Terminada a prova individual do Open Mundial de Boccia do Canadá, que decorreu no Maurice Arena, em Montreal, entre 30 de abril e 02 de maio de 2019, Portugal conquistou 3 pódios em 4 possíveis, traduzindo-se na conquista de 2 medalhas de bronze por António Marques (BC1) e Abílio Valente (BC2) e 1 medalha de prata por José Carlos Macedo (BC3).

Na classe BC1, António Marques (rank 19) revelou a sua experiência e qualidade, mais uma vez, ao alcançar a medalha de bronze perante adversários de grande valia, como Mikhail Gutnik (Rússia – Rank 4), Tomas Kral (Eslováquia – Rank 7) e José Carlos Chagas (Brasil – Rank – 5), tendo tido um percurso difícil onde teve que bater o seu colega de seleção, nos 1/4 de final, o excelente e promissor André Ramos (Rank 21).

Abílio Valente (rank 9) venceu todos os jogos realizados até às 1/2 finais onde não conseguiu superar o brasileiro Maciel Santos (rank 2). Já na discussão do 3º lugar, venceu o estreante canadiano Danik Allrad. Mais uma excelente prestação deste jogador, que já nos tem habituado a discutir os lugares mais altos de provas internacionais.

O Guerreiro do Minho, José Carlos Macedo, voltou a demonstrar a sua enorme valia no boccia nacional e internacional ao somar mais uma importante conquista, ao alcançar a medalha de prata num Open Mundial.
José Carlos Macedo venceu o seu grupo de apuramento somando 3 vitórias em 3 jogos, bem como superou o jogador da casa, Eric Bussiere, nos 1/4 de final e o brasileiro Mateus Carvalho nas 1/2 finais, num jogo decidido até à última bola. Na final, perante o checo Adam Peska, perdeu por 2-4 num jogo de elevado recorte técnico e tático, que poderia ter pendido para qualquer um dos lados.
Os resultados dos jogos da selecção portuguesa são os que se seguem:



Classificações obtidas:
BC1 – 18 atletas
3º António Marques
5º André Ramos
BC2 – 24 atletas
3º Abílio Valente
7º Cristina Gonçalves
14º Nelson Fernandes
BC3 – 24 atletas
2º José Carlos Macedo
11º Avelino Andrade
BC4 – 24 atletas
13º Manuel Cruz
17º Nuno Guerreiro
Ranking médio Portugal e seus adversários:
