Cerca de 300 Seniores encheram, no dia 21 de dezembro, o Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundaria Carlos Amarante, cheios de energia, entusiasmo e vontade para participar no 2.º Encontro Boccia Sénior Braga.
O evento, realizado ao longo de todo o dia, reuniu, durante a manhã, participantes provenientes de 12 Instituições Sociais do Concelho – Lares, Centros de dia, Centros Sociais e Paroquiais, Associações de apoio à terceira idade e Centro Sénior (Divisão I) e, durante a tarde, participantes provenientes das 16 Uniões e Juntas de freguesia do Conselho (Divisão II). Todos são participantes do Programa Boccia Sénior, implementado desde 2015, pela parceria Câmara Municipal de Braga / Sporting Clube de Braga – Secção de Desporto Adaptado.
A maioria dos participantes no Encontro estão inscritos no Programa desde o seu início, pelo que já praticam a modalidade há mais de um ano. No entanto, o evento contou também com a participação de novos inscritos, que pela primeira vez sentiram o prazer de “competir”!
O Encontro permitiu aos participantes demonstrarem as habilidades aprendidas ao longo das sessões realizadas no âmbito do Programa, possibilitou que exibissem as suas estratégias de jogo e demonstrassem publicamente as suas competências ao nível da modalidade de Boccia. Todos desfrutaram do prazer de jogar e de “competir” e provaram que, apesar das debilidades apresentadas (próprias da idade e condição), a motivação maior foi a superação, de forma a alcançar as tão desejadas medalhas de “Ouro”, “Prata” e “Bronze” e o reconhecimento a elas associado.
Em simultâneo, o Encontro traduziu-se numa oportunidade de convívio e socialização entre os participantes, o que concedeu ao evento um ambiente de alegria e confraternização.
No final da manhã, após jogos e eliminatórias efetuados, a Medalha de “ouro” foi conquistada pelo Centro Social e Paroquial de São Victor; a Medalha de “prata” foi para o Centro Social e Paroquial de Sobreposta e a medalha de “bronze” foi alcançada pelo Centro Sénior de Real. No final da tarde, o “ouro” foi para a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Vicente; a “prata” para Merelim – S. Pedro e o “bronze” para a Academia Sénior.
A organização e realização do evento contou com o apoio e colaboração de Voluntários oriundos da Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga (ACARE), do Banco Local de Voluntariado de Braga (BLV), antigos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Carlos Amarante, com técnicos e colaboradores da Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga, ao todo cerca de 40 pessoas que trabalharam arduamente para que um Encontro desta natureza, e com esta dimensão, fosse concretizável.
A arbitragem dos jogos foi realizada por atletas do Sporting Clube de Braga – Secção de Desporto Adaptado e por “árbitros estreantes” provenientes da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Vicente, da Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga (ACARE) e da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, que previamente frequentaram uma ação de formação em arbitragem organizada pelo Coordenador do Programa Boccia Sénior Braga.
Atendendo à quadra natalícia, durante as pausas para lanche, todos os participantes foram presenteados com uma oferta especial amavelmente oferecido pelo Pingo Doce – quentes e saborosos Bolos Reis, que fizeram as delícias de todos!
A secção de desporto adaptado do SC Braga congratula-se com o grande êxito desta iniciativa promovida pelo seu coordenador do Programa Boccia Sénior, o prof. André Soares, bem como com o enorme empenho do prof. Joel e de todos os voluntários que abrilhantaram, com a sua força de ajudar os outros, este dia memorável para os nossos “Avós Guerreiros do Minho”.
Republicou isto em Boccia – Sporting Clube de Braga.
GostarGostar