No dia 28 de março, os meninos do Jardim de Infância de Trandeiras Carvalho tiveram a oportunidade de contactar com a modalidade de Boccia, numa iniciativa dos encarregados de educação, dinamizada por Mariana Ferreira, e orientada pelo atleta internacional Domingos Vieira.
Com muita animação, os mais pequenos aprenderam a modalidade e que nada nos pode limitar a perseguir os nossos sonhos.
Uma manhã diferente para todos, com um enorme sorriso no rosto.
Luís Caravana alcançou a medalha de bronze no Mundial de Boccia para Jovens, em Curitiba (Brasil), integrado no Par Nacional da classe BC3, no qual fizeram parte, também, Alice Moreira e Diogo Castro do FC Porto.
Na prova individual, Luís Caravana alcançou a quinta posição geral.
Perante 30 equipas e 129 atletas, o SC Braga conquista dois pódios no Regional Norte de Boccia Sénior- Zona Tâmega, com a sua equipa 2 (Ouro) e a equipa 1 (Bronze), numa clara demonstração de competitividade forte e dominadora.
A equipa 2 bracarense, constituída por Manuel Ferreira, António Morais e António Barroso, teve como vitórias todos os jogos realizados, evidenciando um domínio forte sobre os seus adversários, contabilizando 79 pontos marcados e somente 8 pontos sofridos. Deste modo, sagra-se Campeã Regional Norte – Zona Tâmega’2025, arrecadando o título máximo desta prova e garantindo a qualificação para o Campeonato Nacional.
Garantindo, também, a qualificação para o Campeonato Nacional, a equipa 1 do SC Braga, constituída por Luís Silva, Joaquim Carvalho e António Silva, obteve a medalha de bronze, demonstrando, igualmente, uma performance desportiva dominadora.
A equipa 3 do SC Braga (Francisco Costa, Justino Azevedo e António Moreira), encontrou a equipa 1 nos 1/8 de final, tendo sido eliminada pelos seus colegas de clube. De realçar que, para além da conquista dos dois pódios e do titulo regional, as três equipas bracarenses superaram a sua fase de grupos, tendo todas chegado à fase final, das eliminatórias.
Campeões Regionais Norte – Zona Tâmega: António Barroso, António Morais e Manuel Ferreira.
Bronze: Luís Silva, Joaquim Carvalho e António Silva.
1/8 de Final: Francisco Costa, Justino Azevedo e António Moreira.
O Sporting Clube de Braga participa na fase regional da Zona Norte de Boccia Sénior – Zona Tâmega -, em prova a realizar no Pavilhão Gimnodesportivo de Torrados (Felgueiras), no dia 26 de março.
Nesta prova participam 30 equipas, num total de 128 atletas, sendo que o SC Braga far-se-á representar por 9 atletas correspondentes a 3 equipas.
SC Braga 1: Luís Silva; Joaquim Carvalho; Manuel Ferreira
Luís Caravana, do Sporting Clube de Braga, acompanhando por Afonso Costa, participa na delegação portuguesa que marcará presença em Curitiba, no Brasil, para participar no Campeonato do Mundo de Jovens de Boccia, entre 23 e 30 de março.
O jovem atleta arsenalista posiciona-se como uma das jovens promessas lusas na classe BC3. É o atual Vice-Campeão Nacional Jovem´2024, tendo obtido na sua curta carreira medalhas de ouro individual e de pares, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude em 2022, na Finlândia, e medalha de prata individual nos mesmos jogos em 2017, na Itália, e ainda a medalha de ouro em pares.
Seis países far-se-ão representar nesta 2ª edição do Mundial para Jovens, Portugal, Brasil, Canadá, Costa Rica, Singapura e Eslováquia. Esta prova pretende desenvolver, ao mais alto nível, as futuras promessas da modalidade, promovendo a competição entre os atletas e pares-equipas que se vão posicionando como os melhores valores dos seus países.
Os treinos, classificações e verificação de equipamentos decorrerão entre os dias 23 e 25, sendo que a prova individual, na qual Luís Caravana compete na classe BC3, decorrerá entre os dias 26 e 28 de março, e a de pares nos dias 28 e 29.
Na prova individual, Luís Caravana, ainda sem ranking mundial em virtude de ainda não ter participado em provas oficiais e internacionais, a não ser em provas específicas para jovens, competirá, entre outros, com a promessa da modalidade Aloysius Gan, de Singapura (ranking mundial nº 13), atleta que obteve a medalha de prata na Taça do Mundo de Taipé (Taiwan), em 2024; com o Vice-Campeão Nacional Absoluto de Portugal, e Campeão Nacional Jovem, Diogo Castro (ranking mundial nº 57), e com Lucas Fernandes (Brasil, ranking mundial nº 72), que foi 5º no Word Boccia Challenger de Santiago do Chile, em 2023.
As provas da classe BC3 iniciam no dia 26 de março, sendo o primeiro jogo realizado às 13:30, hora local.
Os jogos serão difundidos via live streaming, em https://youtube.com/@AndenaTV, sendo filmado o campo nº4, e disponibilizados no site da BISFed – World Boccia -, e no site-Youtube da ANDE.
Curitiba 2025 World Boccia Youth Championships – Brazil
Paulo Oliveira (BC2) segue na liderança da prova BC1-BC2, BC4 e BC5, do X Campeonato SC Braga de Boccia, 2024-2025, realizada a terceira volta no dia 15 de março.
Na segunda posição segue Joaquim Soares (BC2) e na terceira posição Carlos Lopes (BC4), separados, somente por 0,2 pontos.
Classificação após 3 voltas:
1º Paulo Oliveira: 14,6 pts
2º Joaquim Soares: 11,5 pts
3º Carlos Lopes: 11,3 pts
4º Ivo Oliveira: 9,3 pts
5º Beatriz Leite: 7,7 pts
6º Fabiana Oliveira: 7,2 pts
7º Ana Miranda: 5,2 pts
8º José Daniel Ferreira: 1,6 pts
Esta foi a terceira das 5 voltas previstas para a prova, sendo que cada volta adicional tem um peso superior às voltas anteriores, pelo que ainda poderão existir alterações significativas na classificação final, se nestas 4ª e 5ª voltas existirem resultados diferentes dos obtidos até agora.
O SC Braga esteve presente no Campeonato Regional da Zona Norte de Pares e Equipas, que se realizou no Complexo Desportivo de Vale de S. Cosme, nos dias 08 e 09 de março.
Os arsenalistas alcançaram pódio em todas as divisões em competição, conquistando as medalhas de prata em Pares BC3 e Pares BC4, como os respetivos títulos de Vice Campeões Regionais, e medalhas de bronze, também em Pares BC3 e em Equipas.
Em Pares BC3, o Par 2 do SC Braga, constituído por Diana Moreia (Capitã)/Sandra Dias e Eunice Raimundo/Mariane Medeiros, alcançou o título de Vice Campeão da Zona Norte, realizando um brilhante percurso durante toda a prova. Após ultrapassarem a fase de grupos, arredaram o Par 1, também do SC Braga, nas meias finais, da luta pelo título máximo, onde não conseguiram bater o Par misto entre a APPC e ABLS, constituído pelos atletas paralímpicos Armando Costa e Luís Silva.
Ainda, na mesma divisão da modalidade, o Par 1, constituído por Anita Costa (Capitã)/Débora Guimarães e Luís Caravana/Afonso Costa, conquistou a medalha de bronze. Este par venceu o seu grupo de qualificação, mas nas meias finais não conseguiu bater o Par 2 do SC Braga, tendo que disputar a terceira posição com o Par do FC Porto, o qual venceu.
Também em grande plano nesta prova, o Par BC4 do SC Braga, constituído por Domingos Vieira (Capitão) e Carlos Lopes, tornaram-se vice-campeões regionais, após terem vencido todos os jogos realizados, mas perdendo para o Par do SC Espinho.
A equipa 1, composta por Paulo Oliveira, Beatriz Leite (Capitã) e Joaquim Soares, alcançou a medalha de bronze na classe BC1-BC2. Já a equipa 2 dos Gverreiros, formada por Fabiana Oliveira, Ana Miranda (Capitã) e José Daniel Ferreira, terminou na 4.ª posição, competindo também na classe BC1-BC2.
Os Gverreiros do Minho participaram em todas as divisões coletivas da modalidade, com 2 equipas BC1-BC2, 2 pares BC3 e 1 par BC4, contando com uma delegação de 31 elementos, entre atletas, equipa técnica e equipa de apoio.
Uma jornada brilhante dos Gverreiros do Minho, conquistando dois 2º lugares, dois 3º lugares e um 4º lugar, nos 5 grupos de competição que estiveram em jogo, conseguindo, deste forma, a qualificação direta para competirem na 1ª divisão do Campeonato Nacional de Pares e Equipas desta época, que se irá realizar nos dias 14 e 15 de junho, na cidade de Viseu.
O Sporting Clube de Braga participa nos próximos dias 08 e 09 de março, no Campeonato Regional Norte de Pares e Equipas, que irá ter lugar no Complexo Desportivo do Vale de São Cosme.
Os Gverreiros do Minho participarão em todas as divisões coletivas da modalidade, com 2 equipas, 2 pares BC3 e 1 par BC4, contando com uma delegação de 31 elementos, entre atletas, equipa técnica e equipa de apoio.
Pares BC3
Par 1: Anita Costa/Débora Guimarães e Luís Caravana/Afonso Costa
Par 2: Diana Moreira/Sandra Dias e Eunice Raimundo/Mariane Medeiros
Equipa de apoio: Aurora Costa, Ana Catarina Francisco
Treinador: Luís Marta
Pares BC4
Par: Domingos Vieira/José Teixeira e Carlos Lopes/Fábio Oliveira
Equipa de apoio: José Luís Carriço
Treinador: Paulo Correia
Equipas BC1-BC2
Equipa 1: Beatriz Leite, Joaquim Soares, Paulo Oliveira
Equipa 2: Ana Miranda, José Ferreira, Fabiana Oliveira
Equipa de apoio: Teresa Leite, Gilberto Peixoto, Isabel Oliveira, Amélia Miranda, Maria Nogueira, Paula Cristina Novais, José Silva
A exposição fotográfica “Em Jogo!”, da secção de Boccia do Sporting Clube de Braga, e da autoria do fotógrafo bracarense Marco Mendes Marco Mendez Photographer, está patente no Centro Comercial Nova Arcada, em Braga, até 2 de abril, no Piso 1, junto à Stradivarius.
Oportunidade a não perder, para conhecer mais de perto os nossos Gverreiros do Minho como atletas e para além.
A exposição “Em Jogo!” já esteve presente nos seguintes locais:
Museu D. Diogo de Sousa, Braga
Hospital Distrital de Braga
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Salão Nobre da União de Freguesias de Lomar e Arcos
Escola Básica e Jardim de Infância de Guisande
Escola Secundária de Vila Verde
Escola EB 23 do Cávado
Escola Básica de Ribeira do Neiva
Escola Básica de Moure
Espaço Atmosfera M, Associação Mutualista Montepio, Porto
Exposição Fotográfica “Em Jogo” do SC Braga
Ao longo de todo o mês de março, o Piso 1 será palco de uma exposição imperdível, que celebra a superação e a força humana, com imagens dos atletas de Boccia do SC Braga.
Determinação. Coragem. Igualdade. Inspiração. Estas são as palavras que definem a nova exposição fotográfica “Em Jogo”, uma celebração da superação através do olhar de Marco Mendes.
”Em Jogo” retrata os jogadores de Boccia dos Gverreiros do Minho, da formação aos atletas seniores, numa curadoria que espelha a garra e talento e mostra que o jogo não se limita ao campo. Até 2 de abril, visite esta exposição imperdível, no Piso 1, junto à Stradivarius.