4 medalhas no Nacional de Boccia, em Torres Novas

Organizou-se no Palácio de Desportos de Torres Novas, em 15 e 16 de junho, o Campeonato Nacional Individual de Boccia, o qual contou com 80 atletas, de 20 clubes, apurados nos respectivos campeonatos regionais das zonas norte, centro, sul e ilhas, como através da classificação no ranking nacional.

Palácio de Desportos de Torres Novas

O Sporting Clube de Braga apurou 8 atletas para esta prova-rainha do calendário desportivo da modalidade, tendo obtido 4 medalhas através de Isaura Lopes (2º lugar BC5), José Carlos Macedo (2º lugar BC3), José Gonçalves (3º lugar BC3) e Joana Pereira (3º lugar BC3 – 2D).

Na classe BC3 a luta foi extremamente forte. Na fase de grupos todos os potenciais candidatos ao título nacional passaram aos 1/4 de final, adivinhando-se que esta seria a fase decisiva para o alcance do tão desejado título. Os atletas do SC Braga venceram, todos, nesta fase, tendo Mário Peixoto afastado Luís Silva (ABLS) por 5-2, José Carlos Macedo afastou Armando Costa (APPC Porto) por 5-3 e o campeão nacional de 2018, José Gonçalves, afastou o promissor atleta de Viseu, e campeão regional da zona sul, Ricardo Pereira, por um expressivo 11-0.

José Macedo e José Gonçalves

Nas meias finais encontraram-se, então, 3 atletas do Sporting Clube de Braga, e Avelino Andrade da APPC Porto. Mário Peixoto (SCB) disputou a passagem à final com Avelino Andrade, tendo perdido por 0-5. José Macedo e José Gonçalves disputaram a outra meia final, tendo José Macedo vencido por 4-2 e afastado, desta forma, o campeão nacional da possibilidade da revalidação do título.

Na final, o bracarense José Macedo não superou o seu companheiro da seleção, Avelino Andrade, tendo perdido por 1-3. Na disputa da medalha de bronze, José Gonçalves bateu o seu companheiro de clube Mário Peixoto por 3-1.

O Sporting Clube de Braga, colocou 3 atletas nos 4 primeiros lugares da prova, demonstrando a sua força na modalidade, muito especialmente na classe BC3.

Final entre Avelino Andrade (APPC Porto) e José Macedo (SC Braga)

Nesta mesma classe, e na 2ª divisão, o SC Braga apresentou a estreante Joana Pereira, a qual obteve a medalha de bronze. A atleta bracarense somente perdeu o jogo de acesso à final perante o campeão nacional da 2ª divisão desta época, José Paiva, vencendo na discussão pelo terceiro lugar do pódio o atleta da casa, Patrick Cardoso (CRIT).

Joana Pereira

Na classe BC5, a Tri-Campeã Nacional de Sub21, Isaura Lopes, alcançou a medalha de prata. Isaura Lopes só perdeu perante o vencedor da prova, Herlander Correia do Sporting Clube de Espinho, num jogo extremamente disputado que teve o desfecho final de 4-6.

Na classe BC4, o atual nº1 do ranking, campeão regional norte 2019 e vice-campeão nacional de 2018, Domingos Vieira, não foi além do 4º lugar. Domingos Vieira perdeu na meia final com Pedro Clara (FC Porto), e não foi capaz de ultrapassar Manuel Cruz da APPC Porto na discussão pelo último lugar do pódio.

Domingos Vieira

Eunice Raimundo (BC3) obteve o 10º lugar, lugar que lhe permitiu cimentar a sua posição na 1ª divisão da modalidade. Carlos Clemente, que tinha alcançado o título de vice-campeão regional norte de 2019 em BC1, não foi feliz no seu grupo de apuramento, perdendo os seus dois primeiros jogos perante Rui Reisinho (INB) e Marco Branco (CRIT). No terceiro, e último jogo, da fase de grupos, venceu o atleta da seleção nacional, e que se sagrou campeão nacional nesta prova, António Marques, por 6-4, num emocionante jogo que atraíu a atenção dos espectadores presentes. No entanto, não foi suficiente para passar à fase das eliminatórias.

Carlos Clemente

Pódios do SC Braga:

Isaura Lopes – Vice Campeã Nacional BC5
José Macedo – Vice Campeão Nacional BC3 / José Gonçalves – Medalha de Bronze BC3
Joana Pereira – Medalha de Bronze BC3 (2D)

O Sporting Clube de Braga junta mais 2 títulos, desta feita de Vice-Campeão Nacional BC3 e BC5, ao título regional BC4 e ao título de vice-campeão regional BC1. Soma já 9 medalhas nas provas realizadas, exceptuando as conquistadas nas provas nacionais sub21.

Em julho, participará no Campeonato Nacional de Pares e Equipas, em Paredes.

Delegação do SC Braga ao Campeonato Nacional Individual de Boccia – Torres Novas’2019

Vídeo da participação do SC Braga

Um pensamento sobre “4 medalhas no Nacional de Boccia, em Torres Novas

  1. Parabéns a todos os Atletas do Sporting Clube de Braga, pelo excelente desempenho neste Campeonato, um abraço e bjs para os participante: Isaura Marques, José Carlos Macêdo,José Gonçalves,Joana Pereira, e Mário Peixoto.
    Parabéns aos seus Técnicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s