O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) celebrou, no passado dia 26 de Setembro, o seu quinto aniversário. Para assinalar a data, foram homenageados os medalhados dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, nomeadamente o atleta José Macedo e parceiro de competição, Roberto Mateus, bem como o respectivo treinador, Luís Marta, pelo bronze conquistado em boccia, competições individuais, classe BC3, atleta e técnicos do Sporting Clube de Braga.
Foram ainda homenageados, Lenine Cunha pelo bronze no salto em comprimento, atletismo, classe F20 e treinador, José Costa Pereira; e pela medalha de prata, o par boccia BC3 composto por Armando Costa, José Macedo e Luís Silva, bem como os respectivos parceiros de competição: Ricardo Neves, Roberto Mateus e Vânia Pinheiro, e ainda a treinadora e seleccionadora nacional, Helena Bastos.
No que diz respeito aos Jogos Surdolímpicos, Hélder Gomes foi homenageado pela medalha de bronze conquistada no taekwondo, categoria -80 quilos, bem como o treinador João Correia. Pela medalha de prata conquistada no judo, categoria -63 quilos, Joana Santos e o treinador, Julio Marcelino. E Hugo Passos, e respectivo treinador, David Maia, pela medalha de ouro conquistada na luta greco-romana, categoria -66 quilos.
Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, faz um balanço positivo destes cinco anos e os objectivos para o futuro são no sentido da continuidade do espírito positivo de construção de uma realidade desportiva mais inclusiva.