Resultados individuais de Portugal – Boccia Tóquio’2020

Terminada a prova individual de Boccia destes Jogos Paralímpicos, Portugal conseguiu, através de André Ramos, da classe BC1, mais um diploma pela sua brilhante prestação ao se classificar em 4º lugar.

André Ramos superou o seu grupo de qualificação e venceu nos 1/4 de final o russo Mikhail Gutnik por 4-2. Nas 1/2 finais perdeu com Chew Wei Lun, da Malásia (5-9), e na discussão pela medalha de bronze não foi mais forte que o brasileiro José Oliveira (2-8).

Sem dúvida que André Ramos foi a estrela portuguesa nestes jogos individuais, um jogador que tem demonstrado um brilhantismo e consistência notáveis a nível nacional e internacional.

Nas demais classes tivemos José Carlos Macedo (BC3) e Cristina Gonçalves (BC2) à beira do apuramento, mas tal acabou por não acontecer. José Carlos Macedo falhou mesmo o seu apuramento por 1 ponto, sinal da enorme competitividade e equilíbrio destes jogos.

Na fase de grupos, Portugal somou 8 vitórias e 16 derrotas. De notar que em 3 das 4 divisões individuais (BC1, BC3 e BC4), Portugal defrontou, em média, adversários com ranking muito superior, com especial destaque para o estreante André Ramos que venceu 3 adversários com ranking muito superior ao seu, em 6 jogos realizados.

Em destaque, também, José Carlos Macedo (BC3) que venceu 2 dos 3 jogos realizados, sendo que o jogo em que averbou a derrota foi com a jogadora nº 2 do ranking mundial (Yuen Kei Ho), tal como Cristina Gonçalves que também venceu 2 dos 3 jogos, só perdendo para o japonês Hidetaka Sugimura que se sagrou Campeão Paralímpico.

Podemos dizer que Portugal teria, previsivelmente, uma tarefa muito difícil nestes jogos, pois a grande maioria dos seus jogadores defrontou adversários de ranking superior, ou mesmo muito superior aos seus, especialmente naqueles jogadores que se estrearam pela primeira vez nuns jogos paralímpicos.

Lembramos que Portugal apresentou metade de jogadores estreantes nesta prova paralímpica, o que representa um grande esforço de renovação e uma enorme esperança para o futuro. Reforçamos, ainda, a qualificação que Portugal obteve para estes jogos, em todas as classes, o que já em si representa um dado digno de nota.

Classificação final dos atletas portugueses (24 atletas em cada classe):

BC1: André Ramos – 4º

BC2: Cristina Gonçalves – 9º

BC2: Nelson Fernandes – 17º

BC2: Abílio Valente – 19º

BC3: José Carlos Macedo – 13º

BC3: Avelino Andrade – 16º

BC3: Ana Costa – 23º

BC4: Carla Oliveira – 22º

Os novos campeões paralímpicos, e os medalhados, são os que se seguem:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s