José Carlos Macedo, atleta do Sporting Clube de Braga e da seleção nacional de Boccia, encontra-se no top 50 dos momentos mais marcantes do desporto internacional de 2013, para o Comité Paralímpico Internacional.
É o único atleta português a estar presente em tão alta referencia mundial, (http://www.paralympic.org/media-centre/top-moments-2013), ocupando a 22ª posição entre os 50 momentos que marcaram o ano, através da sua fantástica vitória no Campeonato Europeu de Boccia, onde se sagrou campeão europeu individual e de pares.
Marcado na memória de todos ficou o seu “ponto de ouro” na vitória perante o grego Gregorios Polychronidis, que correu mundo pela sua incrível execução garantindo a vitória em jogo de alto nível e tensão, quando o jogo se encontrava empatado a 5-5. (http://www.paralympic.org/feature/no-22-jose-macedo-becomes-europe-s-man-beat)
“Houve um momento antes que pensei ter perdido o jogo, mas como o jogo foi até ao desempate, a minha confiança era elevada”, disse José Carlos Macedo. “A vitória veio confirmar que eu sou o homem a bater na Europa.”
Durante todo o jogo, Macedo foi muito determinado a dar aos seus apoiantes algo para festejar. “Senti-me muito feliz com a vitória porque mostra ao meu país que sou o melhor atleta Europeu”, disse.
Macedo, 41 anos, foi eleito pelo Comité Paraolímpico Internacional (IPC) Atleta do Mês em junho pelo seu desempenho, bem como foi nomeado para os prémios Laureus de Desporto, evento a realizar no próximo ano no Rio de Janeiro (Brasil). Em 2014, José Carlos Macedo competirá em Pequim (China), no Campeonato Mundial de Boccia, onde irá enfrentar forte concorrência da Ásia e das Américas, para além dos seus opositores europeus que sabem ser não só o atleta a bater na europa, mas no mundo.