Bracarenses Joana Pereira e José Gonçalves na Taça do Mundo de Boccia

Realiza-se de 9 a 15 de julho, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, a Taça do Mundo de Boccia, envolvendo cerca de 400 agentes, entre atletas, treinadores, técnicos, acompanhantes, árbitros, classificadores, parceiros, voluntários e organização.

Estarão presentes 89 atletas em representação de 25 países: Argentina, Azerbaijão, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Checa, Grã-Bretanha, Grécia, Hong Kong (China), Hungria, Irlanda, Israel, Países Baixos, Polónia, Portugal, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Tailândia e Ucrânia.

Nas várias divisões individuais e coletivas, a prova contará com inúmeros atletas de elevado índice competitivo, os melhores no ranking mundial, representando uma ultima derradeira prova de apuramento técnico e tático para os próximos Jogos Paralímpicos de Paris.

O Sporting Clube de Braga contará com o seu atleta já qualificado para a estreia nos Jogos Paralímpicos, José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, e ainda com Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, que competirão na classe BC3.

Luís Caravana vence prova BC3 do IX Campeonato SC Braga de Boccia 23-24

Luís Caravana, acompanhado por Afonso Costa e Ana Rita Barbosa, foi o grande vencedor da 9ª edição da prova BC3 do Campeonato SC Braga de Boccia da época 23-24.

A prova decorreu em três voltas, cada uma com valor crescente para a pontuação e classificação final, durante toda a época, como uma forma de os atletas, e a equipa técnica, poderem ir avaliando as suas aquisições e competências, adequando os treinos às necessidades que se forem revelando. Para além da pontuação por vitória em jogo, a prova prevê, ainda, a valorização das vitórias em cada parcial como de cada ponto marcado, sendo que cada jogo tem uma pontuação final particular, que reflete esta valorização.

Sendo que Luís Caravana e Joana Pereira ficaram empatados na pontuação final da prova, ambos com 14,5 pontos, teve-se de recorrer ao regulamento para fazer o desempate na classificação final. No seu artigo 8º, ponto 2, prevê-se o desempate pelos critérios oficiais constantes no Manual de Competição da modalidade, pelo que foi realizado o desempate pelo primeiro critério, número total de vitórias, e assim Luís Caravana levou a melhor com 10 vitórias perante as 8 vitórias de Joana Pereira.

Na terceira posição ficou Eunice Raimundo, e nas duas ultimas posições as “rookies” Diana Moreira e Anita Costa, no quarto e quinto lugares respetivamente.

Para além desta prova para o grupo BC3, o Campeonato SC Braga de Boccia inclui, ainda, as provas para os grupos BC1 e BC2, BC4 e BC5 e Séniores.