4 pódios no Nacional de Pares e Equipas, em Lourosa

O Sporting Clube de Braga marcou presença no Campeonato Nacional de Pares e Equipas, que decorreu nos dias 24 e 25 de junho, no Pavilhão Desportivo da Escola António Alves Amorim, em Lourosa.

Mais uma prova em que os arsenalistas nos orgulharam pela sua prestação em campo, obtendo quatro pódios, em todas as provas em jogo, entre os quais três títulos nacionais e um terceiro lugar.

O Par BC4-BC5, constituído por Domingos Vieira e Ivo Oliveira, apoiados por José Teixeira e Fábio Oliveira, venceram todos os jogos realizados, revalidando o título nacional conquistado na época passada.

Realçamos a brilhante época realizada por Domingos Vieira, na qual obteve todos os títulos máximos em disputa na sua classe e divisão, Campeão Nacional de Pares, Campeão Nacional Absoluto, Campeão Nacional Masculino e Campeão Regional Norte.

Na divisão de Pares BC3, 2ª divisão, Luís Caravana Costa e Eunice Raimundo, acompanhados por Afonso Costa e por Amélia Carrapito, alcançaram, igualmente, o título de Campeões Nacionais.

Os minhotos venceram todos os jogos realizados no seu grupo de apuramento, bem como os jogos da fase final. Uma vitória cheia de significado para um par de atletas que tem lutado imenso contra um sem número de contrariedades de saúde e de sobre esforço pessoal e académico, e que apesar destas nunca baixou os braços mas fez destas o objetivo permanente para a sua superação.

Os agradecimentos do clube à Eunice Raimundo por ter colaborado com o seu colega Luís Caravana Costa para a sua melhor preparação para o Campeonato do Mundo de Jovens. A criação deste par teve por base a melhor preparação possível do atleta Luís Caravana Costa, ajustando o colega do par do clube à maior semelhança com o seu colega de par da seleção nacional jovem, permitindo recriar as necessidades e rotinas que o atleta irá encontrar.

Em Pares BC3, mas na 1ª Divisão, José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, acompanhados por Paulo Correia e Sónia Marques, alcançaram a segunda posição, obtendo, deste modo, o título de Vice-Campeões Nacionais.

Depois de um ciclo em que o Par BC3 bracarense se sagrou, consecutivamente, por sete vezes, Campeão Nacional, desta feita não foi possível manter essa senda de excelência. Registamos a brilhante época realizada por ambos os atletas, José Abílio Gonçalves vencendo todos os títulos máximos regionais e nacionais, e Joana Pereira revendo-se, finalmente, como uma atleta a ter em atenção, pela sua evolução, conseguindo sagrar-se Campeã Nacional Feminina e alcançando o terceiro lugar no Campeonato Nacional Absoluto.

Ao nível da equipa BC1-BC2, o SCB alcançou uma brilhante terceira posição do pódio.

A equipa, constituída por Beatriz Leite (BC1), Paulo Oliveira (BC2) e Joaquim Soares (BC2), e apoiada por Teresa Leite, conseguiu o bronze nacional com muita união e acreditar que seria possível atingir o pódio.

A felicidade dos atletas na vitória do jogo decisivo para a disputa do 3º/4º lugar revelou o quanto procuravam esta realização. De realçar a chamada ao pódio do seu treinador, Prof. André Soares, que após várias épocas na sua liderança cessa o seu percurso com estes jogadores para se dedicar, em exclusividade, à vertente sénior do clube. Um reconhecimento feito pelos seus atletas, pelo trabalho desenvolvido e pela amizade construída.

Por ultimo, destacamos a participação do atleta Carlos Lopes, apoiado por Luís Carriço, num par misto partilhado com a atleta Patrícia Dinis, da Associação Académica de Coimbra. O par misto SCB/AAC classificou-se na quarta posição, o que acabou por ser um resultado digno de realce dado o objetivo partilhado de ambos os atletas participarem como uma oportunidade de aprendizagem e de experiência, uma vez ainda serem muito recentes na modalidade, na sua primeira época de participação.

Os parabéns a ambos os “rookies” e os agradecimentos à atleta Patrícia Dinis e à secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra, na pessoa dos seu dirigente Bernardo Lopes, pela oportunidade criada e pela colaboração e partilha realizada.

Parabéns pessoal!

Campeões Nacionais Pares BC4-BC5: Ivo Oliveira – Domingos Vieira

Campeões Nacionais Pares BC3 – 2ªD

Vice-Campeões Nacionais Pares BC3

Bronze de Equipas BC1-BC2

SC Braga em Lourosa no Nacional de Pares e Equipas de Boccia

O Sporting Clube de Braga irá participar no Campeonato Nacional de Pares e Equipas de Boccia, que se vai realizar no Pavilhão Desportivo da Escola António Alves Amorim, em Lourosa.

O clube arsenalista tentará revalidar os títulos de Campeão Nacional em Pares BC3 e Pares BC4, bem como disputar o pódio ao nível das equipas.

A delegação bracarense será a seguinte:

Par BC3 – 1

José Abílio Gonçalves / Paulo Correia

Joana Pereira / Sónia Marques

Par BC3 – 2

Luís Caravana Costa / Afonso Costa

Eunice Raimundo / Amélia Carrapito

Par BC4 – 1

Domingos Vieira / José Teixeira

Ivo Oliveira / Fábio Oliveira

Par BC4 – 2 (Par Misto com a Associação Académica de Coimbra)

Carlos Lopes / Luís Carriço

Patrícia Dinis

Equipa

Joaquim Soares

Paulo Oliveira / Isabel Oliveira

Beatriz Leite / Teresa Leite

Treinadores: Luís Marta e André Soares

Gverreiros Séniores estreiam-se em provas individuais, nacionais, de Boccia

No dia 22 de junho, realizou-se a Taça de Portugal de Boccia Sénior – Individual – Jogos Santa Casa, dando-se assim por terminada mais uma época desportiva de Boccia Sénior.

Nesta competição, que decorreu no Palácio dos Desportos em Torres Novas, o Sporting Clube de Braga fez-se representar por Luís Silva, Francisco Costa e António Barroso, os quais disputaram a prova perante 64 atletas de 22 instituições/clubes de todo o país.

António Barroso, apesar de nos jogos realizados ter somado 2 vitórias e 1 derrota no seu grupo de apuramento, tendo acabado por ficar empatado entre três adversários, acabou por não passar para a fase de eliminatórias pelos critérios de desempate. Já Luís Silva e Francisco Costa passaram os seus grupos em primeiros, contabilizando 3 vitórias em 3 jogos, passando assim à fase de eliminatórias (1/16 final).

Nos 1/16 avos de final os atletas bracarenses baterem os seus adversários, passando à fase seguinte. Nesta fase, 1/8 de final, não foram felizes ao perderem para os seus adversários, mas tendo dado boas indicações nesta sua estreia em provas individuais.

Classificação (64 representantes de 22 instituições/clubes):

Francisco Costa – 9º

Luís Silva – 12º

António Barroso – 33º

Beatriz Leite e Luís Costa convocados para o Campeonato do Mundo de Boccia para Jovens

Beatriz Leite e Luís Costa, e os seus acompanhantes Teresa Leite e Afonso Costa, foram convocados para representar Portugal no 1º Campeonato do Mundo para Jovens, que irá ter lugar na Póvoa de Varzim entre os dias 08 e 14 de julho.

Os jovens arsenalistas terão a oportunidade de continuar a sua formação desportiva nesta competição internacional que acolherá as maiores esperanças mundiais da modalidade.

Para Beatriz Leite será uma estreia absoluta em provas internacionais. Já para o Campeão Nacional Jovem 2022 e Vice-Campeão Nacional Jovem 2023, Luís Costa, será a terceira vez que representará Portugal, depois de ter obtido a medalha de prata individual e a medalha de ouro nos European Para Youth Games na Itália, em 2017, e em 2022, na Finlândia, ter sido duplo medalha de ouro nos European Paralympic Youth Games.

Prova fantástica que trará a Portugal as esperanças mundiais da modalidade e dará a oportunidade para a evolução dos nossos rookies nacionais. Os nossos parabéns à PCAND, que acolherá a organização da prova e tem investido na promoção de provas regionais e nacionais para jovens, como na preparação da seleção nacional jovem, criando as bases para o desenvolvimento sustentado da modalidade e dos seus valores.

SC Braga na Taça de Portugal de Boccia Sénior (+65)

No passado dia 7 junho realizou-se a Taça de Portugal de Boccia Sénior – Equipas, em São João da Madeira, competição que contou com mais de 250 jogadores de 60 equipas.

O Sporting Clube de Braga participou com as suas duas equipas, as quais ultrapassaram a fase de grupos, mas não foram felizes nos 1/16 de final. A equipa 2 foi derrotada pela equipa da CM Maia e a equipa 1 pela equipa da CM Lousada. Desta forma, a equipa 2 terminou a prova na 17ª posição e a equipa 1 na 32ª posição.

Mais um passo no percurso de aprendizagem e de desenvolvimento destes nossos Gverreiros, ganhando experiência competitiva, fundamental para aumentar os índices de confiança e expressarem em campo os seus atributos individuais e coletivos.

Gverreiros séniores (+65) disputam a Taça de Portugal em S. João da Madeira

As equipas do SC Braga de Boccia Sénior (+65) irão disputar a Taça de Portugal no dia 07 de junho, em São João da Madeira.

Os arsenalistas são os atuais detentores da Taça de Portugal, sendo que tudo farão para darem o seu melhor de forma a dignificarem o clube.

EQUIPA 1

1.     Luís Fernandes Alves

2.     Joaquim da Silva Carvalho (CAPITÃO)

3.     Justino Pinto Ferreira Azevedo (SUB-CAPITÃO)

4.     António Oliveira da Silva

5.     António de Oliveira Morais Teixeira

EQUIPAS 2

1.    António da Silva Barroso (CAPITÃO)

2.    António Ricardo Moreira 

3.    Francisco Fernandes da Costa (SUB-CAPITÃO)

4.    Luís Fernandes da Silva

5.    Manuel Ferreira

A delegação conta ainda com o Prof. André Soares como Delegado e Treinador, Fábio Oliveira como Assistente de Treinador, Ana Felicidade e Luís Carriço como árbitros.

Gverreiros do Boccia em Coimbra: 2 títulos nacionais e 2 bronzes

O Sporting Clube de Braga esteve presente no Campeonato Nacional Absoluto de Boccia, prova que decorreu nos dias 3 e 4 de junho no Pavilhão Municipal MultiDesportos Mário Mexia, em Coimbra. Esta prova contou com a participação de 67 atletas, de 21 clubes, que conquistaram a qualificação para esta prova individual máxima do calendário nacional, das 1ª e 2ª divisões.

O clube minhoto conquistou, logo à partida, uma excelente prestação, ao qualificar praticamente todos os seus atletas. Os resultados revelaram o potencial dos atletas deste clube, sendo que dos 9 representantes, 4 subiram ao pódio, conquistando 2 medalhas de bronze e 2 títulos nacionais.

Integrando na sua comitiva 4 atletas em formação, estes também revelaram progressos em relação às provas anteriores, justificando a sua qualificação e o ganho de experiência e de maturidade em jogos oficiais, fundamentais para a sua evolução desportiva.

José Gonçalves / Paulo Correia (BC3) e Domingos Vieira / José Teixeira (BC4), arrecadaram pela segunda vez consecutiva, o título de Campeões Nacionais Absolutos, vencendo todos os jogos realizados perante os seus adversários.

José Gonçalves encontrou dificuldades na fase de grupos, especialmente perante a sua colega de clube, Joana Pereira, que venceu por um apertado 3-2. Nas meias finais defrontou a sua colega de seleção, e Campeã Mundial Feminina, Ana Costa (CJPII), vencendo por 6-0, e na final o atleta Luís Silva (ABLS) por 8-1.

Mais uma prova em que José Gonçalves demonstra um incontestável poder perante os seus adversários diretos, fazendo com que o Vice-Campeão Mundial possa olhar para o próximo Campeonato da Europa (agosto, na Holanda) como um cimentar da sua posição perante os melhores atletas internacionais da modalidade.

Nesta classe (BC3), a Campeã Nacional Feminina 2023, Joana Pereira / Sónia Marques, demonstrou o excelente momento de forma que alcançou, tendo disputado o bronze com Ana Costa, o qual arrecadou com extrema segurança e mestria. Realça-se que Joana Pereira demonstrou ao longo da prova uma evolução performativa que bem podia a ter levado ainda mais longe.

Também, na classe BC3, mas na 2ª Divisão, Eunice Raimundo / Amélia Carrapito, passaram a fase de grupos em 2º lugar. Nas meias finais encontraram Virgílio Ferreira (FCP), com o qual perdeu, atleta este que acabou por vencer a prova da 2ª Divisão. No entanto, não deixou escapar o bronze, na disputa do 3º lugar perante o atleta Roberto Ferreira (SFA), o qual venceu por uns esclarecedores 9-2.

Um prémio duplo para esta atleta, que viu vários, e contínuos, comprometimentos nos seus treinos e provas, fruto de problemas de saúde que impactaram seriamente na sua vida diária e desportiva.

Domingos Vieira, na classe BC4, foi, mais uma vez, um justo vencedor do Campeonato Nacional Absoluto, perante adversários que evoluíram bastante e demonstraram muita competitividade. Porém, o arsenalista, soube trazer as suas caraterísticas de exímio jogador tático, excelente colocador, e com uma força anímica contagiante, o que aliadas à sua grande experiência e postura em jogo, fazem dele um jogador de eleição, apto para os grandes desafios.

Na classe BC2, Joaquim Soares foi 6º, tal como Ivo Oliveira na classe BC5 e José Daniel Ferreira na classe BC1-2ªD. Beatriz Leite (BC1-2ªD) foi 4ª e o estreante Carlos Lopes foi 3º (BC4-2ªD).

Seguem-se, já nesta semana, dia 7 de junho, a Taça de Portugal de Boccia Sénior (+65); no dia 22 de junho o Campeonato Nacional Individual de Boccia Sénior (+65), em Torres Novas; e a prova coletiva de pares e equipas, em Santa Maria da Feira, nos dias 24 e 25 de junho.

A secção de Boccia deseja, por fim, agradecer à Associação de Paralisia Cerebral de Braga e ao Núcleo de Braga de Pais em Rede, a cedência de 2 viaturas adaptadas imprescindíveis para serem associadas à viatura adaptado do Clube, a qual já é manifestamente insuficiente para garantir o transporte das delegações às várias provas realizadas. A estas duas instituições o nosso muito obrigado por tornarem possível a participação dos atletas nesta prova. Bem hajam.

Força GVERREIROS!