José Gonçalves campeão SC Braga 2018-2019

A divisão A do V Campeonato de Boccia do Sporting Clube de Braga concluiu o seu calendário competitivo, realizado entre os meses de novembro de 2018 e junho de 2019, após a realização de um total de 60 jogos divididos em 4 jornadas.

José Gonçalves – Campeão SC Braga 2018-2019

Na prova mais competitiva de todas, três atletas estiveram sempre a disputar o título, e com reais hipóteses de vitória até à última jornada, sendo que José Gonçalves superou os seus adversários mais diretos, José Carlos Macedo e Mário Peixoto. Domingos Vieira, ficou-se pela quarta posição, enquanto Luís Caravana adiantou-se a Eunice Raimundo na disputa pelo quinto lugar da classificação final.

José Gonçalves vence, assim, pela segunda vez (vencedor em 2016-2017), e nos últimos 3 anos, esta prova interna do clube.

Dos 20 jogos realizados, José Gonçalves apenas perdeu 4, dois na 2ª volta perante José Macedo e Mário Peixoto e outros dois na 4ª volta com José Macedo e Domingos Vieira. José Gonçalves conseguiu ficar invicto nas 1ª e 3ª jornadas, e Mário Peixoto conseguiu o mesmo feito na 2ª jornada.

Os adversários diretos de José Gonçalves, nesta prova, mantiveram uma distância muito próxima, pois José Macedo perdeu 5 jogos e Mário Peixoto 6, levando-os a distanciarem-se de forma mínima, ficando José Gonçalves com 32 pontos, José Macedo com 30 pontos e Mário Peixoto com 28 pontos.

Na disputa pelos troféus de melhor marcador e de melhor defesa, José Gonçalves foi o melhor marcador da prova com uma média de pontos marcados por jogo de 5,2 e pontos marcados por parcial de 1,3. De salientar que foi o único jogador a ultrapassar a barreira dos 100 pontos na prova.

A melhor defesa foi a de Mário Peixoto. Mário Peixoto foi o atleta mais difícil de bater, ficando com uma média de 2,2 pontos sofridos por jogo e de 0,6 por parcial, tendo sofrido somente 44 pontos nos 20 jogos que disputou.

Ao nível da melhor diferença global entre pontos marcados e pontos sofridos, a luta foi também muito forte. Mário Peixoto levou-a de vencida, ficando com uma diferença positiva de 54 pontos, seguido por José Gonçalves com 52 pontos e em 3º lugar José Macedo com 40 pontos.

Mário Peixoto e José Gonçalves – Melhor defesa e melhor marcador

Mário Peixoto foi o atleta que mais parciais venceu, provando ser um atleta extremamente difícil de bater nos seus parciais, mas com dificuldades na gestão dos parciais adversários. Já neste ponto, José Macedo e José Gonçalves demonstraram serem os únicos atletas com capacidade de superação dos parciais adversários, terminando a prova em ex-aequo.

Esta foi a primeira prova com o formato atual de competição, com os jogadores divididos em duas divisões (A e B), a divisão A com 6 jogadores e a divisão B com mais 7 jogadores. Os jogos foram realizados em sistema de todos contra todos, em cada jornada, com distribuição prévia da cor e do campo a jogar. Na divisão B o regulamento previu a possibilidade de aplicação do sistema de handicap para favorecimento dos jogadores com maior dificuldade de competitividade.

A divisão B concluirá a sua prova na primeira quinzena de julho.

Vencedores dos Campeonatos de Boccia do Sporting Clube de Braga:

2018-2019: José Gonçalves

2017-2018: José Carlos Macedo

2016-2017: José Gonçalves

2015-2016: Mário Peixoto

2014-2015: Domingos Vieira

Ranking SC Braga 2014-2018

Nota: A atualizar 2018-2019 após conclusão da prova da divisão B

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s