Prestação extraordinária do SC Braga no Nacional de Boccia, em Coimbra: 6 medalhas e 5 títulos conquistados

O Sporting Clube de Braga alcançou uma prestação extraordinária no Campeonato Nacional de Boccia Masculino e Feminino, que se realizou nos dias 24 e 25 de maio, no Pavilhão Mário Mexia, em Coimbra, o qual contou com os 64 atletas qualificados provenientes de 19 clubes de Portugal Continental e Ilhas.

Num fim de semana cheio de bons jogos e de alta competitividade, o clube arsenalista alcançou seis medalhas e cinco títulos nacionais, e, ainda, mais três quartos lugares.

De realçar que dos 11 atletas qualificados pelo SC Braga, a maior delegação presente, o que também constitui nota importante a registar, foram alcançadas seis medalhas, e ainda uns fantásticos quatro lugares na luta pelo bronze, e um sétimo lugar, traduzindo uma presença fortíssima do Clube.

José Abílio Gonçalves revalidou o título nacional, sagrando-se Tetra Campeão Nacional Masculino BC3. O Vice-Campeão Mundial venceu todos os jogos realizados, de forma dominadora, demonstrando o regresso a uma forma desportiva muito forte para este novo ciclo paralímpico.

Joana Pereira também conseguiu revalidar o seu título, sagrando-se Tri Campeã Nacional Feminina BC3.

A atleta internacional do SC Braga demonstrou estar comprometida com a perseguição dos mais altos padrões competitivos, tendo tido que superar vários desafios, durante a prova, para alcançar a vitória final.

Domingos Vieira, demonstrou ter voltado à forma que lhe reconhecemos, alcançando o título de Campeão Nacional Masculino BC4. Perante os seus fortes adversários, soube impor-se de forma clara percebendo-se cedo que iria chegar às finais e alcançar o título, como se veio a confirmar.

Uma das surpresas, se é que se poderia dizer que seria uma surpresa, a não ser para os seus adversários, porque era a sua estreia em provas nacionais, como o foi, esta ápoca, em provas regionais onde foi Vice-Campeã Regional Norte da 2ª divisão, Anita Costa alcançou o título de Vice Campeã Nacional Feminina BC3.

Uma estreia em grande, ao vencer o seu grupo de apuramento, tendo vencido todos os jogos até à final onde encontrou a sua colega de Clube, Joana Pereira, com a qual discutiu fortemente o título, perdendo o jogo com um resultado apertado de 1-3, demonstrativo do jogo competitivo que foi esta final.

Sem dúvida que se apresenta como mais um valor para a modalidade.

Beatriz Leite não conseguiu revalidar o título máximo alcançado na época transata, mas demonstrou ser uma das atletas femininas mais fortes a nível nacional, com o alcance do título de Vice Campeã Nacional Feminina BC1.

Ivo Oliveira, na classe BC5 Masculina, alcançou a medalha de bronze, revalidando a posição alcançada na época anterior. O atleta bracarense, atual Campeão Regional da Zona Norte demonstra consistência na presença nos lugares do pódio, estando sempre a lutar pelo título máximo.

De realçar, ainda, a prestação dos atletas Luís Caravana (BC3), Eunice Raimundo (BC3) e Joaquim Soares (BC2), os quais alcançaram as meias finais e lutaram pela medalha de bronze, tendo obtido os quartos lugares da sua divisão, como o alcance do terceiro lugar BC1 Feminino por Ana Miranda, e o sétimo lugar masculino, na classe BC4, por Carlos Lopes.

Luís Caravana fez a sua estreia num Campeonato Nacional Masculino, pois foi a primeira vez que conseguiu a qualificação, bem como a atleta Ana Miranda. Eunice Raimundo repetiu o excelente 4º lugar alcançado na época transata, nesta que foi a sua segunda participação, seguida, que conseguiu a qualificação.

Joaquim Soares melhorou a sua prestação em relação à época passada, na qual foi oitavo. Joaquim Soares obteve, até agora, quatro qualificações seguidas, tendo sido vice-campeão nacional masculino em 2022, terceiro em 2023, 8º em 2024, e agora, 4º em 2025.

Carlos Lopes, em 2023, a sua época de estreia na modalidade, obteve um 8º lugar, um 7º lugar em 2024, e agora manteve o 7º lugar em 2025. Um atleta ainda em desenvolvimento, mas que já tem mantido presença regular nestas provas nacionais.

A atleta Ana Miranda fez a sua estreia nacional nesta prova, como o foi, esta época, a sua estreia em provas individuais. Uma atleta cheia de potencial na sua classe, mas ainda muito jovem, tendo uma grande margem de progressão, o que foi visível na sua luta com as adversárias com muitos mais anos de experiência na modalidade.

Uma excelente prova dos Gverreiros do Minho.

Resultados:

Beatriz Leite: Vice Campeã Nacional Feminina BC1

Joana Pereira: Tricampeã Nacional Feminina BC3

Anita Costa: Vice-campeã Nacional Feminina BC3

José Abílio Gonçalves: Tetracampeão Nacional Masculino BC3

Domingos Vieira: Campeão Nacional Masculino BC4

Ivo Oliveira: Medalha de Bronze Masculino BC5

Luís Caravana: 4° Masculino BC3

Eunice Raimundo: 4ª Feminina BC3

Joaquim Soares: 4° Masculino BC2

Ana Miranda: 3° Feminino BC1

Carlos Lopes: 7° Masculino BC5

SC Braga no Campeonato Nacional de Boccia Masculino e Feminino, em Coimbra

Nos dias 24 e 25 de maio, o Sporting Clube de Braga irá estar presente no Campeonato Nacional de Boccia Masculino e Feminino, que se realiza no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, prova que contará com 64 atletas que se apuraram pelos resultados em provas e pela pontuação no ranking, provenientes de 19 clubes do Continente e Ilhas.

Os Gverreiros do Boccia procuram a revalidação dos títulos de campeões nacionais individuais femininos nas classes BC1 e BC3, como de masculinos na classe BC3, e ainda de luta pelos títulos nas classes BC4 e BC5 masculinas.

Atletas presentes:

BC1 – Feminino

Ana Miranda e Beatriz Leite

BC2 – Masculino

Joaquim Soares

BC3 – Feminino

Anita Costa, Eunice Raimundo e Joana Pereira

BC3 Masculino

José Abílio Gonçalves e Luís Costa

BC4 Masculino

Carlos Lopes e Domingos Vieira

BC5 Masculino

Ivo Oliveira

SC Braga na Fase Final do Campeonato Nacional de Equipas – Boccia Sénior em Vila Nova de Poiares

O SC Braga participou na Fase Final do Campeonato Nacional de Equipas – Boccia Sénior, qualificando duas das suas três equipas, para a prova coletiva mais importante da época, numa prova que contou com 32 equipas a disputar o título de Campeão Nacional.

As equipas arsenalistas destacaram-se na fase de grupos, como a segunda e a terceira equipas com mais pontos marcados (41 e 36), além de serem a terceira e quarta equipas com menos pontos sofridos.

Apesar de terem demonstrado um forte domínio perante os seus adversários da fase de grupos, ambas as equipas acabaram por não ser felizes nos 1/8 final, perdendo um dos jogos por um ponto e outro por dois, o que as arredou do objetivo de atingirem a luta pelo pódio e pelo título nacional.

O SC Braga continua na sua trajetória de desenvolvimento desta área competitiva, desde que em 2021-2022 abraçou esta participação, ainda recente mas já com a conquista coletiva-equipas de uma Taça de Portugal na época de estreia, de um título de vice-campeão regional norte 23/24 e de campeão regional norte de 24/25, para além dos títulos individuais de campeão regional da 1a liga em 23/24 e da 2a liga em 24/25, como de campeão nacional da 2a liga em 24/25.

Joana Pereira conquista duas medalhas no Challenger Mundial de Boccia, na Finlândia

A atleta do Sporting Clube de Braga, Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, conquistou duas medalhas no Challenger Mundial de Boccia, que ocorreu no Centro de Treino Olímpico e Paralímpico da Finlândia, em Pajulahti, entre os dias 09 e 17 de maio, competição que contou com a presença de 77 atletas de 16 países.

Na prova individual, a bicampeã nacional feminina, Joana Pereira (12ª rank europeu), defrontou, no seu grupo de apuramento, a nº1 do ranking europeu, e nº2 do ranking mundial, a francesa, campeã da Europa, Sonia Heckel; a alemã Christine Fink (7ª rank europeu); a britânica Robin McBride (13ª rank europeu); e a finlandesa Vivi Virtanen (17ª rank europeu).

Nas meias finais, Joana Pereira defrontou a britânica Sally Kidson, (nº 5 do ranking europeu), a qual venceu, tendo alcançado a final onde voltou a defrontar a campeã da Europa, Sonia Heckel, que a bateu na disputa pela medalha de ouro.

Desta forma, a arsenalista volta a vencer a medalha de prata num Challenger Mundial, em duas provas seguidas deste novo ciclo paralímpico Los Angeles’28, a primeira no Cairo (Egito) e a segunda, agora, em Pajulahti (Finlândia).

Em pares BC3, Joana Pereira jogou com Diogo Castro, acompanhado por Rui Castro, do FC Porto, formando o par de Portugal (2º rank europeu).

Este novo par da seleção nacional, que obteve a medalha de ouro no Challenger do Cairo, obteve, desta feita, a medalha de bronze, resultado que ficou aquém das expectativas, mas fruto de uma competição aguerrida entre os países participantes.

Os parabéns à Joana Pereira, à Ana Catarina Francisco, extensíveis à Daiane Esmeri que apoiou o treino em Portugal, e a toda a equipa da seleção nacional pela prova realizado e pelos resultados alcançados.

Até ao Campeonato da Europa.

Joana Pereira já se encontra na Finlândia, para competir no Challenger Mundial de Boccia

A bracarense Joana Pereira, Bicampeã Nacional Feminina, acompanhada por Ana Catarina Francisco, já se encontra em Pajulahti, na Finlândia, para competir no Boccia World Challenger, que tem lugar até ao dia 17 de maio.

A prova que se realiza no Centro de Treino Olímpico e Paralímpico Finlandês, no Pajulahti Campus do Sport Institute of Three Campuses, conta com a participação de 77 atletas de 16 países (Bélgica; Croácia; República Checa; Finlândia; França; Alemanha; Grã Bretanha; Grécia; Hungria; Israel; Itália; Holanda; Eslováquia; Suécia, Ucrânia; e Portugal).

Calendarização da prova

09-05: Chegada das delegações e acreditação

10-05: Classificação e verificação de equipamentos. Cerimónia de abertura.

11-05 a 16-05: Competição

16-05: Cerimónia de encerramento

17-05: Partida das delegações

Informações

Site oficial: https://bocciachallenger.fi/

Seleção Nacional de Boccia estagiou com os Gverreiros do Minho

A Seleção Nacional de Boccia estagiou, entre os dias 3 e 6 de maio, na AMCO Arena do Sporting Clube de Braga, com vista à sua preparação final para a participação no Boccia World Challenger de Pajuhlati, na Finlândia, que decorre entre 9 e 17 de maio.

Em 4 dias de preparação intensa, a seleção nacional usufruiu das fantásticas condições de uma instalação desportiva de excelência, como o pavilhão das modalidades do SC Braga, testando, e afinando, toda a delegação para a prova que se avizinha, com a colaboração dos atletas e técnicos do Clube.

Os Gverreiros do Minho desejam aos Gverreiros Lusitanos a maior sorte para a sua participação neste Challenger Mundial, com especial carinho para a Gverreira Bracarense Joana Pereira, e sua acompanhante Ana Catarina Francisco, integradas na comitiva nacional.

A todos que colaboraram neste estágio, manifestamos os nossos agradecimentos, esperando que o mesmo tenha cumprido com a melhor preparação para a nossa seleção e para a obtenção dos resultados desejados.