A secção de desporto adaptado do Sporting Clube de Braga não teve “mãos a medir” em solicitações para colaborar nos dias internacionais do voluntário e da pessoa com deficiência. Certo que não podendo corresponder a todos os pedidos foi possível atender aqueles em que existiu capacidade de resposta.
No dia 05 de dezembro, o atleta Domingos Vieira e o acompanhante desportivo José Teixeira estiveram presentes na Comemoração do Dia Internacional do Voluntário, organizada pelo Banco Local de Voluntariado de Braga, juntamente com outras Instituições. Deram o seu testemunho sobre a importância do voluntariado na área desportiva, uma área extremamente carenciada mas altamente recompensadora por permitir que pessoas com deficiência possam ter acesso à prática desportiva.
No mesmo dia, o Agrupamento de Escolas do Freixo, Ponte de Lima, assinalou, mais uma vez o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Pretendendo dar continuidade ao reconhecimento da prática desportiva como um fator prioritário na promoção da inclusão real, contaram com a presença dos atletas Domingos Vieira, José Carlos Macedo e Mário Peixoto, atletas presentes nos Jogos Paralímpicos do Rio’2016, assim como do grupo-equipa de Boccia do Agrupamento de Escolas de Vale de Tamel.
Os nossos atletas foram homenageados, e apadrinharam, a apresentação do grupo-equipa de Boccia do Agrupamento de Escolas do Freixo. Apoiaram ainda os jovens jogadores do Freixo e de Vale de Tamel no torneio aberto que se realizou.
No dia 03 de dezembro, aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o nosso diretor Luís Marta participou no debate sobre Desporto Adaptado, organizado pela Câmara Municipal deBraga.
Neste debate discutiu-se a falta de recursos (humanos; materiais; espaços desportivos; formação; financeiros; entre outros) para esta área que continua carenciada desde há muito tempo. Abordou-se ainda as dificuldades com que se debatem os clubes e as instituições na promoção da atividade física e desportiva; a falta de respostas sérias ao nível do desporto federado, do desporto escolar e da educação física; e a continuidade de abordagem desta área desportiva como secundária em relação às demais; entre outros temas que contribuiram para uma ampla discussão que se deseja se repercuta em mais e melhores respostas, pelo menos no concelho de Braga.