Boccia do SC Braga em Torres Novas: 3 Títulos Nacionais e 1 Bronze

O Sporting Clube de Braga alcançou quatro pódios, dos quais três títulos nacionais, no Campeonato Nacional Masculino e Feminino, que se realizou nos dias 20 e 21 de maio no Palácio de Desportos de Torres Novas, na presença de 22 clubes.

Joana Pereira, acompanhada por Sónia Marques, alcançou o título de Campeã Nacional Feminina 2022-2023, vencendo a atleta da seleção nacional, e atual Campeã Mundial da modalidade, Ana Costa (CJPII – Fátima), numa final em que controlou o desenvolvimento do jogo desde o seu início. No quarto parcial, quando vencia por 3-1, a sua adversária ainda conseguiu levá-la a parcial de desempate (3-3), mas, Joana Pereira, manteve-se segura e dominante, voltando a controlar o parcial decisivo e assim levá-lo de vencida.

Mais um passo decisivo desta atleta, que vem demonstrando uma progressiva melhoria no seu desempenho desportivo, que lhe está a permitir manter, e superar, as lutas que vem travando com os melhores performers da sua classe, sendo certo que a nível feminino se encontra no patamar mais elevado, depois de ter evoluído consistentemente nas suas épocas iniciais nesta nova divisão. Encontra-se, neste momento, passada a fase de adaptação e de aprendizagem a esta nova classe, nos anos anteriores, definitivamente num nível de desempenho desportivo completamente diferente, sendo já uma atleta capaz de enfrentar “outros voos”.

Junta, nas duas primeiras edições desta prova, os títulos de Vice-Campeã Nacional Feminina 2021-2022 e de Campeã Nacional Feminina de 2022-2023.

Também na classe BC3, mas na divisão masculina, José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, sagrou-se Bi-Campeão Nacional Masculino. O Vice-Campeão Mundial, voltou a não dar espaço aos seus adversários, demonstrando uma competitividade extraordinária e uma quase invencibilidade nas ultimas épocas, a nível regional e a nível nacional.

Neste momento, José Abílio Gonçalves apresenta um percurso invejável, com títulos a nível regional, nacional e internacional, de forma contínua e prolongada, que o guindam a um patamar só acessível aos principais atletas nacionais e mundiais da modalidade, afirmando-se como um novo valor do Boccia, que começa, já, a fazer história.

Domingos Vieira, na classe BC4, volta a afirmar-se perante os seus adversários diretos, não deixando duvidas sobre o seu expoente perante os demais. Acompanhado por José Teixeira, Domingos Vieira venceu, e convenceu, mais uma vez, demonstrando a sua perícia técnica e a sua reconhecida mais-valia tática, nos jogos realizados, que o levaram ao título de Campeão Nacional Masculino BC4.

Na classe BC2, Joaquim Soares, acompanhado por Gilberto Silva, alcançou a medalha de bronze. Na meia final perdeu para o jogador do FC Porto, Abílio Valente, o que o relegou para a disputa do bronze perante o seu colega de clube, Paulo Oliveira, o qual também tinha perdido a meia final para Pedro Ferreira, também do FC Porto.

Relembramos que Joaquim Gonçalves era o atual detentor do título de Vice-campeão Nacional Masculino, da época transata, sendo que ao alcançar o 3º lugar nesta edição demonstra a sua consistência competitiva, entre os melhores atletas masculinos nacionais da atualidade.

Dos nove atletas que o SC Braga conseguiu qualificar para esta prova, o que por si só já foi digno de nota, os restantes participantes obtiveram registos a realçar: Paulo Oliveira (BC2) alcançou as 1/2 finais A e classificou-se em 4º lugar; Eunice Raimundo venceu as finais B (BC3), alcançando, deste modo, o 5º lugar; Ivo Oliveira, que se contava poder disputar os lugares de pódio, como habitualmente, mas não tendo sido feliz em 2 jogos foi relegado para as finais B, as quais venceu com facilidade; Beatriz Leite (BC1) que alcançou a 5ª posição; e o estreante Carlos Lopes (BC4) que teve mais uma oportunidade para aprender e evoluir, tendo ficado classificado na 8ª posição.

BRAVO GVERREIROS!

Para dia 25 deste mês, o SC Braga irá participar na Fase Final de Equipas de Boccia Sénior (+65), na Mealhada.

No mês de junho participará, nos dias 3 e 4, no Campeonato Nacional Absoluto, em Coimbra; e nos dias 24 e 25 no Campeonato Nacional de Pares e Equipas, em Santa Maria da Feira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s