Aprovados os produtores oficiais das bolas de Boccia até 2024

Estão aprovados os produtores oficiais das bolas de Boccia 2022-2024, revelados pela BISFed (ver aqui: https://www.worldboccia.com/about-boccia/sport-equipment/#ballLicensing):

• Apowatec (Japan)
• BOCCASBALLS, Unipessoal Lda (Portugal)
• Gravity Premium Boccia Gear (Therafin Corporation) (USA)
• Handi Life Sport (Denmark)
• Poly-Sports (Greece)
• Ree Sports (Korea)
• Tutti / Prodigy Frontier (Portugal)
• Victory Sports (Korea)

A BISFed informará os seus membros e toda a comunidade de Boccia, do processo de pré-encomenda das bolas aprovadas, a 10 de maio de 2021.

Este processo obrigará a que a partir do dia 01 de janeiro de 2022, todos os atletas que participem nos Jogos Paralímpicos, Campeonatos do Mundo da BISFed, qualquer evento de qualificação paralímpica, ou BISFed World Cups Series terão de jogar com bolas aprovadas.

Durante um período de transição de um ano,  a começar a 1 de Janeiro de 2022, atletas que compitam em  BISFed Intercontinental Challenger Series ou em qualquer evento sancionado da BISFed dos níveis mais baixos poderão utilizar as bolas não aprovadas já existentes pelo período de um ano (i.e. até ao final de 2022.) Daí em diante, todo o atleta que compita em provas sancionadas pela BISFed terá de jogar com bolas de boccia aprovadas (i.e. de 1de Janeiro de 2023 em diante).

15de Janeiro de 2021 15de Dezembro de 2023 & 2027Conclusão do processo de Aprovação do Licenciamento das Bolas
28 de Fevereiro de 2021 2 de Janeiro de 2024, 2028Lista de produtores aprovados e com licença para o próximo quadriénio no website da BISFed
1 de Julho de 2021, 2024, 2028Os produtores terão de ter as novas bolas prontas para comercialização para que os atletas tenham tempo para as testar – as bolas têm de ser carimbadas pelo produtor com o seu próprio logo e com o logo da BISFed. A BISFed fornecerá a ‘marca’ para carimbar e o custo de estampagem das bolas ficará a cargo do produtor.
2de Janeiro de 2022, 2025, 2029Implementação dos ciclos de Licença das Bolas
2 de Janeiro de 2022 a 31 de Dezembro de 2022A todos os atletas que participem nos Campeoantos do Mundo da BISFed, em Eventos de Qualificação Paralímpica e nas World Cup Series da BISFed será required que joguem como bolas aprovadas.Todas as bolas antigas sem licença, mas regulares para além disso, podem ser usadas em Competições do terceiro nível  (BISFed Intercontinental Challenger Series) e em Competições sancionadas pela BISFed de nível mais baixo.
De 2de Janeiro de 2023 em dianteApenas bolas novas, vendidas a partir de 1 de Julho de 2021, terão de ser usadas em todas as competições da BISFed.

De realçar a polémica lançada pelo processo encontrado para o licenciamento destas bolas oficiais, onde Portugal, e outros membros da BISFed, como uma franja muito alargada de atletas, acompanhantes, treinadores e outros, demonstraram a sua preocupação num conjunto de pontos que entendem poder vir a ter um reflexo negativo, em termos futuros. Essencialmente, a preocupação em que o jogo possa continuar a não ser justo, equilibrado, e eticamente correto, uma vez que tal processo de licenciamento não se orientou para esse fim, mas para a disponibilização do mesmo leque de bolas para todos os competidores, independentemente da garantia da implementação de regras mais apertadas e adequadas à verdade desportiva.

Porque o objetivo de alcançar a verdade desportiva não pode passar pelo uso das mesmas marcas, mas essencialmente por garantir que as bolas não possam ser manipuladas, nem tenham comportamentos em campo que permitam vantagens ilegais, que na grande parte dos casos só são perceptíveis por quem conhece a modalidade profundamente.

No nosso entendimento, deveria, pois, ter sido a oportunidade de dar um passo forte e decidido para a evolução da modalidade. Garantir critérios técnicos que protegessem a dinâmica de jogo que todos desejam, e que o Boccia carece para evoluir em termos desportivos e competitivos, bem como para desenvolver o seu entendimento e compreensão por parte dos espectadores e passar a deter os fatores de espectacularidade que lhe permitam o interesse da comunicação social e dos patrocinadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s