No dia 21 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Ferreiros, a secção de Boccia colaborou na Prova de Aptidão Profissional (PAP) das alunas Bárbara Guerreiro e Lara, da Escola Profissional de Braga.
Cerca de 30 alunos desta instituição estiveram presentes para assistirem a uma sessão prática que visou o conhecimento e a experimentação da modalidade. Orientada pelo técnico desportivo Paulo Correia, esta sessão constou de uma aprendizagem sobre as regras fundamentais do Boccia, o conhecimento das variadas classes desportivas, a experimentação do jogo e das diferentes formas que os atletas usam para jogar, bem como experimentaram a exigência técnica da modalidade através de provas de skills.
Os alunos estiveram envolvidos nas aprendizagens orientadas pelos atletas Paulo Oliveira, José Gonçalves, Ivo Oliveira e Eunice Raimundo, apoiados pelos técnicos Isabel Oliveira, Paulo Correia e Luís Marta.
No final da sessão prática existiu um momento para abordar outras questões para além da modalidade, procurando-se perceber melhor as limitações impostas pela condição de deficiência, que ainda limita muito do acesso à prática desportiva e às atividades normais da vida diária. No entanto, reconheceu-se que esta, em sí, pode não ser uma real limitação como se verificou pelo exemplo dos atletas presentes, que para além do seu exemplo desportivo, são um exemplo nas suas conquistas académicas e profissionais.


Os parabéns da secção de Boccia às alunas Bárbara Guerreiro e à Lara pelo convite para a aplicação da sua PAP, e a todos os alunos da Escola Profissional de Braga que se deslocaram para assistir a esta ação e apoiar as suas colegas.
Terminamos, endereçando à Barbara e à Lara o convite para poderem integrar o grupo de Boccia. Cá vos aguardaremos.