia de Ferreiros e da Aveleda (representada pelo Centro Social e Paroquial) que conseguiram apurar para esta fase as duas equipas inscritas na prova, denotando-se uma grande cumplicidade entre os praticantes que souberam constituir duas equipas equilibradas e com grande sentido de pertença à sua junta/entidade.

A primeira final do dia, atribuição do 3.º e 4.º lugar, colocou em oposição as equipas da Junta de Freguesia de Ferreiros e da Junta de Freguesia de Lamaçães (representada pela ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga).

Na outra final, na disputa do 1.º e 2.º lugar, estiveram duas “velhas” conhecidas, a Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade (representada pela Academia Sénior Dr. Egas Moniz – equipa 1) e a Junta de Freguesia de Fraião (equipa 1).

A grande vencedora da prova foi a Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade (representada pela Academia Sénior Dr. Egas Moniz – equipa 1). Na 2.ª posição, ficou a Junta de Freguesia de Fraião e na terceira posição, uma estreante, a equipa da Junta de Freguesia de Lamaçães (representada pela ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga).

Em Fevereiro, realiza-se a 2.ª e última volta da Primeira Liga Boccia Sénior Braga 2019/20 que irá apurar o Campeão desta Liga. O Campeão da Liga resulta da aplicação de um ranking que irá ordenar as equipas, pela obtenção de pontos, que serão atribuídos à prestação das equipas nas duas voltas. Será assim premiada com o Troféu de Campeão, a equipa mais regular nas duas voltas.

A prova contou com o apoio da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, do Banco Local de Voluntariado de Braga, da equipa de arbitragem federada da CM Maia – D. Desporto e dos Bombeiros Sapadores de Braga e de elementos da secção de Boccia do Sporting Clube de Braga.

Na cerimónia de entrega das medalhas estiveram em representação da CM Braga a Dr.ª Ana Ferreira (Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência) e do SC Braga o Eng. Joel Pereira (Diretor Geral das modalidades).

De salientar que o modelo adotado pelo Programa Boccia Sénior Braga (realização de duas Ligas diferentes, de acordo com o nível de domínio do jogo e limitação funcional dos praticantes), serviu de inspiração à PCAND. A entidade que tutela a modalidade em Portugal, implementou, nesta época desportiva, o mesmo sistema.

O programa “Boccia Sénior Braga”, iniciado em dezembro de 2015, é uma atividade direcionada para a população Sénior do concelho de Braga. É desenvolvido graças a uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e o Sporting Clube de Braga – Secção de Boccia, assinada ao mais alto-nível institucional por Ricardo Rio e António Salvador.

LINK FOTOS DO EVENTO –https://photos.app.goo.gl/cXE22nrmmEfshxd29

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s