Joana Pereira de Prata e Ouro, no Cairo

Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, obteve uma excelente prestação no Cairo Boccia World Challenger que decorreu entre 16 e 22 de julho, no Egipto.

Joana Pereira, a competir, na classe BC3, individualmente e em pares, obteve as medalhas de prata individual e de ouro em pares (juntamente com Diogo Castro, acompanhado por Rui Castro).

Na prova individual, Joana Pereira alcançou a final, na qual teve de se bater com a atleta indiana Anjali Devi, ficando com a medalha de prata. Em pares, a representar Portugal, alcançou a primeira posição e a respetiva medalha de ouro, vencendo o Kuwait, a Índia, o Egito, a Arábia Saudita e a África do Sul.

Depois de uma prova na World Boccia Cup (Póvoa de Varzim), também com uma participação brilhante, Joana Pereira e Ana Catarina Francisco firmam com prata e ouro o seu percurso desportivo internacional, com estas duas primeiras medalhas de nível mundial.

MUITOS PARABÉNS, GVERREIRAS!

Joaquim Carvalho, Tricampeão SC Braga do Grupo Boccia Sénior 23-24

Concluída a prova dos atletas do SCB, do Grupo Boccia Sénior, relativa ao IX Campeonato SC Braga de Boccia, o grande vencedor foi Joaquim Carvalho, o qual se sagra Tricampeão do Campeonato SC Braga, do Grupo Boccia Sénior’23-24.

Nas restantes posições do pódio, Luís Alves e Luís Silva, segundo e terceiros classificados respetivamente, confirmam a sua capacidade desportiva. Luís Silva repetindo o pódio (época anterior em 2º e agora em 3º), e Luís Alves demonstrando uma grande regularidade nas posições cimeiras, sendo que repete o 2º lugar obtido na época 2021-2022.

Ainda, na primeira metade da tabela, encontramos Francisco Costa que obteve a 4ª posição, o qual tem demonstrado uma enorme regularidade na luta pelos melhores lugares, repetindo a classificação obtida nas duas ultimas épocas (4º em ambas e na atual). No final da primeira metade da tabela (5º), Manuel Ferreira fez um grande progresso nesta sua segunda presença na prova, subindo da 9ª posição (22-23) para a 5ª posição nesta época (23-24).

O ranking dos resultados obtidos pelos atletas de Boccia Sénior espelha, na quase totalidade, a expressão das classificações obtidas nesta prova atual, sendo que encontramos Joaquim Carvalho a liderar, de forma expressiva, este ranking, e Luís Alves (2º) e Luís Silva (3º) muito próximos entre si, logo a seguir.

Com mais de 10 pontos no ranking, e na primeira metade da tabela, encontramos Francisco Costa (4º) e António Barroso (5º). Numa terceira linha de resultados verificamos Manuel Ferreira (7,0) e António Silva (6,5) separados somente por 0,5 pts, e com, somente, duas épocas em que participaram, pelo que não têm pontos a considerar em 2021-2022. Já Justino Azevedo (6,2) encontra-se nesta terceira linha classificativa, mas com mais uma época a considerar que os seus colegas abordados anteriormente.

Joana Pereira já se encontra no Cairo para participar no World Boccia Challenger

Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, participa no Cairo World Boccia Challenger (Egipto), entre os dias 16 e 22 de julho, onde, a atleta bracarense, de S. Pedro D’Este, competirá nas provas individuais BC3 e de Pares BC3.

A prova será realizada no Hassan Moustafa Sports Hall, no Cairo. Participam 53 atletas do Egipto, Índia, África do Sul, Kuwait, Arábia Saudita, Ucrânia, Marrocos, Itália, Uzbequistão, Taiwan, Emiratos Árabes Unidos, e Portugal.

A prova individual inicia-se a 18 de julho e a prova de pares no dia 20 de julho.

Força Joana. Força Ana Catarina.

José Abílio Gonçalves vence Taça do Mundo de Boccia. Joana Pereira brilhante, também!

José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, na classe BC3, venceu a Taça do Mundo de Boccia 2024, em evento que decorreu na cidade da Póvoa de Varzim.

O Gverreiro do Minho teve de defrontar, na meia final e final, o campeão europeu, o grego Grigorios Polychronidis, e o campeão paralímpico, o checo Adam Peska, respetivamente, demonstrando um excelente domínio e consistência no seu jogo, perante a elite mundial da modalidade, confirmando os seus créditos como um dos fortes candidatos a vencer as próximas paralimpíadas, em Paris.

O Vice-Campeão Mundial, Tricampeão Nacional Masculino e Tricampeão Nacional Absoluto, guindou a bandeira nacional ao mais elevado mastro, e fez soar a “portuguesa”, perante o muito público presente no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

O arsenalista tem-se afirmado como um dos atletas mais relevantes da modalidade a nível internacional, não só pelas conquistas relevantes que tem evidenciado desde que ganhou lugar regular na seleção nacional, mas ainda pela consistência nas classificações obtidas, sendo que em praticamente todas as provas, desde 2022, sempre passou a fase de grupos, discutindo nos 1/4 de final a passagem às finais.

Apesar de uma época extremamente difícil, em vários planos, José Abílio Gonçalves demonstrou, para além do talento e competência, ainda, uma enorme capacidade de superação, de resiliência e de sacrifício, somente reservado a muito poucos, o que indicia a sua apetência para estar na alta-competição, no topo da elite mundial da modalidade.

O Clube parabeniza, também, o seu operador de calha, Paulo Correia, exatamente com os mesmos predicados aludidos a José Abílio Gonçalves, pela sua brilhante prestação e pela sua capacidade e competência de elite, que proporciona ao seu atleta as condições ideais para atingirem os resultados alcançados.

A atleta da freguesia de S. Pedro D’Este, Joana Pereira, obteve, igualmente, uma prestação brilhante nesta prova, na classe BC3, dada a sua pouca experiência internacional, e com pouca regularidade, dado que foi somente a terceira prova internacional em que participou, depois de ter participado na World Cup de 2022 (Portugal) e na Boccia International Cup, também em 2022 (Croácia).

Aproveitando esta oportunidade, a Bicampeã Nacional Feminina, realizou uma prova muito boa ao passar em segundo lugar do seu grupo de qualificação, somente perdendo para a atleta de Hong Kong, Yuen Kei Ho, número 2 do ranking mundial, e vencendo a experiente atleta sueca Maria Bjurstrom (nº 14 do ranking mundial e 3ª classificada no Campeonato da Europa), vencendo, também, a nova promessa polaca, Margorzata Perlinska (nº 25 de ranking mundial, 1ª classificada no World Boccia Challenger de Poznan’2024; 1ª classificada no Word Open de Zagreb’2023; 2ª classificada no World Open de Poznan’2023 e 2022).

Nos quartos de final, Joana Pereira defrontou a atleta brasileira Evelyn de Oliveira, número 4 do ranking mundial (Vencedora dos Campeonatos Parapan da América; 2ª classificada na Taça do Mundo de São Paulo), atleta que acabou por vencer a prova. Joana Pereira disputou o jogo até ao ultimo parcial, estando a vencer por 3-2 até esse momento em que a atleta brasileira reverteu o resultado a seu favor (3-4).

Os parabéns à atleta como à sua operadora de calha, Ana Catarina Francisco, que apesar da sua pouca experiência e estreia absoluta em provas internacionais, revelou um enorme potencial e capacidade para estar nos mais elevados patamares da modalidade, possibilitando o crescimento de Joana Pereira e a sua afirmação definitiva.

Prestação brilhante dos atletas arsenalistas, José Abílio Gonçalves e Joana Pereira, e seus acompanhantes Paulo Correia e Ana Catarina Francisco, aos quais o Clube deseja dar os parabéns, com enorme Orgulho.

Fraião conquista Taça da Liga Boccia Sénior Braga 2024

Na disputa da Taça da liga Boccia Sénior Braga 2024, a equipa que representa a JF de Fraião foi a mais regular e conseguiu conquistar a tão desejada Taça, após um dia de intensa atividade, competitividade, alegria, convívio, celebração. Foram momentos de partilha muito bem passados pelos seniores do concelho de Braga que, no Pavilhão Municipal de Ferreiros, deram por encerrada a temporada sócio desportiva e deram também o seu melhor para tentarem terminar a época com a celebração da conquista de um troféu.

As equipas de Fraião e Ferreiros, vencedoras da edição 2023, deram um autêntico espetáculo, tendo o jogo assumido várias alternâncias de vantagem entre parciais, proporcionando desta maneira aos vários entusiastas da modalidade que decidiram permanecer no pavilhão após terem sido eliminados da prova, momentos de alguma incerteza e ansiedade sobre quem seria o vencedor do troféu.

Bracarenses Joana Pereira e José Gonçalves na Taça do Mundo de Boccia

Realiza-se de 9 a 15 de julho, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, a Taça do Mundo de Boccia, envolvendo cerca de 400 agentes, entre atletas, treinadores, técnicos, acompanhantes, árbitros, classificadores, parceiros, voluntários e organização.

Estarão presentes 89 atletas em representação de 25 países: Argentina, Azerbaijão, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Checa, Grã-Bretanha, Grécia, Hong Kong (China), Hungria, Irlanda, Israel, Países Baixos, Polónia, Portugal, Singapura, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Tailândia e Ucrânia.

Nas várias divisões individuais e coletivas, a prova contará com inúmeros atletas de elevado índice competitivo, os melhores no ranking mundial, representando uma ultima derradeira prova de apuramento técnico e tático para os próximos Jogos Paralímpicos de Paris.

O Sporting Clube de Braga contará com o seu atleta já qualificado para a estreia nos Jogos Paralímpicos, José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, e ainda com Joana Pereira, acompanhada por Ana Catarina Francisco, que competirão na classe BC3.

Luís Caravana vence prova BC3 do IX Campeonato SC Braga de Boccia 23-24

Luís Caravana, acompanhado por Afonso Costa e Ana Rita Barbosa, foi o grande vencedor da 9ª edição da prova BC3 do Campeonato SC Braga de Boccia da época 23-24.

A prova decorreu em três voltas, cada uma com valor crescente para a pontuação e classificação final, durante toda a época, como uma forma de os atletas, e a equipa técnica, poderem ir avaliando as suas aquisições e competências, adequando os treinos às necessidades que se forem revelando. Para além da pontuação por vitória em jogo, a prova prevê, ainda, a valorização das vitórias em cada parcial como de cada ponto marcado, sendo que cada jogo tem uma pontuação final particular, que reflete esta valorização.

Sendo que Luís Caravana e Joana Pereira ficaram empatados na pontuação final da prova, ambos com 14,5 pontos, teve-se de recorrer ao regulamento para fazer o desempate na classificação final. No seu artigo 8º, ponto 2, prevê-se o desempate pelos critérios oficiais constantes no Manual de Competição da modalidade, pelo que foi realizado o desempate pelo primeiro critério, número total de vitórias, e assim Luís Caravana levou a melhor com 10 vitórias perante as 8 vitórias de Joana Pereira.

Na terceira posição ficou Eunice Raimundo, e nas duas ultimas posições as “rookies” Diana Moreira e Anita Costa, no quarto e quinto lugares respetivamente.

Para além desta prova para o grupo BC3, o Campeonato SC Braga de Boccia inclui, ainda, as provas para os grupos BC1 e BC2, BC4 e BC5 e Séniores.