No dia 03 de dezembro, dia internacional da pessoa com deficiência, o Sporting Clube de Braga recebeu convite dos alunos do Agrupamento de Escolas das Taipas para dar a conhecer a modalidade de Boccia a toda a comunidade escolar.
Na presença do atleta Paulo Oliveira, da sua acompanhante pessoal, Isabel Oliveira, e da treinadora Luísa Gonçalves, desenvolveu-se a demonstração, explicação e experimentação do jogo, com a atenção e alegria dos alunos do agrupamento.
De salientar o excelente envolvimento conseguido pelo agrupamento na temática da pessoa com deficiência, que antecedeu a visita do SC Braga, revelado nos trabalhos dos alunos, bem como a inclusão de alunos com deficiência, do agrupamento, na receção ao clube e na participação no jogo.
Entretanto, em Braga, o SC Braga estava também presente no Dia Paralímpico Municipal que decorreu no pavilhão gimnodesportivo da Escola Francisco Sanches, uma organização do Comité Paralímpico de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Braga, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e da “Braga – Cidade Europeia do Desporto”.
Com a presença de alguns dos atletas paralímpicos do Sporting Clube de Braga, José Carlos Macedo e Domingos Vieira, e dos treinadores Paulo Correia e Andreia Venade, as mais de 700 pessoas que passaram, entre as 10.00 e as 16.00 horas, na sua maioria jovens alunos, conheceram e experimentaram o Boccia.
Para além da modalidade de Boccia, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer outras seis modalidades adaptadas disponíveis, Andebol em Cadeira de Rodas, Atletismo, Goalball, Judo, Ténis de Mesa e Voleibol Sentado, bem como, ainda, conhecer a Esperança Paralímpica do Atletismo, a também bracarense Márcia Araújo.
Na cerimónia de abertura do evento a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, sublinhou que “é determinante que a dimensão inclusiva da prática desportiva esteja cada vez mais disponível para todas as pessoas com e sem deficiência”. Já o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, realçou o “orgulho em trazer o Dia Paralímpico à melhor Cidade Europeia do Desporto”, numa iniciativa que “deixa uma semente nos mais jovens com vista ao desenvolvimento do Movimento Paralímpico em Portugal”.