Braga presente no Campeonato Nacional Individual Absoluto, em Torres Novas

O Sporting Clube de Braga qualificou 10 atletas para o Campeonato Nacional Individual Absoluto, prova final do calendário da presente época, com atletas presentes em todas as classes funcionais da modalidade.

A prova será realizada no Palácio dos Desportos de Torres Novas, nos dias 22 e 23 de junho, prova esta que apurará o Campeão Nacional Absoluto de cada classe e divisão, ou seja o atleta, independentemente do género, que se tenha qualificado por título conquistado a nível nacional ou regional, ou que esteja posicionado nos lugares de acesso por ranking nacional.

A delegação do Clube bracarense será a seguinte:

BC1 – 1ª Divisão

Beatriz Leite / Débora Guimarães

BC1 – 2ª Divisão

José Daniel Ferreira / Isabel Nogueira

BC2 – 2ª Divisão

Fabiana Oliveira / Cristina Novais

BC3 – 1ª Divisão

José Abílio Gonçalves / Paulo Correia

Joana Pereira / Ana Catarina Francisco

BC3 – 2ª Divisão

Luís Caravana / Afonso Costa

Eunice Raimundo / Amélia Carrapito

BC4 – 1ª Divisão

Domingos Vieira / José Teixeira

Carlos Lopes / Fábio Oliveira

BC5 – 1ª Divisão

Ivo Oliveira / Isabela Pedro

Delegado do Clube: Luís Marta

Treinadores: Luís Marta e Diogo Rebelo

Apoio técnico: José Luís Carriço e Aurora Costa

Gverreiros do Boccia Sénior de Bronze na Fase Final do Campeonato Nacional

O Sporting Clube de Braga alcançou a medalha de Bronze na Fase Final do Campeonato Nacional de Equipas, de Boccia Sénior, em Avintes, Vila Nova de Gaia, através da sua Equipa 1, constituída por Joaquim Carvalho, Luís Silva e Francisco Costa.

A Equipa 2, constituída por Luís Alves, António Morais e Manuel Ferreira, venceu a sua fase de grupos e os 1/8 de final, mas sucumbiu nos 1/4 de final, não conseguindo, deste modo lutar pelo pódio.

Um percurso extraordinários destes “jovens” Gverreiros, que na sua terceira época na representação do Clube já somam um conjunto de resultados de relevo, destacando-se a conquista da Taça de Portugal por Equipas, o título regional individual da presente época, e esta conquista da medalha de Bronze, nesta Fase Final.

O futuro próximo passa por aqui, também. Bravo Gverreiros!

2 títulos nacionais conquistados em Febres, Cantanhede

O Sporting Clube de Braga sagrou-se Campeão Nacional de Pares BC3, através de José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, acompanhados por Paulo Correia e Catarina Francisco, no Campeonato Nacional que decorreu no Complexo Desportivo de Febres, Cantanhede, nos dias 15 e 16 de junho.

Os atuais campeões regionais, e agora nacionais, venceram a prova contabilizando como vitórias todos os jogos realizados na fase de grupos e eliminatórias/finais, tal como já o tinham realizado a nível regional, mantendo-se invictos durante toda a época.

Depois de uma série de 8 épocas consecutivas com a conquista do título máximo da modalidade, só interrompida na época transata onde obtiveram o título de Vice-Campeões Nacionais, os arsenalistas retomam a sua senda vitoriosa, afirmando o SC Braga como a principal potência nacional na divisão de pares BC3.

Já na segunda divisão da mesma classe, o Par 3 do SC Braga alcançou o título de Vice-Campeão Nacional desta divisão. Este par constituído por Eunice Raimundo e Diana Moreira, acompanhadas por Amélia Carrapito e Margarida Silva, demonstraram o seu potencial de crescimento futuro, onde a experiência de Eunice Raimundo tem guiado a formação da nova atleta Diana Moreira, ainda com pouco mais de 6 meses de aprendizagem na modalidade.

Outra grande prova foi realizada pelo Par 2 BC3, na 1ª divisão, constituído pelo jovem Luís Caravana e pela nova atleta Anita Costa, acompanhados por Afonso Costa e Débora Guimarães.

Luís Caravana e Anita Costa alcançaram as meias-finais da prova, tendo sido afastados da final pelo par da APPC/V. Na discussão pela medalha de bronze, os arsenalistas não conseguiram o seu objetivo, tendo pendido para o par da ABLS. Uma prova excelente dado valor dos adversários nesta primeira divisão, afirmando este par como um potencial futuro na modalidade.

Em pares BC4, a expectativa era elevada dados os pergaminhos de o Par bracarense lutar, sempre, para Campeão Nacional, tal com o foi na época passada (2022-2023) e Vice-Campeão Nacional em 2021-2022. Desta feita, o par Domingos Vieira/Carlos Lopes quedaram-se pela quarta posição, abaixo do esperado, devido a um arranque difícil em que perderam com SC Espinho após parcial de desempate, e logo de seguida com um jogo pouco conseguido com o FC Porto. Apesar da recuperação posterior, já não foi possível corrigir os resultados destes dois primeiros jogos, acabando, pois, por ficar na quarta posição.

Ao nível das equipas, Braga 1 ficou pela sétima posição e Braga 2 pela sexta posição. O misto de juventude e de experiência, com muito pendor para jovens jogadores da formação, dificultou uma performance mais positiva, denotando-se as naturais dificuldades decorrentes de quem ainda está a construir o seu percurso na modalidade. No entanto, uma aposta ganha para o desenvolvimento futuro destes jovens jogadores, dando-lhes experiência necessária à sua evolução.