José Abílio Gonçalves lidera a 1ª volta do 8º Campeonato SCB de Boccia

Terminada a primeira volta do VIII Campeonato SC Braga de Boccia, da época 2022-2023, José Abílio Gonçalves lidera destacado contando com vitórias todos os jogos realizados.

O Vice-Campeão Mundial, e Campeão Nacional, demonstrou toda a sua capacidade performativa vencendo 22 dos parciais disputados em 6 jogos, ou seja em 24 parciais possíveis, alcançando uma eficácia de 92% neste critério de eficácia, como uma média de 11 pontos marcados por jogo e 1 ponto sofrido. José Abílio Gonçalves demonstrou uma eficácia geral claramente acima dos seus oponentes, mesmo em relação aqueles que se revelaram como oponentes diretos, e se colocaram nas duas posições imediatamente a seguir.

Nas segunda e terceira posições ficaram Joana Pereira e Domingos Vieira, respetivamente, a 5,5 e 6,7 pontos de distancia em relação a José Abílio Gonçalves. Joana Pereira só perdeu um jogo, perante o seu colega José Abílio Gonçalves, vencendo os seus demais adversários diretos.

Verificou-se grande competitividade entre os atletas que se posicionaram entre o 2º e o 5º posto, ou seja entre Joana Pereira, Domingos Vieira, Luís Caravana e Eunice Raimundo, os quais obtiveram entre 12 e 8 pontos, obtidos nas vitórias em jogos, vitórias em parciais e em número de pontos marcados. O equilíbrio foi, ainda, mais óbvio ao observarmos o número de vitórias em parciais, 14 vitórias de Domingos Vieira, Luís Caravana e de Eunice Raimundo, e somente com mais uma vitória Joana Pereira (15). A diferença pontual para efeitos de classificação residiu, pois, nos pontos obtidos em vitórias em jogos, alguns muito renhidos entre estes jogadores, e no número de pontos marcados aos seus adversários.

Já os atletas Carlos Lopes (BC4), estreante na modalidade e no clube, e Ivo Oliveira (BC5), demonstraram grandes dificuldades na sua integração no Grupo A, pelo que lhes será atribuído o benefício de imporem handicap máximo de bolas (2) aos seus adversários para a segunda volta.

Esta primeira volta da prova teve um peso relativo para a classificação final de 0,3 sobre os pontos alcançados por cada jogador.

A segunda volta que se iniciará, ainda, neste mês de março, terá um peso de 0,5 e a terceira, e última volta, poderá ser decisiva para a classificação final ao deter um peso de 1.

Desta forma, tudo está em aberto na prova, dado que os pesos crescentes das voltas seguintes poderão alterar significativamente a classificação atual, bem como a imposição do sistema de handicap de bolas aos adversários mais fortes criará uma maior competitividade, como incerteza, quanto ao desfecho final dos jogos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s