Época 2012-2013
JOSÉ CARLOS MACEDO BI-CAMPEÃO DA EUROPA
Terminou da melhor forma a participação do atleta do Sporting Clube de Braga, José Carlos Macedo, no EuroBoccia’2013 que se realizou entre 15 a 22 deste mês, em Guimarães.
Depois de ter obtido a medalha de ouro na divisão de pares, José Carlos Macedo obteve a segunda medalha de ouro na divisão de individuais BC3. Nas finais bateu o sueco Stephan Hogrell (1/4 de final) e a belga Kirsten De Lander (1/2 finais). A final da prova estava reservada para o grego Grigorios Polychronidis.
Na final entre os dois primeiros atletas do ranking europeu, José Carlos Macedo começou melhor o primeiro e segundo parciais, vencendo por 0-2 o primeiro e 0-2 o segundo. No terceiro parcial, perdendo por 0-4, o atleta grego arriscou e jogou a bola alvo para os 7 metros, tendo conseguido equilibrar o jogo ao vencer este parcial por 4-0. Com o jogo empatado para o último parcial, José Carlos Macedo optou por jogar curto, mas a primeira bola à bola-alvo não saiu como pretendia permitindo que o grego pudesse discutir o ponto. Num jogo de “nervos à flor da pele”, com as bolas de ambos os jogadores a tentarem o ponto, o parcial terminou com um empate por 1-1, ficando o resultado final em 5-5.
Houve necessidade de recorrer a parcial de desempate. Com os espetadores “presos” com a sua atenção no parcial de desempate, com momentos de alta tensão e emoção, e alternância na aproximação à bola alvo, o momento alto deste EuroBoccia estava reservado para a última bola de José Carlos Macedo. Com o atleta grego à frente do marcador no parcial de desempate, e com duas bolas a defender a aproximação, José Carlos Macedo arrisca um lançamento de 7 metros nas bolas de defesa do atleta grego, procurando saltar sobre estas e aproximar, o que conseguiu e colou a bola na bola alvo, fazendo saltar de alegria todo o pavilhão multiusos de Guimarães. Vitória para José Carlos Macedo, por 6-5, e a desilusão para Grigorios Polychronidis. Em terceiro lugar ficou a belga Kirsten De Laender.
Mas no EuroBoccia, Portugal conseguiu mais 2 medalhas na classe BC2, onde Fernando Ferreira e Abílio Valente disputaram a final, sorrindo a vitória ao atleta de Viseu, Fernando Ferreira.
Portugal termina este Campeonato Europeu com uma passagem brilhante dos seus jogadores, obtendo 1 medalha de ouro em pares BC3, 2 medalhas de ouro em individuais BC2 e BC3, 1 medalha de prata em equipas e 1 medalha de prata em individuais BC2.
Domingos Vieira, o também atleta do Sporting Clube de Braga não atingiu as medalhas, tal como Fernando Pereira, Pedro Clara, Cristina Gonçalves, Armando Costa e Luís Silva, apesar de todos terem conseguido ultrapassar a fase de grupos e somente terem sucumbido na fase de eliminatórias.
Terminou assim, o EuroBoccia’2013, onde estiveram presentes 135 atletas de 23 países, com arraial minhoto e uma grande celebração entre todos os participantes. A festa iniciou-se no pavilhão após a cerimónia de entrega de medalhas e dos discursos dos responsáveis pela Federação Internacional de Boccia, da comissão organizadora dos jogos, e do Presidente da Autarquia de Guimarães.
E foi em clima de grande alegria que os 23 países participantes se despediram de uma competição de elevadíssimo nível, que prova o enorme interesse que o Boccia tem revelado no continente europeu, facto que também é extensível aos demais continentes.
Parabéns Portugal, pelos resultados obtidos, pelas excelentes equipas de arbitragem e pelo excecional valor da sua capacidade organizativa.
MEDALHÁRIO DO EURO BOCCIA’2013
1º – Portugal: 3 Medalhas de Ouro; 2 Medalhas de Prata
2º – Grã Bretanha: 3 Medalhas de Ouro; 1 Medalha de Bronze
3º – Eslováquia: 1 Medalha de Ouro; 1 Medalha de Bronze
4º – Grécia: 3 Medalhas de Prata; 2 Medalha de Bronze
5º – Hungria: 1 Medalha de Prata; 1 Medalha de Bronze
6º – Holanda: 1 Medalha de Bronze
6º – Espanha: 1 Medalha de Bronze
6º – Bélgica: 1 Medalha de Bronze
PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA
Portugal venceu a Grécia na final de Pares BC3, sagrando-se Campeão da Europa.
Armando Costa, José Carlos Macedo e Luís Silva (na foto da esquerda para a direita), acompanhados por Ricardo Neves, Roberto Mateus e Vânia Pinheiro, venceram a seleção Campeã Paralímpica em Londres, de forma clara e bastante superior. Grigorios Polychorinidis e Nikolaos Pananos não conseguiram fazer frente aos portugueses nos 3 primeiros parciais, nos quais Portugal somou 7 pontos contra 0 pontos dos gregos. Com o jogo já perdido, Portugal limitou-se a gerir o resultado no último parcial tendo permitido que a Grécia pontuasse 2 pontos, pelo que o resultado final foi de 7-2.
Na discussão da medalha de bronze, a Grã Bretanha venceu a Bélgica por 3-1.
Em equipas, Portugal conseguiu mais uma medalha, a de prata, na final frente à Grã Bretanha, tendo perdido por 4-5, num jogo disputadíssimo como o prova o resultado final. A medalha de bronze de equipas foi conquistada pela Eslováquia que venceu, após parcial de desempate, a Espanha.
Em pares BC4, onde Portugal perdeu nos 1/4 de final frente à Hungria, a Grã Bretanha venceu a medalha de ouro e a Hungria ficou-se pela prata. A medalha de bronze foi para a Grécia e o 4º lugar para a República Checa.
SC BRAGA – BI-CAMPEÃO DE PORTUGAL DE BOCCIA
O Sporting Clube de Braga sagrou-se Bi-Campeão de Portugal de Boccia – Pares BC3, em Aguiar da Beira, no passado dia 01 de junho, após ter conseguido o título máximo desta especialidade na época passada em Viseu. José Carlos Macedo, Eunice Raimundo e Mário Peixoto, acompanhados por Roberto Mateus, Carla Oliveira e Alberto Peixoto, obtiveram a medalha de ouro colectiva, vencendo todos os jogos realizados. O SC Braga demonstrou uma enorme consistência no seu jogo, mantendo sempre um alto nível de eficácia no seu plano de jogo e correspondendo a todas as dificuldades que lhe criaram os seus adversários.
Em pares BC4, o Sporting Clube de Braga falhou o pódio, depois de Domingos Vieira e Joana Pereira terem ficado pela 4ª posição, numa prova vencida pelo Futebol Clube do Porto. No entanto, regista-se uma excelente prestação desportiva em todos os jogos, discutindo bola a bola a vitória nos parciais disputados, com Joana Pereira num plano de destaque.
Em equipas, Alexandrina Oliveira, Joaquim Soares e Carlos Clemente continuam a subir de forma, neste que foi o segundo ano em que o clube compete nesta divisão, ficando na 5ª posição. Depois de terem ficado a um lugar de terem conseguido o pódio no regional Norte, a equipa cresce de forma segura como o provam os excelentes resultados obtidos perante adversários tradicionalmente fortes. Em equipas, o clube vencedor foi a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.
Nesta prova máxima estiveram representados 18 pares e equipas, movimentando mais de 80 atletas e outros tantos elementos da organização, voluntários e das equipas de arbitragem.
SC BRAGA CAMPEÃO DE PORTUGAL DE BOCCIA
OLIVEIRA DE AZEMÉIS’2013
O Sporting Clube de Braga sagrou-se campeão de Portugal individual de Boccia nas classes BC3 e BC4, através dos seus atletas José Carlos Macedo e Domingos Vieira respetivamente, na prova rainha do calendário oficial da modalidade, prova que ocorreu nos dias 25 e 26 de maio, no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis.
José Carlos Macedo e Domingos Vieira venceram todos os jogos realizados nas respetivas classes. Nas finais, José Carlos Macedo bateu Armando Costa (ARDA Porto) e Domingos Vieira bateu Pedro Clara (Futebol Clube do Porto).
Estes 2 atletas internacionais do Sporting Clube de Braga confirmam assim a excelente forma desportiva que têm demonstrado nas diversas provas que já realizaram durante a época, resultados que já lhes valeram a chamada à seleção nacional para representarem Portugal no próximo Campeonato da Europa de Boccia.
Quanto aos demais atletas do clube minhoto, Alexandrina Oliveira foi eliminada nos 1/4 de final por João Pinto do Sport Clube de Espinho. Eunice Raimundo, Mário Peixoto, Joaquim Soares e Carlos Clemente não ultrapassaram a fase de grupos, apesar de terem discutido até à última bola a passagem à fase seguinte, nos seus grupos de apuramento que se revelaram extremamente fortes e competitivos.
Nesta prova estiveram presentes os 56 atletas melhor posicionados no ranking nacional da modalidade, representando 17 clubes, somente aqueles que os resultados obtidos nas últimas 3 épocas permitiram a competição ao mais alto nível individual.
FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DE BOCCIA – TOMAR
SC BRAGA CAMPEÃO PARES BC3’2013
Decorreu no pavilhão municipal de Tomar, de 19 a 21 de abril de 2013, a fase final do Campeonato Nacional de Boccia de 2013. O SC Braga esteve presente nesta prova com os seus atletas apurados na fase regional Norte e com os pares BC3 e BC4.
Na classe BC1, Carlos Clemente e Alexandrina Oliveira, não lograram ultrapassar a fase de grupos ao classificarem-se em 3º e 4º lugar, respetivamente, num grupo extremamente forte o qual foi vencido por João Paulo Fernandes (ARDA Porto – 1º) e Bernardo Lopes (AP Coimbra -2º). Bernardo Lopes acabou por se classificar na 2ª posição da geral, logo atrás de Luís Belchior (CPC) o qual parece ter regressado aos grandes resultados que se lhe conheciam no passado. António Marques (AP Coimbra) e João Paulo Fernandes, ficaram em 3º e 4º lugar respetivamente.
Na classe BC2, classe onde o SC Braga não teve atleta apurado, Abílio Valente (ARDA Porto) venceu de forma invicta e clara a competição, logo seguido de Pedro Silva (APC Lisboa) e Fernando Ferreira (APC Viseu).
Na classe BC3, José Carlos Macedo foi surpreendido por Armando Costa (ARDA Porto) nas 1/2 finais da prova, tendo sido derrotado por 1-4. No parcial decisivo (4º), José Carlos Macedo iniciou mal a colocação da sua primeira bola o que determinou dificuldades para tentar reverter o jogo quando estava a perder por 1-3. Ainda, o facto de ter “perdido” a colocação da bola alvo num dos seus parciais, criou uma vantagem ao seu adversário que não conseguiu superar. Na discussão pela medalha de bronze, José Carlos Macedo venceu claramente Carlos Paiva (AFDA – Stª Mª da Feira) por 5-0.
A prova acabou por ser vencida por Luís Silva (ABLS – Famalicão) e em segundo lugar ficou Armando Costa (ARDA – Porto).
Na classe BC4, Domingos Vieira ficou em 3º lugar. Domingos Vieira perdeu a 1/2 final com o atleta da ARDA – Porto (Fernando Pereira) por 3-5, num jogo extremamente disputado onde o vencedor foi incerto até ao final. Na discussão para o 3º lugar, o atleta do SC Braga venceu claramente Nuno Guerreiro da AP – Lisboa, por 4-1. A prova foi vencida por Fernando Pereira que venceu Pedro da Clara (FC Porto) por 10-1.
Em pares BC3, o SC Braga venceu a prova, dando como vitórias todos os jogos disputados frente aos pares apurados para esta fase final (ARDA Porto, ARDA Aveiro e APC Viseu). O par bracarense, formado por José Carlos Macedo, Eunice Raimundo e Mário Peixoto, marcou 29 pontos e sofreu somente 3, numa clara supremacia perante os seus adversários, destacando-se cada vez mais no primeiro posto do ranking nacional.
Em pares BC4, o SC Braga continua a melhorar as suas prestações prevendo-se que a evolução registada nesta época vá colher frutos muito brevemente. Assim, o par BC4 formado por Domingos Vieira e Joana Pereira conquistou a medalha de bronze frente aos fortíssimos pares do FC Porto (1º), ARDA Porto (2º) e APC Lisboa (4º).
Por último, na divisão de equipas, a APC Lisboa foi a grande vencedora, seguida da APC Viseu, SC Espinho e do Estrela e Vigorosa Sport.
Esta foi mais uma excelente jornada do Sporting Clube de Braga, pois para além de ter apurado quase todos os seus atletas e divisões colectivas, os resultados falaram também por sí.
A prova foi organizada pela PCAND, com apoio da ACRESCER – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Educativas Especiais e da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Tomar.
Veja aqui os resultados finais: Resultados Finais_Tomar 2013
Campeonato Regional Norte de Boccia BC1, 2 e 4
Resultados Finais_Vila Real_2013
Decorreu no passado fim de semana (dias 23 e 24 de março), em Vila Real, o Campeonato Nacional de Boccia da Zona Norte, no qual o SC Braga esteve presente com os atletas Carlos Clemente (BC1), Joaquim Soares (BC2), Joana Pereira (BC4), Domingos Vieira (BC4) e Alexandrina Oliveira (BC1).
Na classe BC2, Joaquim Soares venceu o seu grupo de apuramento mas não conseguiu superar o seu adversário dos 1/8 de final.
Na classe BC1, Carlos Clemente e Alexandrina Oliveira superaram a fase de grupos da respetiva classe e venceram os seus adversários dos 1/4 de final. Nos 1/4 de final, Alexandrina Oliveira jogou com João Pinto (SC Espinho), o qual não conseguiu vencer, sendo o mesmo jogador que defrontou Carlos Clemente nas 1/2 finais, levando também de vencida o jogador minhoto. Carlos Clemente disputou então os 3º/4º lugares, tendo conseguido o seu objetivo de apuramento para a fase final da prova ao ficar em 4º lugar.
Na classe BC4, Joana Pereira não conseguiu apurar-se para as finais da prova da sua classe ao ter ficado colocada num grupo de apuramento bastante forte no qual também pontificava o seu colega de clube Domingos Vieira. Domingos Vieira conseguiu o apuramento para as finais, tendo vencido os seus opositores da 1/2 final e da final. Domingos Vieira dá mais um passo seguro rumo à seleção nacional demonstrando a sua enorme consistência de jogo, sem dúvida o atleta BC4 mais forte de Portugal nas últimas 2 épocas e que nesta se perfila da mesma forma com mais este título de campeão regional Norte BC4’2013.
Assim, o SC Braga consegue apurar mais 2 atletas para a fase final do campeonato nacional (Domingos Vieira e Carlos Clemente), os quais se vão juntar a José Carlos Macedo na classe BC3 e ao par representativo do clube. Terminada a fase regional das provas nacionais, o SC Braga leva já em carteira os títulos de campeão regional norte individual das classes BC3 e BC4 e ainda de campeão regional norte de pares da classe BC3.
Campeonato Regional Norte de Boccia BC3
Decorreu no passado fim de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, o Campeonato Nacional de Boccia 2013, zona Norte, da categoria de Individuais BC3.
José Carlos Macedo, do Sporting Clube de Braga, foi o grande vencedor da prova, seguido de Armando Costa (ARDA – Porto) e de Carlos Paiva da AFDA (Vila da Feira). Mário Peixoto e Eunice Raimundo, também do Sporting Clube de Braga, ficaram na 5ª e 6ª posições. Mário Peixoto perdeu nos 1/4 de final com o seu colega de clube José Carlos Macedo por 3-4. Eunice Raimundo também quedou-se pelos 1/4 de final ao ser derrotada por Carlos Paiva da ADFA por 4-6.
A organização esteve a cargo da PCAND (Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto) e da Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013, com a colaboração da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.
Para além da competição de âmbito nacional, esta teve um papel muito importante visando a preparação de mais um evento de nível internacional, o Campeonato da Europa de Boccia 2013, a realizar no mês de junho, no mesmo Pavilhão Multiusos.
Resultados e Classificação Final da Competição
Campeonato Regional Norte de Boccia
Pares e Equipas
Realizou-se, no dia 08 de dezembro de 2012, no Pavilhão Rosa Mota, na cidade do Porto, o Campeonato Nacional de Boccia da Zona Norte, no qual estiveram presentes cerca de 72 atletas em representação de 13 clubes, nas divisões de Pares BC3, Pares BC4 e Equipas.
Na divisão de equipas (Joaquim Soares, Alexandrina Oliveira e Carlos Clemente), o SC Braga melhorou as suas prestações desportivas, nesta que foi a sua segunda participação na prova, uma aposta recente do clube que já deu frutos com um honroso 4º lugar, após ter sido batido pelo SC Espinho, somente no 6º e último parcial, num jogo extremamente disputado. De realçar a vitória da equipa no seu grupo de qualificação, inclusive perante o cabeça-de-série e vencedor final da prova, o clube da ARDA Porto.
Na divisão de pares BC4 (Joana Pereira e Domingos Vieira), o SC Braga classificou-se em 3º lugar. O par minhoto apareceu mais forte, mais consistente, denotando uma evolução competitiva que trará maiores frutos nas provas vindouras.
Em pares BC3 (Mário Peixoto, Eunice Raimundo e José Carlos Macedo), o SC Braga fez valer o seu estatuto de nº1 do ranking nacional, vencendo todos os jogos disputados, somente sofrendo pontos na 1/2 final perante um par bastante forte da CERCIAZ – Oliveira de Azeméis (3-2). Na final bateu ARDA Porto por uns concludentes 8-0.
A classificação final foi a seguinte:
Pares BC3
1º Sporting Clube de Braga
2º ARDA Porto
3º CERCIAZ – Oliveira de Azeméis
Pares BC4
1º ARDA Porto
2º Futebol Clube do Porto
3º Sporting Clube de Braga
Equipas
1º V.U. Valbom
2º Estrela e Vigorosa Sport
3º Sporting Clube de Espinho
(4º SC Braga)