José Carlos Macedo vence II Campeonato Online de Boccia

José Carlos Macedo venceu o II Campeonato Online de Boccia do SC Braga, realizado para complemento da preparação da divisão BC3, nas vertentes de jogo e tática.

  1. Prova de jogo

Este evento desenvolveu-se desde novembro de 2020 a junho de 2021, integrando os atletas da divisão BC3 do clube os quais realizaram, cada um, 15 jogos ao longo de 3 voltas.

A prova foi um sucesso, uma vez que permitiu manter os atletas em atividade permanente perante as limitações impostas pela situação pandémica, e porque até aos jogos derradeiros não foi possível antecipar as posições finais em relação aos três primeiros.

A luta foi muito renhida, especialmente em relação aos três jogadores colocados nas primeiras posições.

José Abílio Gonçalves, o vencedor do I Torneio Online, iniciou a prova com 3 derrotas e 1 empate na primeira volta o que limitou muito a disputa pela renovação da vitória conseguida na edição anterior. No início da segunda volta voltou a perder mais um jogo o que parecia não ser o ano para lutar pelo topo. Porém, a partir deste novo desaire vence oito jogos seguidos, somente perdendo o último, decisivo, frente a José Carlos Macedo e que ditou a sorte final na classificação. Apesar de ter sido o vencedor da 2ª e da 3ª voltas, tal não foi suficiente para recuperar da má 1ª volta. Mesmo assim, se tivesse vencido o último jogo, perante, José Carlos Macedo, seria novamente o vencedor da prova.

José Carlos Macedo, apesar de não ter vencido nenhuma das três voltas realizadas, apresentou uma grande consistência nos resultados, pois obteve 3 segundos lugares e os pontos necessários para se sagrar o vencedor, especialmente na 1ª e 2ª voltas onde obteve vitórias expressivas em termos de parciais ganhos e pontos marcados.

Surpresa, ou não, o Rookie Luís Caravana intrometeu-se entre os dois potenciais candidatos à vitória, tendo vencido a 1ª volta e foi apresentando jogos muito interessantes batendo os seus adversários quando menos o esperavam. Obtém, a segunda posição da prova por escassas duas décimas à frente do terceiro lugar, mas claramente à frente do grupo dos três últimos. Bom prenúncio do que pode alcançar nas provas presenciais, e a prova da evolução operada nas duas últimas épocas.

Se nos três primeiros lugares a pontuação final foi extremamente próxima, nos três últimos existiram diferenças mais sensíveis, entre o 4º e o 5º e entre estes e o 6º.

Em quarto lugar posicionou-se a atleta Eunice Raimundo, um pouco afastada do 5º e do 3º postos, a qual apresentou também alguma segurança na abordagem da maioria dos jogos. Tal não correu melhor pela sua prestação menos boa na 2ª volta. Na quinta posição ficou Mário Peixoto e na sexta posição Joana Pereira.

Classificações por volta:

1ª VOLTA: Novembro de 2020 a Fevereiro de 2021

1º Luís Caravana

2º José Carlos Macedo

3º Eunice Raimundo

4º José Abílio Gonçalves

5º Mário Peixoto

6º Joana Pereira

2ª VOLTA: Fevereiro e Março de 2021

1º José Abílio Gonçalves

2º José Carlos Macedo

3º Mário Peixoto

4º Luís Caravana

5º Joana Pereira

6º Eunice Raimundo

3ª VOLTA: Abril a Junho de 2021

1º José Abílio Gonçalves

2º José Carlos Macedo

3º Eunice Raimundo

4º Luís Caravana

5º Mário Peixoto

6º Joana Pereira

2. Prova tática

Na prova tática o vencedor final foi, novamente, José Carlos Macedo, o qual esteve extremamente forte neste plano pois foi, também, o vencedor de cada uma das voltas realizadas. A enorme experiência desportiva e a qualidade tática que sempre lhe foi reconhecida voltou a ser confirmada, nesta prova em que o atleta foi avaliado, jogo-a-jogo, bola-a-bola, pelos seus companheiros, assistentes e técnico.

Nos demais lugares do pódio ficaram José Abílio Gonçalves na segunda posição, e Luís Caravana na terceira posição.

Digno de realce é a evolução operada por todos os atletas, mas com especial significância para José Abílio Gonçalves e Luís Caravana (+10%), para Joana Pereira (+12%) e para Eunice Raimundo (+15%).

Nas quatro categorias de observação online (adaptadas de Friedrich Mahlo) a evolução média (de todos os atletas) é notória ao longo das três voltas, com realce para a “Solução Mental do problema e suas consequências” e para a “Eficácia da ação”, ambas com uma melhoria de 13%.

Tendo sido marcado como objetivos de treino o uso desta estratégia de trabalho para melhorar o pensamento tático em, pelo menos, 5% e aproximar o valor médio do grupo SCB do grupo de referência (6 jogadores com maior ranking mundial), verificamos que foram superados ambos os objetivos.

Foi superado o valor de capacidade tática do grupo de referência, o qual tinha sido avaliado previamente em 84%. O grupo SCB terminou a prova com a média final de 87% na última volta, superando em 9% o seu valor de partida (78%).

1ª VOLTA2ª VOLTA3ª VOLTA
78,3%82,6%87,0%

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s