A atleta do Sporting Clube de Braga, Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, conquistou duas medalhas no Challenger Mundial de Boccia, que ocorreu no Centro de Treino Olímpico e Paralímpico da Finlândia, em Pajulahti, entre os dias 09 e 17 de maio, competição que contou com a presença de 77 atletas de 16 países.
Na prova individual, a bicampeã nacional feminina, Joana Pereira (12ª rank europeu), defrontou, no seu grupo de apuramento, a nº1 do ranking europeu, e nº2 do ranking mundial, a francesa, campeã da Europa, Sonia Heckel; a alemã Christine Fink (7ª rank europeu); a britânica Robin McBride (13ª rank europeu); e a finlandesa Vivi Virtanen (17ª rank europeu).
Nas meias finais, Joana Pereira defrontou a britânica Sally Kidson, (nº 5 do ranking europeu), a qual venceu, tendo alcançado a final onde voltou a defrontar a campeã da Europa, Sonia Heckel, que a bateu na disputa pela medalha de ouro.
Desta forma, a arsenalista volta a vencer a medalha de prata num Challenger Mundial, em duas provas seguidas deste novo ciclo paralímpico Los Angeles’28, a primeira no Cairo (Egito) e a segunda, agora, em Pajulahti (Finlândia).
Em pares BC3, Joana Pereira jogou com Diogo Castro, acompanhado por Rui Castro, do FC Porto, formando o par de Portugal (2º rank europeu).
Este novo par da seleção nacional, que obteve a medalha de ouro no Challenger do Cairo, obteve, desta feita, a medalha de bronze, resultado que ficou aquém das expectativas, mas fruto de uma competição aguerrida entre os países participantes.
Os parabéns à Joana Pereira, à Ana Catarina Francisco, extensíveis à Daiane Esmeri que apoiou o treino em Portugal, e a toda a equipa da seleção nacional pela prova realizado e pelos resultados alcançados.
Até ao Campeonato da Europa.








