Gverreiros do Boccia em Coimbra: 2 títulos nacionais e 2 bronzes

O Sporting Clube de Braga esteve presente no Campeonato Nacional Absoluto de Boccia, prova que decorreu nos dias 3 e 4 de junho no Pavilhão Municipal MultiDesportos Mário Mexia, em Coimbra. Esta prova contou com a participação de 67 atletas, de 21 clubes, que conquistaram a qualificação para esta prova individual máxima do calendário nacional, das 1ª e 2ª divisões.

O clube minhoto conquistou, logo à partida, uma excelente prestação, ao qualificar praticamente todos os seus atletas. Os resultados revelaram o potencial dos atletas deste clube, sendo que dos 9 representantes, 4 subiram ao pódio, conquistando 2 medalhas de bronze e 2 títulos nacionais.

Integrando na sua comitiva 4 atletas em formação, estes também revelaram progressos em relação às provas anteriores, justificando a sua qualificação e o ganho de experiência e de maturidade em jogos oficiais, fundamentais para a sua evolução desportiva.

José Gonçalves / Paulo Correia (BC3) e Domingos Vieira / José Teixeira (BC4), arrecadaram pela segunda vez consecutiva, o título de Campeões Nacionais Absolutos, vencendo todos os jogos realizados perante os seus adversários.

José Gonçalves encontrou dificuldades na fase de grupos, especialmente perante a sua colega de clube, Joana Pereira, que venceu por um apertado 3-2. Nas meias finais defrontou a sua colega de seleção, e Campeã Mundial Feminina, Ana Costa (CJPII), vencendo por 6-0, e na final o atleta Luís Silva (ABLS) por 8-1.

Mais uma prova em que José Gonçalves demonstra um incontestável poder perante os seus adversários diretos, fazendo com que o Vice-Campeão Mundial possa olhar para o próximo Campeonato da Europa (agosto, na Holanda) como um cimentar da sua posição perante os melhores atletas internacionais da modalidade.

Nesta classe (BC3), a Campeã Nacional Feminina 2023, Joana Pereira / Sónia Marques, demonstrou o excelente momento de forma que alcançou, tendo disputado o bronze com Ana Costa, o qual arrecadou com extrema segurança e mestria. Realça-se que Joana Pereira demonstrou ao longo da prova uma evolução performativa que bem podia a ter levado ainda mais longe.

Também, na classe BC3, mas na 2ª Divisão, Eunice Raimundo / Amélia Carrapito, passaram a fase de grupos em 2º lugar. Nas meias finais encontraram Virgílio Ferreira (FCP), com o qual perdeu, atleta este que acabou por vencer a prova da 2ª Divisão. No entanto, não deixou escapar o bronze, na disputa do 3º lugar perante o atleta Roberto Ferreira (SFA), o qual venceu por uns esclarecedores 9-2.

Um prémio duplo para esta atleta, que viu vários, e contínuos, comprometimentos nos seus treinos e provas, fruto de problemas de saúde que impactaram seriamente na sua vida diária e desportiva.

Domingos Vieira, na classe BC4, foi, mais uma vez, um justo vencedor do Campeonato Nacional Absoluto, perante adversários que evoluíram bastante e demonstraram muita competitividade. Porém, o arsenalista, soube trazer as suas caraterísticas de exímio jogador tático, excelente colocador, e com uma força anímica contagiante, o que aliadas à sua grande experiência e postura em jogo, fazem dele um jogador de eleição, apto para os grandes desafios.

Na classe BC2, Joaquim Soares foi 6º, tal como Ivo Oliveira na classe BC5 e José Daniel Ferreira na classe BC1-2ªD. Beatriz Leite (BC1-2ªD) foi 4ª e o estreante Carlos Lopes foi 3º (BC4-2ªD).

Seguem-se, já nesta semana, dia 7 de junho, a Taça de Portugal de Boccia Sénior (+65); no dia 22 de junho o Campeonato Nacional Individual de Boccia Sénior (+65), em Torres Novas; e a prova coletiva de pares e equipas, em Santa Maria da Feira, nos dias 24 e 25 de junho.

A secção de Boccia deseja, por fim, agradecer à Associação de Paralisia Cerebral de Braga e ao Núcleo de Braga de Pais em Rede, a cedência de 2 viaturas adaptadas imprescindíveis para serem associadas à viatura adaptado do Clube, a qual já é manifestamente insuficiente para garantir o transporte das delegações às várias provas realizadas. A estas duas instituições o nosso muito obrigado por tornarem possível a participação dos atletas nesta prova. Bem hajam.

Força GVERREIROS!