Os atletas do Sporting Clube de Braga, José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, e Domingos Vieira, acompanhado por José Teixeira, participam entre 24 e 30 de abril na Taça do Mundo de Boccia, que se realiza na Arena Maurice-Richard, em Montreal (Canadá).
Perante atletas de 28 países, os arsenalistas procuram jogar uma cartada decisiva para a sua qualificação para os Jogos Paralímpicos de Paris’2024, tanto na vertente individual como na de pares, processo de qualificação que termina a 31 de dezembro do corrente ano.
José Abílio Gonçalves, Campeão Nacional e atual Vice-Campeão Mundial, e com um percurso notável nas ultimas 4 provas internacionais, onde alcançou, consecutivamente, 4 lugares de pódio, encontrará adversários de peso, como o australiano Daniel Michel (Campeão Mundial), o checo Adam Peska (Campeão Paralímpico), como Howon Jeong (Coreia do Sul – Campeão Asia-Oceania)), Grigorios Polychronidis (Grécia – Campeão Europeu), e os atletas emergentes como o britânico William Arnott ou o atleta de Hong Kong, Tak Wa Tse.
Um bom resultado nesta Taça do Mundo colocará José Abílio Gonçalves numa posição muito confortável para a qualificação individual para Paris’2024, dado que, atualmente, é o nº2 do ranking mundial BC3.
Em pares BC3, José Abílio Gonçalves jogará com Ana Costa/Celina Gameiro (CJP II), procurando repetir a boa prestação que tiveram no Challenger Internacional da Croácia, onde obtiveram a medalha de bronze. Portugal encontra-se na 12ª posição entre 36 países, com 40,5 pontos, muito perto de poder ultrapassar a Grã Bretanha (42,5), a Polónia (44,5) e o Japão (45), para entrar no Top Ten e disputar a qualificação.
O Campeão Nacional BC4, Domingos Vieira, terá uma prova dificílima, pois sendo o 33º do ranking mundial, entre 78 atletas com pontos conquistados, encontrará todos os seus adversários com um ranking superior ao seu, entre os quais Yuk Wing Leung (Hong Kong), Davor Komar (Croácia), Marco Dispaltro (Canadá), Stephen McGuire (Grã Bretanha), osbrasileiros Marcelo dos Santos e Eliseu Santos, ou ainda o alemão Boris Nicolai.
Prova, também, decisiva, para o atleta arsenalista, procurando somar pontos que permitam a subida no ranking mundial, na procura da qualificação individual, depois de ter feito uma excelente prova no Challenger Internacional da Croácia, onde foi 4º.
PAÍSES PARTICIPANTES E OUTRAS INFORMAÇÕES
Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Singapura, Perú, Holanda, México, Bélgica, Austrália, Japão, Irlanda, Hong Kong, Chéquia, Coreia do Sul, Grã Bretanha, França, Croácia, Colômbia, Canadá, Bermudas, Brasil, Grécia, Alemanha, Espanha, E.U.A., Malásia, El Salvador e Portugal.
Atletas da Seleção nacional presentes em Montreal: