Uma noite memorável no Theatro Circo de Braga. Uma celebração do braguismo, um momento de afirmação do clube que se destaca pelos seus resultados também na sua dimensão institucional.
Exaltação dos atletas, que viram o seu esforço reconhecido e premiados; exaltação dos dirigentes e dos funcionários que tão empenhadamente servem um emblema com 95 anos de história e que caminha para o centenário com uma energia notável e que na noite desta segunda-feira saiu reforçada.
José Carlos Macedo foi distinguido com o Galardão de Ouro na categoria de Atleta Amador do Ano, marcando simbolicamente o primeiro galardão que o clube atribui nesta que foi a sua primeira gala.
A secção de desporto adaptado dá os seus parabéns a este nosso ícone, mais do que símbolo de uma secção e do clube é uma referencia nacional e internacional.
Ao todo, foram atribuídos 13 Gverreiros de Ouro, porque às 12 categorias previamente anunciadas juntou-se a distinção a Alan pelo facto de se ter tornado no futebolista que mais vezes vestiu a camisola do clube. Emoções à flor da pele e um momento chave de ouro com o Gverreiro de Honra atribuído ao Presidente da República Eleito, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que tocou a plateia com palavras que muito dizem ao Sporting Clube de Braga e aos seus adeptos.
Uma gala com as limitações de espaço que decorrem da escolha do belíssimo Theatro Circo, mas com os adeptos a poderem seguir a transmissão em direto pelo Porto Canal, o único canal generalista que não é emitido a partir da Grande Lisboa.
Adeptos que foram, em vários momentos da noite e logo na saudação inicial do Presidente António Salvador, referência sempre presente na I Gala Legião de Ouro. Todas as honras, porém, para os distinguidos, porque a noite era deles. Eis os 13 Gverreiros de Ouro 2015:
Atleta Amador do Ano – José Carlos Macedo (Desporto Adaptado)
Jovem Atleta do Ano – Tamila Holub (Natação)
Atleta Revelação do Ano – Nikola Vukcevic (Futebol)
Funcionário do Ano – Pedro Costa (Recursos Humanos)
Dirigente do Ano – Manuel Costa (Vice-presidente)
Parceiro do Ano – Sagres
Treinador do Ano – João Marques (Futebol de Praia)
Prémio Carreira – Luís Miranda (Futebol)
Atleta do Ano – Júlio Ferreira (Taekwondo)
Futebolista do Ano – Rafa (Futebol)
Gverreiro de Ouro – Alan (Futebol)
Prémio Saudade – Cónego Eduardo Melo Peixoto
Gverreiro de Honra – Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa