Prestação extraordinária do SC Braga no Nacional de Boccia, em Coimbra: 6 medalhas e 5 títulos conquistados

O Sporting Clube de Braga alcançou uma prestação extraordinária no Campeonato Nacional de Boccia Masculino e Feminino, que se realizou nos dias 24 e 25 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra, o qual contou com os 64 atletas qualificados provenientes de 19 clubes de Portugal Continental e Ilhas.

Num fim de semana cheio de bons jogos e de alta competitividade, o clube arsenalista alcançou seis medalhas e cinco títulos nacionais, e, ainda, mais três quartos lugares.

De realçar que dos 11 atletas qualificados pelo SC Braga, a maior delegação presente, o que também constitui nota importante a registar, foram alcançadas seis medalhas, e ainda uns fantásticos quatro lugares na luta pelo bronze, e um sétimo lugar, traduzindo uma presença fortíssima do Clube.

José Abílio Gonçalves revalidou o título nacional, sagrando-se Tetra Campeão Nacional Masculino BC3. O Vice-Campeão Mundial venceu todos os jogos realizados, de forma dominadora, demonstrando o regresso a uma forma desportiva muito forte para este novo ciclo paralímpico.

Joana Pereira também conseguiu revalidar o seu título, sagrando-se Tri Campeã Nacional Feminina BC3.

A atleta internacional do SC Braga demonstrou estar comprometida com a perseguição dos mais altos padrões competitivos, tendo tido que superar vários desafios, durante a prova, para alcançar a vitória final.

Domingos Vieira, demonstrou ter voltado à forma que lhe reconhecemos, alcançando o título de Campeão Nacional Masculino BC4. Perante os seus fortes adversários, soube impor-se de forma clara percebendo-se cedo que iria chegar às finais e alcançar o título, como se veio a confirmar.

Uma das surpresas, se é que se poderia dizer que seria uma surpresa, a não ser para os seus adversários, porque era a sua estreia em provas nacionais, como o foi, esta ápoca, em provas regionais onde foi Vice-Campeã Regional Norte da 2ª divisão, Anita Costa alcançou o título de Vice Campeã Nacional Feminina BC3.

Uma estreia em grande, ao vencer o seu grupo de apuramento, tendo vencido todos os jogos até à final onde encontrou a sua colega de Clube, Joana Pereira, com a qual discutiu fortemente o título, perdendo o jogo com um resultado apertado de 1-3, demonstrativo do jogo competitivo que foi esta final.

Sem dúvida que se apresenta como mais um valor para a modalidade.

Beatriz Leite não conseguiu revalidar o título máximo alcançado na época transata, mas demonstrou ser uma das atletas femininas mais fortes a nível nacional, com o alcance do título de Vice Campeã Nacional Feminina BC1.

Ivo Oliveira, na classe BC5 Masculina, alcançou a medalha de bronze, revalidando a posição alcançada na época anterior. O atleta bracarense, atual Campeão Regional da Zona Norte demonstra consistência na presença nos lugares do pódio, estando sempre a lutar pelo título máximo.

De realçar, ainda, a prestação dos atletas Luís Caravana (BC3), Eunice Raimundo (BC3) e Joaquim Soares (BC2), os quais alcançaram as meias finais e lutaram pela medalha de bronze, tendo obtido os quartos lugares da sua divisão, como o alcance do terceiro lugar BC1 Feminino por Ana Miranda, e o sétimo lugar masculino, na classe BC4, por Carlos Lopes.

Luís Caravana fez a sua estreia num Campeonato Nacional Masculino, pois foi a primeira vez que conseguiu a qualificação, bem como a atleta Ana Miranda. Eunice Raimundo repetiu o excelente 4º lugar alcançado na época transata, nesta que foi a sua segunda participação, seguida, que conseguiu a qualificação.

Joaquim Soares melhorou a sua prestação em relação à época passada, na qual foi oitavo. Joaquim Soares obteve, até agora, quatro qualificações seguidas, tendo sido vice-campeão nacional masculino em 2022, terceiro em 2023, 8º em 2024, e agora, 4º em 2025.

Carlos Lopes, em 2023, a sua época de estreia na modalidade, obteve um 8º lugar, um 7º lugar em 2024, e agora manteve o 7º lugar em 2025. Um atleta ainda em desenvolvimento, mas que já tem mantido presença regular nestas provas nacionais.

A atleta Ana Miranda fez a sua estreia nacional nesta prova, como o foi, esta época, a sua estreia em provas individuais. Uma atleta cheia de potencial na sua classe, mas ainda muito jovem, tendo uma grande margem de progressão, o que foi visível na sua luta com as adversárias com muitos mais anos de experiência na modalidade.

Uma excelente prova dos Gverreiros do Minho.

Resultados:

Beatriz Leite: Vice Campeã Nacional Feminina BC1

Joana Pereira: Tricampeã Nacional Feminina BC3

Anita Costa: Vice-campeã Nacional Feminina BC3

José Abílio Gonçalves: Tetracampeão Nacional Masculino BC3

Domingos Vieira: Campeão Nacional Masculino BC4

Ivo Oliveira: Medalha de Bronze Masculino BC5

Luís Caravana: 4° Masculino BC3

Eunice Raimundo: 4ª Feminina BC3

Joaquim Soares: 4° Masculino BC2

Ana Miranda: 3° Feminino BC1

Carlos Lopes: 7° Masculino BC5