
Faltando somente 4 jogos para o final do II Campeonato Online de Boccia – BC3, do Sporting Clube de Braga, três jogadores perfilam-se para disputar o título desta época 2020-2021, numa luta renhida que se prevê até ao último jogo, parcial ou ponto.
Luís Caravana, José Macedo e José Gonçalves encontram-se extremamente próximos em termos de pontuação e classificação, sendo que os jogos a realizar serão, cada um deles, decisivos para o desfecho final da prova.
O “rookie” Luís Caravana que se intrometeu, desde o início da primeira volta pela luta na vitória final, terá de defrontar Eunice Raimundo e Mário Peixoto, tendo que vencer estes dois jogos para se manter na corrida pelo primeiro lugar. Luís Caravana venceu a 1ª volta da prova e tem, atualmente, e com dois jogos por realizar, um total de 22,05 pontos que lhe atribuem o segundo lugar.
José Abílio Gonçalves, apesar de não lhe ter corrido bem a 1ª volta que terminou na quarta posição, tem vindo a recuperar terreno vencendo a 2ª volta e mantendo-se no primeiro lugar da atual 3ª e última volta. Desde o 2º jogo da 2ª volta que não mais perdeu um jogo, o que não aconteceu com os seus adversários diretos. Assim, e neste momento com 2 jogos por realizar, encontra-se na terceira posição com 21,28 pontos, sendo que um dos dois jogos é com o seu adversário direto José Carlos Macedo. Terá, forçosamente, de vencer os dois jogos em falta para disputar a vitória final, e voltar a vencer a prova que venceu na sua primeira edição.
José Carlos Macedo, que só lhe falta a realização de um jogo, aquele que o vai colocar frente-a-frente com José Abílio Gonçalves, ocupa a segunda posição da 3ª volta e a primeira posição da classificação geral com 24,85 pontos (mais um jogo que os seus adv. diretos, Luís Caravana e José Abílio Gonçalves). Se vencer o jogo com José Abílio Gonçalves fica com uma enorme vantagem para vencer a prova, faltando somente confrontar os seus pontos com os obtidos por Luís Caravana.
Caso exista um empate entre José Macedo e José Gonçalves, existe a grande possibilidade de Luís Caravana obter a vitória final, dependendo somente dele essa possibilidade.
Se José Abílio Gonçalves vencer os dois jogos que lhe restam, e de forma expressiva, candidata-se ao título, especialmente se não permitir que José Carlos Macedo vença parciais e se Luís Caravana perder um dos jogos ou vencer ambos pela margem mínima.
Muito, ainda, por acontecer, mantendo-se a expectativa, e o grande interesse pelos jogos finais da prova.
Na luta pelas últimas três posições, Joana Pereira já se encontra com a sua posição final (6º lugar).
Existe possibilidades de discussão pelo 4º lugar entre Eunice Raimundo e Mário Peixoto. Estes dois jogadores defrontarão Luís Caravana, sendo que qualquer um deles necessita de vencer, e pela margem máxima. Porém, Luís Caravana também necessita de vencer para manter a possibilidade de vencer a prova.
Pontos a obter: 1 ponto por vitória por jogo; 0,25 pontos por vitória por cada parcial; 0,1 pontos por cada ponto marcado.
Quanto à prova tática, a vitória final dificilmente fugirá a José Carlos Macedo.
Nas demais posições há possibilidade de alteração nas posições entre os 4º e 6º lugares, com vantagem para a jogadora Joana Pereira, pois tendo sido avaliada em todos os jogos, encontra uma diferença mínima de menos de 2% para os seus adversários diretos, Eunice Raimundo e Mário Peixoto, que ainda irão sujeitar-se a avaliação dos pares. Pode, inclusive, almejar à terceira posição ocupada, neste momento, por Luís Caravana.
Também, Mário Peixoto e Eunice Raimundo poderão disputar a terceira posição, dependendo da sua prestação nos jogos a realizar perante Luís Caravana.
Sem dúvida que será um final “ao rubro”, ainda com muitas surpresas, certamente, a acontecer, tanto na prova de jogo como na prova tática.