Luís Caravana, acompanhado por Afonso Costa, venceu os Jogos Para Europeus da Juventude (European Para Youth Games), em Boccia BC3, jogos que decorreram em Istambul, na Turquia, entre 21 e 28 de julho.
O jovem atleta do Sporting Clube de Braga marcou, mais uma vez, uma presença forte em provas internacionais para jovens, depois de ter sido medalha de bronze em pares no Campeonato de Mundo para Jovens (Curitiba, Brasil, 2025), medalha de ouro individual e em pares, nos anteriores European Para Youth Games (Pajuhlati, Finlândia, 2022), e medalha de prata individual e de ouro em pares, igualmente nestes jogos, na sua primeira participação, em Itália, no ano de 2017.
Luís Caravana venceu todos os jogos do seu grupo de apuramento, grupo B; na meia final bateu a sua colega de seleção, Alice Moreira, atleta do FC Porto; e na final o austríaco Christian Schimpl, que já tinha vencido na fase de grupos.
Uma demonstração clara do talento e da evolução que este jovem atleta tem realizado, que se posiciona como uma das esperanças para o futuro do Boccia nacional. O caminho que ainda tem a percorrer augura excelentes perspetivas ao nível competitivo nacional e internacional, numa modalidade em que cada dia que passa é muito mais competitiva do que ontem, extremamente exigente e com inúmeros jogadores de altíssimo nível.
O caminho a trilhar por cada um é exatamente, este, o do trabalho intenso e com qualidade, e o agarrar das oportunidades para demonstrar/provar o seu valor e potencial de crescimento.
Um exemplo para todos os jovens, para os jovens que praticam a modalidade e para todo o Clube.
MUITOS PARABÉNS LUÍS, E SR. AFONSO.
ORGULHO PARA TODA A SECÇÃO DE BOCCIA E PARA TODO O CLUBE.
Os Gverreiros do Boccia encerram a sua época desportiva, com a conquista de 28 títulos internacionais, nacionais e regionais, e um total de 39 medalhas.
Com a conquista da medalha de ouro na Taça do Mundo realizada em Curitiba, no Brasil, entre 10 e 18 de agosto, por José Abílio Gonçalves/Paulo Correia, os arsenalistas levam uma dura e árdua época onde já colheram muitos e valorosos títulos e medalhas.
Internacional: 9 medalhas e 7 títulos
Medalha de Ouro – Taça do Mundo – Curitiba – Individual BC3
Medalha de Ouro – Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude – Istambul – Individual BC3
Medalha de Prata – Campeonato da Europa – Zagreb – Pares BC3
Medalha de Ouro – Campeonato da Europa – Zagreb – Individual BC3
Medalha de Prata – World Boccia Challenger – Pajulahti – Individual BC3
Medalha de Bronze – World Boccia Challenger – Pajulahti – Pares BC3
Medalha de Bronze – Campeonato Mundial de Boccia para Jovens – Curitiba – Pares BC3
Medalha de Ouro – World Boccia Challenger – Cairo – Pares BC3
Medalha de Prata – World Boccia Challenger – Cairo – Individual BC3
Nacional: 18 medalhas e 12 títulos
Campeão Nacional de Pares BC3
Campeão Nacional de Pares BC4
Campeão Nacional Masculino BC3
Campeão Nacional Feminino BC3
Campeão Nacional Masculino BC4
Campeão Nacional de Pares BC3 – 2ª Divisão
Campeão Nacional Absoluto BC2 – 2ª Divisão
Campeão Nacional Individual da 2ª Liga – Boccia Sénior
Vice-Campeão Nacional Feminino BC1
Vice-Campeão Nacional Absoluto BC3
Vice-Campeão Nacional Feminino BC3
Vice-Campeão Nacional Absoluto BC4
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional de Equipas
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional Absoluto – 2ª D
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional Feminino BC1
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional Absoluto BC5
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional Masculino BC5
Medalha de Bronze – Campeonato Nacional Jovem BC1
Regional: 12 medalhas e 9 títulos
Campeão Regional Norte de Equipas – Zona Tâmega – Boccia Sénior
Campeão Regional Norte – Individual BC5
Campeão Regional Individual da 2ª Liga – Zona Norte – Boccia Sénior
Vice-Campeão Regional Norte – Pares BC3
Vice-Campeão Regional Norte – Pares BC4
Vice-Campeão Regional Norte – Individual BC3
Vice-Campeão Regional Norte – Individual BC4
Vice-Campeão Regional Norte – Individual BC2 – 2D
Vice-Campeão Regional Norte – Individual BC3 – 2D
Medalha de Bronze – Campeonato Regional Norte de Equipas
Medalha de Bronze – Regional Norte de Equipas – Zona Tâmega – Boccia Sénior
Medalha de Bronze – 2ª Liga – Regional Norte – Boccia Sénior
Luís Caravana, acompanhado por Afonso Costa, participa nos European Para Youth Games, que se vão realizar em Istambul (Turquia), entre 21 e 28 de julho, representando Portugal na modalidade de Boccia.
O jovem atleta do Sporting Clube de Braga marca mais uma vez a sua presença numa prova internacional para jovens, depois de ter sido medalha de bronze em pares no Campeonato do Mundo para Jovens (Curitiba, Brasil 2025), medalha de ouro individual, e em pares, nos anteriores European Para Youth Games (Pajuhlati, Finlândia 2022) e medalha de prata individual e de ouro em pares, igualmente nestes jogos, na sua primeira participação (Itália 2017).
O evento contará com a participação de cerca de 1.500 atletas, treinadores e oficiais, competindo em nove modalidades desportivas: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, goalball, judo paraolímpico, natação paraolímpica, tiro paraolímpico, taekwondo paraolímpico e ténis de mesa.
A competição é organizada pelo Comité Paralímpico Europeu e visa oferecer uma plataforma para o desenvolvimento de jovens atletas paraolímpicos.
São um evento multidesportivo que acontece a cada dois anos, com o objetivo de dar aos atletas paraolímpicos com idades entre os 12 e os 23 anos a oportunidade de competir e crescer pessoal e profissionalmente.
A edição de 2025 em Istambul promete ser um marco, com um programa abrangente de desportos e educação. O evento também busca consolidar uma nova era para o desenvolvimento e impacto do desporto paraolímpico na Europa.
E sim, o Boccia dos Gverreiros do Minho veio à rua, mais concretamente para a alameda do Estádio Municipal, integrado no SC Braga Day, uma festa para todos os adeptos do Clube, para os bracarenses, para os minhotos, e para o público e geral.
Como sempre, um dia fantástico onde a família do Boccia colabora, em conjunto, para dar a oportunidade de todos experimentarem e conhecerem a sua modalidade, como demonstrar o que fazem todos os dias na representação do Clube.
A alegria foi uma constante ao longo do dia. O stand foi muito concorrido pelos adeptos e público em geral de todas as idades, bem como por atletas de outras modalidades do Clube.
Para além das atividades de demonstração e de experimentação da modalidade, Joana Pereira, a nossa tricampeã nacional feminina, e recentemente vice campeã da Europa em Pares, realizou uma sessão de autógrafos e deu-se a conhecer aos inúmeros adeptos, bem como os nossos atletas e técnicos responderam às muitas perguntas sobre a modalidade.
O dia terminou com a participação da secção no jogo de apresentação da equipa de Futebol profissional do Clube, onde, no intervalo do jogo SC Braga x Celta de Vigo, os seus atletas fizeram uma “volta olímpica” ao Estádio, dando-se a conhecer a todos os adeptos e público.
Depois da estrondosa vitória de José Abílio Gonçalves na prova individual BC3, onde se sagrou Campeão da Europa, eis que, agora, na vertente de Pares, Joana Pereira e José Abílio Gonçalves, acompanhados por Ana Catarina Francisco e Paulo Correia, se sagraram Vice-Campeões Europeus.
Depois de um percurso vitorioso frente à Turquia, Polónia, Espanha e França, Portugal defrontou, na final, a seleção grega, com a qual não conseguiu o título máximo, perdendo para os helénicos por 2-3.
Esta foi a primeira prova internacional em que os atletas bracarenses, campeões nacionais, fizeram par em representação da seleção nacional, e logo demonstrando uma elevada competitividade e obtendo um resultado tão elevado como já há muito não se via na seleção nacional.
Fecho extraordinário da participação dos atletas do SC Braga nesta prova máxima do Continente Europeu, com a obtenção de um segundo título, e fazendo Portugal subir no ranking europeu e mundial, importantíssimo para a luta pela qualificação para os próximos Jogos Paralímpicos de Los Angeles’28.
José Abílio Gonçalves acompanhado por Paulo Correia, sagraram-se Campeões da Europa, na prova máxima do Velho Continente, que se realiza em Zagreb, na Croácia.
O atleta do Sporting Clube de Braga, em representação da seleção nacional, após ter ultrapassado uma fase de grupos muito difícil, venceu o seu oponente dos 1/4 de final, o italiano Gabriele Zendron, de seguida venceu o polaco Jaroslaw Plewa nas 1/2 finais, e, numa final inédita, venceu o seu compatriota Diogo Castro.
O atual vice campeão do mundo junta agora o título europeu à sua curta, mas muito promissora, carreira internacional que a trilha desde 2021, de uma forma contínua, quatro anos em que para além dos títulos atrás enunciados, conseguiu a qualificação para os JP de Paris´2024 e 6 medalhas em provas internacionais, entre as quais a medalha de ouro na Taça do Mundo de Boccia, que se realizou em Portugal, exatamente, há um ano, em julho de 2024.
José Abílio Gonçalves, 9º do ranking mundial e 5º do ranking europeu, ainda antes de integrar este novo resultado que o irá fazer subir fortemente nos rankings internacionais, afirma-se, deste modo, como um dos jogadores mais relevantes da modalidade, na atualidade, sendo uma esperança consolidada para Portugal alcançar a qualificação para os próximos Jogos Paralímpicos de Los Angeles’2028, e aí lutar pela medalha e título paralímpico.
De 8 a 16 de julho decorre em Zagreb, na Croácia, o Campeonato da Europa de Boccia, com a participação de mais de 100 atletas de 22 países.
O Sporting Clube de Braga conta com a participação de três dos seus atletas na comitiva nacional que representa Portugal, Domingos Vieira (BC4 – Masculino, Joana Pereira (BC3 – Feminino) e José Abílio Gonçalves (BC3 – Masculino), apoiados por José Teixeira, Ana Catarina Francisco e Paulo Correia, respetivamente.
A Gverreira Joana Pereira, acompanhada por Ana Francisco, fará a sua estreia nesta importante competição internacional, competindo na classe BC3 nas provas individuais e de pares. José Abílio Gonçalves, na classe BC3, apoiado por Paulo Correia, vai disputar as provas individuais e de pares, enquanto Domingos Vieira, na classe BC4, acompanhado por José Teixeira, competirá na prova individual.
Joana Pereira
Estreia nos Europeus: “É a minha primeira vez num Europeu, e é uma sensação ótima. Traz-me a consciência de que este momento é fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver até agora. É uma sensação inexplicável porque era um dos meus grandes objetivos: estar neste palco ao lado dos melhores atletas da Europa”.
Preparação para a competição: “Não começou agora, claro. É o resultado de um processo que teve início em setembro. Houve ajustes pelo caminho porque temos de nos adaptar aos adversários, mas tudo foi pensado com o Europeu em mente. Mesmo a competição na Finlândia fez parte dessa preparação. Cada etapa foi vivida com o objetivo de chegar aqui e dar o meu melhor”.
Objetivos: “Neste Europeu, a nível individual, quero encarar cada jogo como uma oportunidade. O meu foco está em passar a fase de grupos. Sendo a minha estreia numa competição deste nível, prefiro ir passo a passo. Claro que o sonho de alcançar uma medalha está presente, mas acima de tudo, vou dar tudo em cada jogo”.
Representação do SC Braga no Europeu: “Se a nível individual já é uma honra participar, fazê-lo ao lado de colegas do Clube como é o caso do Domingos Vieira e José Abílio Gonçalves torna tudo ainda mais desafiante e enriquecedor”.
Prova de Pares BC3 com um colega de Clube: “É também muito especial poder partilhar o campo com uma referência nacional e internacional como o José Abílio Gonçalves. Para mim, ele sempre foi uma inspiração, pelo esforço, dedicação e percurso que tem. É uma honra competir ao lado de alguém que admiro tanto. Vamos levar para a competição aquilo que treinamos juntos no clube. Isso é uma motivação extra para mim”.
José Abílio Gonçalves
Motivado: “Sinto-me muito bem. Venho de uma fase desafiante, mas estou preparado para ultrapassar todos os obstáculos. É sempre um enorme orgulho representar Portugal”.
Preparado para a competição:“Foi uma temporada com altos e baixos, mas estive sempre muito bem preparado, graças ao apoio constante do Clube”.
Prova de Pares BC3 com um colega de Clube: “É uma grande vantagem podermos contar com todo o nosso background de treino. Ainda assim, as competições são exigentes, com adversários muito experientes e ambiciosos, que nos vão obrigar a dar o nosso melhor”.
Representação do SC Braga no Europeu: “É sempre uma experiência muito positiva, que reflete bem o trabalho, a dedicação e a competência da equipa técnica da secção de boccia do SC Braga, assim como a qualidade dos seus atletas”.
Domingos Vieira
Feliz por representar Portugal: “Depois de algum tempo em que não era opção, é com muito orgulho que volto a ter esta oportunidade de mostrar o meu valor, representar o meu país e o SC Braga. Por isso, sinto-me bem, sinto-me capaz e preparado para dar o meu melhor nesta competição que são os Europeus”.
Preparado: “As minhas expectativas passam sempre por encarar cada jogo como uma final. Vou dar o máximo em cada partida. O objetivo principal é passar a fase de grupos e, a partir daí, tudo pode acontecer”.
Objetivos: “Vou participar na prova individual na classe BC4. Tal como sempre fiz desde que cheguei aqui, darei tudo de mim. Sei que, por vezes, as coisas não correm como desejamos, mas uma coisa é certa: a minha entrega é total desde o momento em que entro em campo”.
Preparação para a competição: “Tem sido exigente, mas muito positiva. Tenho conseguido conciliar o trabalho com os treinos que nos são propostos. E é precisamente isso que é necessário: para uma competição deste nível, não chega fazer apenas o habitual. É preciso ir além, intensificar o treino, para aumentarmos as nossas hipóteses de alcançar algo especial”.
Representação do SC Braga no Europeu: “É muito importante termos alguém do Clube a participar connosco no Europeu. Mais uma vez, mostramos que o SC Braga tem grandes valores na modalidade e que o trabalho tem dado frutos. O boccia do SC Braga tem crescido de forma consistente. Vamos os três, eu, José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, unidos e com ambição. Acredito que todos vamos dar tudo para honrar o Clube nas provas em que vamos competir”.
O Sporting Clube de Braga conquistou mais 3 títulos nacionais e 2 medalhas de bronze, individuais, no encerramento da época desportiva nacional, no Campeonato Nacional Individual Absoluto, que se realizou nos dias 5 e 6 de julho, no Pavilhão do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Na classe BC2 (2ªDiv), Paulo Oliveira, o Vice-campeão regional Norte (2ªDiv.), sagrou-se Campeão Nacional Absoluto. Após ter ultrapassado a fase de grupos, o bracarense bateu Mónica Costa (Futebol Clube da Lixa) na meia final e, na final, Pedro Moura do Sporting Clube de Espinho. Após ter contribuído para a medalha de bronze conquistada pelo Clube, no Nacional de Equipas, Paulo Oliveira alcança mais este brilhante resultado, o qual lhe permitirá subir de divisão para a época 2025-2026.
Na classe BC3, Anita Costa, a competir na 2ª Div., alcançou a sua primeira medalha de bronze num Campeonato Nacional Absoluto, esta que foi a sua época de estreia em provas individuais. Depois de ter alcançado os títulos de Vice-campeã Regional Norte (2ª Div.) e de Vice-campeã Nacional Feminina, Anita Costa faz uma estreia brilhante com a conquista de 3 pódios, e garante a presença na 1ª Divisão para a próxima época.
Na classe BC3, José Abílio Gonçalves teve de se ausentar da competição por motivos de saúde, quando se posicionava para jogar a meia final, e procurar revalidar o título absoluto e procurar alcançar o tetracampeonato. O arsenalista tinha vencido todos os jogos realizados até então. Desta forma, ficou na quarta posição.
Joana Pereira, a campeã nacional feminina, que iria defrontar o seu colega de clube, José Abílio Gonçalves, na meia final, progrediu para a final onde defrontou o atleta Diogo castro do Futebol Clube do Porto. Num jogo muito disputado, a partida terminou empatada a 4-4 tendo-se que se recorrer a parcial de desempate onde o atleta portista venceu por 1 ponto. Assim, Joana Pereira alcança o seu primeiro título nacional absoluto, sagrando-se Vice-campeã Nacional, fechando uma época nacional com os títulos de Vice-Campeã Regional Norte, Campeã Nacional Feminina, Campeã Nacional de Pares e Vice-campeã Nacional Absoluta.
Na classe BC4, Domingos Vieira venceu todos os jogos, exceto o jogo da final perante a atleta Carla Oliveira do Futebol Clube do Porto. Domingos Vieira fecha uma época excelente com mais este título de Vice-campeão Nacional Absoluto, após ter sido Vice-campeão regional Norte, Campeão Nacional Masculino e Campeão Nacional de Pares.
Ivo Oliveira, na classe BC5, conquistou a medalha de bronze perante Herlander Correia do Sporting Clube de Espinho, igualando a classificação obtida na época anterior. Ivo Oliveira alcança nesta época o título de Campeão Regional Norte e dois terceiros lugares, um no Campeonato Nacional Masculino e o outro nesta prova final.
O Sporting Clube de Braga encerra a época desportiva nacional com a conquista de 11 títulos nacionais individuais e coletivos, uma época recheada de êxitos e, também, de muita evolução de todos os demais que se encontram a progredir na modalidade, reafirmando-se como um dos clubes de referencia a nível nacional.
Resultados finais:
BC1-2ªDiv. – Ana Miranda: 4º
BC1-2ªDiv. – José Daniel Ferreira: 5º
BC2-2ªDiv. – Paulo Oliveira: 1º
BC2-2ªDiv. – Fabiana Oliveira: 7º
BC3-2ªDiv. – Anita Costa: 3º
BC3: Joana Pereira/Ana Catarina Francisco: 2º
BC3: José Abílio Gonçalves/Paulo Correia: 4º (desist. da 1/2 final, por motivos de saúde)
O Sporting Clube de Braga participa, nos próximos dias 05 e 06 de julho, no Campeonato Nacional Individual Absoluto, no Pavilhão do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde 67 atletas qualificados, de 20 clubes tomam parte, sendo que o clube arsenalista qualificou 10 atletas para esta prova, a maior delegação presente.
Na classe BC3, José Abílio Gonçalves, procura a renovação do título nacional, sendo que o bracarense é o atual tricampeão nacional absoluto. Joana Pereira, a atual Campeão Nacional Feminina, foi, na época passada, 5ª nesta prova, procurando agora a luta pelo pódio. Ainda, nesta classe, mas na segunda divisão, a estreante em provas individuais Anita Costa, que obteve os títulos de Vice-campeã regional da 2ª divisão e Vice-campeã Nacional Feminina, procura, igualmente, manter o excelente registo competitivo nesta sua época de estreia.
Na classe BC4, Domingos Vieira, Campeão Nacional Masculino, procura melhorar o registo da época anterior, onde foi terceiro. Carlos Lopes, continua no seu processo de desenvolvimento, tendo como objetivo melhorar o seu sétimo lugar da época passada.
Na classe BC5, em 2024, Ivo Oliveira alcançou a terceira posição, sendo que mantém o objetivo de lutar pelo pódio e título nacional.
Nas classes BC1 e BC2, na 2ª divisão, para Ana Miranda (BC1) é a sua estreia nesta prova, enquanto José Daniel Ferreira (BC1), 4º em 2024, procura manter a procura pelo pódio. Paulo Oliveira (BC2 – Não qualificado em 2024) e Fabiana Novais (BC2 – 6ª em 2024), em distintos patamares de desenvolvimento desportivo, o primeiro já afirmado e a segunda ainda em formação, irão lutar pelo maior desempenho, e a procura pelo título nacional da sua classe e divisão.
Delegação presente:
BC1 – 2ª Divisão
Ana Miranda – Amélia Silva
José Daniel Ferreira – M.ª José Nogueira
BC2 – 2ª Divisão
Paulo Oliveira – Isabel Oliveira
Fabiana Oliveira – Cristina Novais
BC3 -1ª Divisão
José Abílio Gonçalves – Paulo Correia
Joana Pereira – Ana Catarina Fernandes
BC3 – 2ª Divisão
Anita Costa – Débora Guimarães
BC4
Domingos Vieira – José Teixeira
Carlos Lopes – Fábio Oliveira
BC5 – 1ª Divisão
Ivo Oliveira – Isabela Esvaldra
Equipa técnica de apoio:
Delegado do Clube e treinador: Luís Marta
Treinador: Diogo Rebelo
Treinador: Paulo Correia
Apoio técnico, transp. e org.: Ana Rita Barbosa; Orlando Miranda; José Luís Carriço