Mário Peixoto venceu o II Campeonato SCB de Boccia’2016, prova que decorreu durante toda a época desportiva 2015-2016, entre dezembro de 2015 e julho de 2016.
Mário Peixoto levou de vencida esta prova vencendo duas das suas 4 etapas, tendo garantido a vitória por 0,5 pontos frente a José Carlos Macedo o qual ficou pela segunda posição. Na última etapa, tudo se decidiu pela alto valor relativo dos pontos que estavam em jogo, a etapa mais valiosa de todas, bem como pelo facto de Mário Peixoto ter beneficiado de handicap de 1 bola frente aos seus adversários, o que tendo existido muito equilíbrio nos jogos se demonstrou decisivo. Os principais candidatos à vitória, José Carlos Macedo, Domingos Vieira e José Gonçalves “baralharam” as contas nesta última etapa, permitindo que Mário Peixoto vencesse todos os jogos e conquistásse os valorosos pontos em disputa.
De realçar que cada etapa tem uma valorização crescente, multiplicando-se os pontos obtidos pela importância de cada etapa, bem como nesta prova se aplica o critério de handicap o qual favorece os 2 últimos classificados de cada etapa nos jogos da etapa seguinte, impondo um handicap de 1 bola (caso do penúltimo classificado) ou um handicap de 2 bolas (caso do último classificado), aos seus adversários.
Como melhor marcador do campeonato, destacou-se o atleta José Carlos Macedo, com uma média de 6,3 pontos por jogo. Nas posições de pódio, Mário Peixoto surgiu em 2º lugar com uma média de 4,7 pontos por jogo e em 3º lugar José Gonçalves com uma média de 4,6 pontos por jogo.
Mário Peixoto apresentou a melhor defesa da prova, tendo permitido, em média, a marcação pelos adversários de 2,6 pontos por jogo. José Carlos Macedo ficou em 2º lugar com a mesma média de pontos sofridos, mas com mais um jogo realizado que Mário Peixoto. Em 3º lugar ficou José Gonçalves com uma média de pontos sofridos de 2,9.
Quanto ao maior número de vitórias na competição em primeiro lugar ficou Domingos Vieira. Esta avaliação é realizada de forma percentual (nº de vitórias em função dos jogos realizados), pelo que a vitória a Domingos Vieira foi atribuída por ter alcançado 68% de vitórias, correspondentes a 13 vitórias em 19 jogos realizados.
Em 2º lugar ficou Mário Peixoto com uma percentagem de vitórias de 67% e em 3º lugar José Carlos Macedo com uma percentagem de 65%.
Foi ainda atribuído um prémio “Evolução” ao atleta que apresentou melhorias ao longo da época no seu jogo, sendo o mesmo atribuído à atleta Joana Pereira.
Por fim, a secção quiz homenagear o colaborador, voluntário, familiar, parceiro de competição ou acompanhante que evidenciou grande dedicação ao longo da época.
O prémio foi atribuído por votação individual dos presentes nesta última etapa, sendo o mesmo entregue ao parceiro de competição Paulo Correia, que colaborou no grupo de competição, orientou os jovens do grupo de formação e assumiu o apoio administrativo dentro do seu estágio na secção, tendo sempre demonstrado alto valor pessoal, de responsabilidade e de empenho, para além das suas obrigações.