Joana Pereira vence o 10º Campeonato SCB de Boccia – BC3

Joana Pereira foi a grande vencedora da 10ª edição do Campeonato SC Braga de Boccia, na categoria BC3. Na segunda posição ficou Eunice Raimundo e na terceira posição Anita Costa.

Ao longo das quatro voltas realizadas durante toda a época desportiva, Joana Pereira venceu três, sendo que na quarta e ultima volta a atleta Eunice Raimundo foi a vencedora.

Joana Pereira vence, de forma destacada, esta edição da prova, com 22,1 pontos, seguida de Eunice Raimundo com 14,7 pontos e de Anita Costa com 12,9 pontos. Na quarta posição encontra-se o atleta Luís Caravana, com 11,9 pontos, e na 5ª posição a atleta Diana Moreira, com 8,5 pontos.

Esta prova pretendeu dar suporte à preparação competitiva para as provas oficiais, criando momentos formais de participação, de preparação de cada jogo, e criando as oportunidades para uma avaliação e análise dos desempenhos em jogo, realizados através da observação vídeo.

A valorização desta prova centra-se no jogo (1 ponto por vitória), nos parciais (0,25 pts por vitória em cada parcial) e nos pontos marcados (0,1 pts por cada ponto marcado). Ainda, cada volta tem um valor crescente em relação à anterior, de forma a premiar a evolução do jogador, o jogador que demonstra consistência e, acima de tudo, uma evolução positiva nos seus desempenhos ao longo da época. Outros dados estatísticos são recolhidos no sentido de melhor compreender a evolução e as fragilidades de cada jogador, sendo, ainda, mote para comparação entre voltas e entre edições anteriores da prova.

Joana Pereira e José Abílio Gonçalves na Taça do Mundo de Boccia em Curitiba (Brasil)

Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, e José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, participam, entre 10 e 18 de agosto, na Taça do Mundo de Boccia, que se realiza em Curitiba (Brasil).

Nesta prova participam 68 atletas de 16 países. A competição individual inicia-se no dia 12 (terça-feira) e termina no dia 15 (sexta-feira). A prova coletiva inicia no dia 15 e termina no dia 17 (domingo).

A delegação portuguesa apresenta 8 atletas, que irão competir nas várias divisões funcionais, como em pares BC3, pares BC4 e Equipas. Os atletas arsenalistas representarão Portugal individualmente, e em pares, na classe BC3.

Joana Pereira (nº 25 mundial), terá opositoras fortes, como as brasileiras Evani Calado e Evelyn Oliveira, nºs 5 e 6 mundial, respetivamente; a argentina Stefania Ferrando (nº 11); a peruana Niurka Callupe (nº 12); a atleta de Singapura Nurulasyiqah Taha (nº 16); a atleta grega Dimitra Papadopoulou (nº 24). Portanto, uma prova extremamente competitiva e equilibrada, onde se juntam, ainda, a nova atleta de Hong Kong, Yan Chan Ho (nº 42, com uma única prova para o ranking mundial, a do Bahrein, onde foi 4ª); e a guatemalteca Eimy Tanchez (nº 65).

José Abílio Gonçalves (nº 16 mundial), encontrará o grego Grigorios Polychronidis (nº 3); o brasileiro Mateus Carvalho (nº 7); o atleta de Singapura, Aloysius Gan Kai Hong (nº 11); o atleta de Hong Kong, Tak Wa Tse (nº 12); o argentino Rodrigo Romero (nº 15); o peruano Dean Acosta (nº 24); o canadiano Alexandre Lemaire (nº 34); e o guatemalteco Neri Yoxon (nº 61).

Já em Pares BC3, Joana Pereira e José Abílio Gonçalves (Portugal, rank mundial 14), terão forte resistência, com Hong Kong (nº 2); Argentina (nº 3); Brasil (nº 6); Singapura (nº 8); Grécia (nº 9); Perú (nº 11); ficando somente à frente da inexperiente Guatemala (nº 34).

Os recentes vice-campeões europeus não terão tarefa fácil, mas também terão uma grande oportunidade para se baterem com seleções fortíssimas do continente asiático e americano e poderem provar o seu valor e renovada competitividade.

Official Streaming: https://youtube.com/@AndenaTV

01 Competition court (Number 01) will be filmed live by the HOC and this coverage will be streamed live to the internet and will be made available on the World Boccia YouTube channel above mentioned.


Official Social Media: http://www.facebook.com/curitiba2025WorldBocciaCup