José Gonçalves e José Macedo no Euro Boccia’2017

Euro Bc3_2

Irá decorrer na cidade da Póvoa de Varzim, entre os próximos dias 26 de Outubro e 1 de Novembro de 2017, o Campeonato da Europa de Boccia, organizado uma vez mais pela Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto (PCAND).

Numa fase ainda prematura do novo ciclo paralímpico, os melhores jogadores, pares e equipas europeias, irão dar o seu melhor, uns para confirmar os bons resultados obtidos nos Jogos do Rio 2016 e outros para demonstrar que estão ao mesmo nível dos melhores.

A prova contará com a participação de 112 atletas, em representação de 22 países do velho continente, nomeadamente: Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Espanha, Ilhas Faroé, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Holanda, Polónia, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Turquia, Ucrânia e, claro, Portugal.

Os atletas portugueses, e respetiva equipa técnica que constitui a seleção nacional, irão certamente procurar aproveitar o facto da prova internacional se realizar no nosso país, e numa “casa” que tão bem conhecem.

Portugal tem uma boa tradição em termos de organização e de resultados em Campeonatos da Europa. Basta recordar que na última edição, também realizada em Portugal, realizada na cidade de Guimarães em 2013, a Seleção Nacional conquistou cinco medalhas e vai querer continuar a demonstrar o seu elevado valor.

Integrados na seleção nacional, os atletas do Sporting Clube de Braga, José Gonçalves e José Carlos Macedo, acompanhados por Paulo Correia e Roberto Mateus, irão procurar renovar o título europeu de pares e o individual, que pertence a José Carlos Macedo. Portugal, em pares, irá defrontar no seu grupo do qual é cabeça de série, as seleções de França, Grã Bretanha, Espanha e Dinamarca.

Nos dias 28 e 29 será realizada a prova de pares e entre 30 de outubro e 01 de novembro a prova individual. Nos dias 26 e 27 serão realizadas as classificações e os treinos das várias seleções presentes, e no dia 27, de tarde, será realizada a cerimónia de abertura.

O site oficial da prova é o seguinte: euroboccia2017.pcand.pt

Mantenha-se informado, também, em https://bragaboccia.wordpress.com/

Póvoa de Varzim – Cidade Anfitriã

Já conhecida como a capital do Boccia, a cidade da Póvoa de Varzim apresenta características geográficas e localização muito favoráveis, aliadas a um cuidado permanente com a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. Para além destes fatores, disponibiliza os recursos pertinentes e de qualidade, na promoção e implementação destas provas de âmbito internacional.

Como evidência deste apoio da autarquia local e dos vários inúmeros voluntários, que sempre têm participado com enorme entusiasmo, é bom recordar as provas já realizadas na cidade, nomeadamente o Campeonato do Mundo (2002), Campeonatos da Europa (2005 e 2009), World Open (2014 e 2016) e Masters (2001, 2004 e 2012).

O Pavilhão Municipal da cidade da Póvoa de Varzim será, uma vez mais, o palco principal para acolher uma prova com um carácter tão importante, pois apresenta características que lhe conferem uma adaptação eficaz e a logística necessária para a realização de eventos de boccia, em particular pelo elevado grau de acessibilidade de pessoas em cadeira de rodas, mas também pela dimensão, que permite a implementação da área de competição e espaços de apoio, facilitadores de toda a organização desportiva.

Luís Caravana de Ouro e Prata em Itália

22528470_1558241474259498_950583536604591879_n

Luís Caravana, acompanhado por Afonso Costa, do Sporting Clube de Braga, conquistou duas medalhas nos European Para Youth Games’ 2017 – Boccia, que decorreram em Itália.

Com apenas 14 anos, o atleta arsenalista, em representação da seleção nacional, obteve a medalha de prata na prova individual de Boccia e o ouro na prova de pares.

Neste europeu da juventude, Luís Caravana só perdeu para o seu companheiro de seleção, Tiago Tavares do Futebol Clube do Porto, de 21 anos, numa final extremamente equilibrada que teve o resultado de 4-6. Na prova de pares, Luís Caravana e Tiago Tavares foram imbatíveis, tendo alcançado a medalha de ouro ao baterem, na final, a seleção da casa, a Itália.

Após uma época desportiva excelente na qual este jovem atleta do SC Braga alcançou, com somente 14 anos, a primeira divisão da modalidade, e na sua primeira participação oficial e federada, culmina este ano de 2017 com a sua primeira internacionalização ao mais alto nível, fazendo dele a mais jovem promessa do Boccia nacional.

22405601_1557791600971152_2294838775080930002_n

EPYG2017ingl_NEW

Luís Caravana nos European Para Youth Games – Boccia

EPYG2017ingl_NEW

Luís Caravana, atleta do Boccia do Sporting Clube de Braga, irá participar em representação de Portugal nos European Para Youth Games, que devorrerão em Liguria – Génova, Itália, de 09 a 15 de outubro.

Luís Caravana, de apenas 14 anos, do grupo de formação de Boccia do SC Braga, terá como parceiro de competição Afonso Costa, competindo na prova individual e na prova de pares, juntamente com o atleta Tiago Tavares, do Futebol Clube do Porto, de 21 anos, acompanhado por Rui Rodrigues.

IMG_2824

Uma extraordinária participação deste promissor jovem atleta do SC Braga, que na época 2016-2017 se sagrou Campeão Regional Norte da 2ª divisão nacional, 3º no Campeonato Inter-Regional da 2ª divisão, e 3º no Campeonato Nacional da 2ª divisão. Estes brilhantes resultados, na sua primeira participação oficial em provas federadas, fizeram com que atingisse a 1ª divisão para a presente época, sendo o atleta mais jovem a participar, desde sempre, a este nível mais elevado, o escalão maior do Boccia Nacional. De referir, ainda, que Luís Caravana foi o atleta da formação que obteve as melhores pontuações deste grupo na prova anual interna do SC Braga, o que lhe valeu a chamada ao grupo de competição do clube.

Portugal defrontará representantes da Eslovénia e da Itália, nos dias 12 e 13, estando reservadas as finais para o dia 14 de manhã.

As expectativas são elevadas, tanto a nível individual como de pares, pelo valor do atleta arsenalista, mas também do seu companheiro de competição, provado nas competições nacionais, nesta que será a primeira participação portuguesa na modalidade de Boccia para os escalões mais jovens.