José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, na classe BC3, venceu a Taça do Mundo de Boccia 2024, em evento que decorreu na cidade da Póvoa de Varzim.
O Gverreiro do Minho teve de defrontar, na meia final e final, o campeão europeu, o grego Grigorios Polychronidis, e o campeão paralímpico, o checo Adam Peska, respetivamente, demonstrando um excelente domínio e consistência no seu jogo, perante a elite mundial da modalidade, confirmando os seus créditos como um dos fortes candidatos a vencer as próximas paralimpíadas, em Paris.
O Vice-Campeão Mundial, Tricampeão Nacional Masculino e Tricampeão Nacional Absoluto, guindou a bandeira nacional ao mais elevado mastro, e fez soar a “portuguesa”, perante o muito público presente no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
O arsenalista tem-se afirmado como um dos atletas mais relevantes da modalidade a nível internacional, não só pelas conquistas relevantes que tem evidenciado desde que ganhou lugar regular na seleção nacional, mas ainda pela consistência nas classificações obtidas, sendo que em praticamente todas as provas, desde 2022, sempre passou a fase de grupos, discutindo nos 1/4 de final a passagem às finais.
Apesar de uma época extremamente difícil, em vários planos, José Abílio Gonçalves demonstrou, para além do talento e competência, ainda, uma enorme capacidade de superação, de resiliência e de sacrifício, somente reservado a muito poucos, o que indicia a sua apetência para estar na alta-competição, no topo da elite mundial da modalidade.
O Clube parabeniza, também, o seu operador de calha, Paulo Correia, exatamente com os mesmos predicados aludidos a José Abílio Gonçalves, pela sua brilhante prestação e pela sua capacidade e competência de elite, que proporciona ao seu atleta as condições ideais para atingirem os resultados alcançados.
A atleta da freguesia de S. Pedro D’Este, Joana Pereira, obteve, igualmente, uma prestação brilhante nesta prova, na classe BC3, dada a sua pouca experiência internacional, e com pouca regularidade, dado que foi somente a terceira prova internacional em que participou, depois de ter participado na World Cup de 2022 (Portugal) e na Boccia International Cup, também em 2022 (Croácia).
Aproveitando esta oportunidade, a Bicampeã Nacional Feminina, realizou uma prova muito boa ao passar em segundo lugar do seu grupo de qualificação, somente perdendo para a atleta de Hong Kong, Yuen Kei Ho, número 2 do ranking mundial, e vencendo a experiente atleta sueca Maria Bjurstrom (nº 14 do ranking mundial e 3ª classificada no Campeonato da Europa), vencendo, também, a nova promessa polaca, Margorzata Perlinska (nº 25 de ranking mundial, 1ª classificada no World Boccia Challenger de Poznan’2024; 1ª classificada no Word Open de Zagreb’2023; 2ª classificada no World Open de Poznan’2023 e 2022).
Nos quartos de final, Joana Pereira defrontou a atleta brasileira Evelyn de Oliveira, número 4 do ranking mundial (Vencedora dos Campeonatos Parapan da América; 2ª classificada na Taça do Mundo de São Paulo), atleta que acabou por vencer a prova. Joana Pereira disputou o jogo até ao ultimo parcial, estando a vencer por 3-2 até esse momento em que a atleta brasileira reverteu o resultado a seu favor (3-4).
Os parabéns à atleta como à sua operadora de calha, Ana Catarina Francisco, que apesar da sua pouca experiência e estreia absoluta em provas internacionais, revelou um enorme potencial e capacidade para estar nos mais elevados patamares da modalidade, possibilitando o crescimento de Joana Pereira e a sua afirmação definitiva.
Prestação brilhante dos atletas arsenalistas, José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, e seus acompanhantes Paulo Correia e Ana Catarina Francisco, aos quais o Clube deseja dar os parabéns, com enorme Orgulho.





