FALTA POUCO PARA OS JOGOS PARALÍMPICOS…
Encontramo-nos cada vez mais perto da participação nos Jogos Paralímpicos de Londres’2012.
O contingente de atletas portugueses no evento, que decorre de 29 de agosto a 09 de setembro, pode ainda aumentar caso sejam concedidos alguns dos “wild cards” solicitados pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
“Solicitámos à comissão bipartida quatro ‘wild cards’ para a natação e dois para o atletismo. Vamos ver se concedem algum”, disse à agência Lusa Carlos Lopes, chefe da missão paralímpica portuguesa.
Segundo as quotas agora divulgadas, Portugal terá direito a um total de 15 participantes nas provas de atletismo, e quatro nas provas de natação, que se juntam às já definidas para o boccia (nove) e remo (uma).
Com o aumento do grau de exigência do IPC, vão ficar fora da competição alguns atletas com mínimos A, tendo o CPP, em colaboração com as federações, definido critérios de seleção nas modalidades de natação e atletismo.
Segundo Carlos Lopes, os nomes dos atletas portugueses que vão participar nas competições de atletismo e natação devem ser conhecidos no início do mês de julho.
No boccia, Portugal terá nove atletas, alguns dos quais medalhados em Pequim2008, e estará representado no remo por Filomena Franco, que se estreou em competições paralímpicas há quatro anos.
A 14. edição dos Jogos Paralímpicos deverá juntar 4.200 atletas de 160 países e marca o regresso à competição da área da deficiência intelectual, ausente do programa paralímpico Sydney2000.
Portugal esteve representado nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 por 35 atletas, nas modalidades de atletismo, natação, boccia, remo, vela, ciclismo e hipismo, tendo conquistado sete medalhas.
Enquanto os atletas se empenham ainda mais afincadamente para aprimorar e elevar à excelência a sua prestação, outras obrigações têm de cumprir para dar notoriedade e visibilidade ao movimento paralímpico e ao cidadão com deficiência.
Encontram-se já agendados alguns eventos a saber:
– 08 de julho
Programa televisivo, em direto, na RTP 1, denominado 2Ambição Olímpica” – Lisboa
– 13 de julho
Apresentação de cumprimentos ao Sr. Presidente da República – Lisboa
Receção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures – Loures
– 28 e 29 de julho
Encontro da Missão Paralímpica Portuguesa – Lisboa
– Por agendar
Receção oferecida pelo Senhor Primeiro Ministro
Evento de apresentação da Missão Londres’2012
Mais informações sobre os Jogos Paralímpicos:
Jogos Paralímpicos na wikipédia
VIDEOS
Atletas: Greg Polychronidis, Paul Gautier, Nigel Murray, David Smith
História da participação portuguesa em Jogos Paralímpicos
O caminho dos atletas portugueses rumo aos Jogos Paralímpicos Londres 2012 tem sido uma longa etapa; de facto, este é um caminho com cerca de 30 anos.
A primeira participação oficial de Portugal em Jogos Paralímpicos deu-se em 1972, na cidade de Heidelberg da Alemanha Ocidental. Estas seriam as últimas Paralimpíadas a acolherem exclusivamente desportos dedicados a atletas em cadeiras de rodas. Após um interregno de 12 anos, a delegação portuguesa voltaria à competição nas Paralimpíadas de Nova Iorque/Stoke Mandeville 1984, realizadas pelos Estados Unidos da América e o Reino Unido. Seria a última edição dos Jogos Paralímpicos a ser realizada numa localização diferente da dos Jogos Olímpicos de Verão, como sempre acontecera até então.
O ano de 1984 marcaria também o início da participação regular de Portugal nas Paralimpíadas, contabilizando atualmente 8 participações oficiais nesta competição: Heidelberg ’72, Nova Iorque/Stoke Mandeville ’84, Seul ’88, Barcelona ’92, Atlanta ’96, Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. A caminho da sua 9ª participação em Jogos Paralímpicos, Portugal conta já com 85 medalhas conquistadas pelos seus atletas: 25 medalhas de ouro, 29 de prata e 31 de bronze.
Em média, ao longo das suas participações, Portugal tem conquistado uma medalha por cada 3 atletas, colocando o país entre a elite do desporto para pessoas com deficiência. Porém, a conquista de medalhas tem-se tornado progressivamente mais difícil, quer pela crescente qualidade dos atletas paralímpicos a nível mundial, quer pelo aumento significativo do número de países participantes nos Jogos Paralímpicos: se no ano de 1984 marcaram presença 54 países, a edição de 2008 contou já com146 comitivas.
Ao longo dos anos, a Missão Paralímpica portuguesa já marcou presença em 11 modalidades: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Basquetebol para atletas com deficiência intelectual (enquanto modalidade de demonstração em Atenas 2004), Boccia, Ciclismo, Equitação, Futebol de 7, Natação, Remo, Ténis de mesa e Vela. A participação nacional mais vasta em Jogos Paralímpicos deu-se na edição de Pequim 2008, na qual os atletas portugueses competiram em sete modalidades distintas. Em 2012, Portugal assegurou já a representação em cinco modalidades: Atletismo, Boccia, Equitação, Natação e Remo.