O Sporting Clube de Braga estará presente no Campeonato Nacional de Boccia Sub 14 e Sub 21, a realizar no Pavilhão Desportivo do Centro Escolar da Estação, na cidade da Maia, no próximo dia 11 de maio.

Entre os 30 jovens atletas de 9 clubes, o SC Braga contará com 4 atletas, Luís Caravana e Gabriel Afonso na classe BC3, e Isaura Lopes e Ivo Oliveira nas classes BC4-5, na prova para menores de 21 anos; e mais 2 atletas, Fabiana Novais e Daniel Nogueira, para menores de 14 anos.
Esta prova conta com a vertente de jogo adaptado a estas idades mais jovens, bem como uma prova técnica (Skill Boccia).

Com efeito, esta prova oferece uma oportunidade competitiva diferente aos mais novos.
Tradicionalmente as competições nacionais de Boccia contemplam atletas de todas as idades, dando pouca possibilidade de afirmação aos que se iniciam na modalidade, pois competem com os atletas mais credenciados e com provas dadas.
Aqui, a competição será mais restrita, permitindo vislumbrar, com outros olhos, aqueles que irão garantir a continuidade do sucesso da modalidade no nosso país. Este formato permite aferir as práticas executadas nos diferentes clubes e associações o potencial de qualidade revelado por cada um dos praticantes.
Na prova de sub-14, pretende-se estabelecer a ponte, cada vez mais pertinente, entre os clubes/associações e as escolas onde os jovens desenvolvem o seu percurso escolar, fomentando a prática desportiva por parte dos jovens com Paralisia Cerebral e outras deficiências neurológicas e motoras.
Na prova de Sub-21 pretende-se, essencialmente, dar uma oportunidade competitiva a todos aqueles que, devido à sua relativa pouca experiência, não beneficiam de muitas oportunidades de sucesso, dado o elevado grau de exigência competitiva das provas oficiais.
