Joana Pereira convocada para o World Boccia Challenger, no Cairo (Egipto)

A bicampeã nacional Joana Pereira foi convocada para o World Boccia Challenger, que se irá realizar na cidade do Cairo (Egipto), entre os dias 16 e 22 de julho.

A atleta bracarense será acompanhada por Ana Catarina Francisco. As atletas bracarenses participarão integradas na seleção nacional de Boccia, competindo na divisão individual BC3 e em pares BC3.

Academia Sénior Dr. Egas Moniz é a Campeã da Liga Elite Boccia Sénior Braga 23/24

A Academia Sénior Dr. Egas Moniz, em representação da Junta de Freguesia (JF) de Nogueiró, arrecadou o título de Campeã da Liga Elite, após a conclusão da 3.ª volta, realizada no Pavilhão Municipal de Ferreiros. A equipa da JF de Santo Estêvão, sagrou-se vice-campeã. Na terceira posição, a escassos 3 pontos de diferença, ficou a JF de Fraião.

Numa discussão muito equilibrada pela quarta posição, ficou a JF de Palmeira que, pela diferença mínima de 1 ponto sobre a JF de São Vicente e de 2 pontos da JF de Ferreiros, assegurou a permanência nesta Liga. As JF de Ferreiros e São Vicente serão despromovidas à Primeira Liga na próxima temporada.

A JF de Mire de Tibães e a JF de Lomar, respetivamente, campeã e vice-campeã da Primeira Liga Boccia Sénior Braga 2023/24, irão subir à Liga Elite na próxima temporada.

De forma a evoluir para novos conceitos na próxima temporada, que permitam acompanhar a evolução dos atletas e aumentar a qualidade e diversidade na oferta do Programa, realizou-se a título experimental a Final Six da Primeira Liga Boccia Sénior.

A Final Six colocou em confronto direto as equipas, que se classificaram no final das duas voltas nas 6 primeiras posições da Primeira Liga, num sistema competitivo de todos contra todos. As equipas partem com metade dos pontos de mérito obtidos nas duas voltas da Primeira Liga aos quais foram adicionados os pontos de mérito obtidos na Final Six.

A aplicação desta prova, revelou resultados muito positivos no sentido que foi possível verificar grande equilíbrio nos resultados dos parciais e do jogo. Na classificação final, com exceção da equipa da JF Lomar 2, que venceu 4 dos 5 jogos realizados, as equipas classificadas entre a 2ª e 6ª posição ficaram separadas entre si apenas por um ponto.

As JF Mire de Tibães e de Lomar 2, que ocuparam as duas primeiras posições da Primeira Liga Boccia Sénior no final de duas voltas, neste novo modelo, terminaram a prova nas duas primeiras posições reforçando a sua supremacia entre as equipas presentes.

A cerimónia de consagração dos campeões da Liga Elite e das Primeira e Segunda Ligas 2023/24, será realizada no início da competição da Taça da Liga Boccia Sénior 2023/24, prevista para o dia 3 de julho. A Taça promete muita animação e um piquenique de confraternização entre as quase 4 centenas de praticantes que integram o Programa Boccia Sénior Braga, oriundos das Uniões/Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Braga.

Antes desta prova, no dia 19 de junho, integrado no Programa de Festas de São de Braga 2024, e se as condições climatéricas permitirem (ausência de precipitação), realizar-se-á na mítica Praça do Município, entre as 10h00 e as 17h30, o III Torneio de São João de Braga – Boccia Sénior Equipas.

Boccia SC Braga: 3 títulos nacionais e 2 bronzes em Viseu

Em prova realizada em Viseu, no Pavilhão do Instituto Politécnico de Viseu e no Pavilhão da Escola Infante D. Henrique, nos dias 11 e 12 de maio, o Sporting Clube de Braga arrecadou três títulos nacionais e duas medalhas de bronze, prova que reuniu 61 atletas que se qualificaram nas provas anteriores e pelo ranking nacional, representando 16 clubes.

Beatriz Leite, acompanhada por Débora Guimarães, foi a grande vencedora feminina da classe BC1, tornando-se, pela primeira vez, Campeã Nacional da modalidade, revelando um percurso ascendente, e de forma consistente, desta jovem atleta. Uma prova sensacional a demonstrar todo o seu empenho e as conquistas que tem efetuado nos treinos, e na sua preparação-extra, com uma nova metodologia de abordagem para o seu desenvolvimento, que a prova confirmou o que já era evidente no seu trabalho no Clube.

Joana Pereira, acompanhada por Andreia Venade, renovou o título de Campeã Nacional Feminina, demonstrando a sua consistência competitiva perante as suas adversárias diretas, mesmo após uma época difícil onde se mostrou condicionada por muitas dificuldades em garantir uma operadora de calha que lhe permitisse guindar aos mais elevados patamares e lutar por poder representar a seleção nacional.

A atleta bracarense não permitiu quaisquer veleidades às suas adversárias, vencendo todos os jogos, de forma segura e controlada, garantindo, até à final a conquista de mais um título nacional.

José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, voltou a demonstrar a sua preponderância na modalidade, numa prova extremamente competitiva pelos excelentes valores que a classe BC3 apresenta atualmente.

O Gverreiro do Minho fez uma prova muito controlada e consistente, como é seu timbre, percebendo-se que nunca esteve em causa a sua supremacia como a vitória neste Campeonato. Desta forma, renovou, pela terceira vez consecutiva, o título de Campeão Nacional Masculino, o que demonstra, para além do seu talento e capacidade de jogo, uma consistência competitiva só atingida por jogadores de elite.

Domingos Vieira, acompanhado por José Teixeira, não conseguiu revalidar o seu título de Campeão Nacional de 2023, após derrota na meia final no jogo com Gerson Rodrigues (AP Lisboa), por 3-4, sendo, deste modo relegado para a discussão da medalha de bronze, com o atleta da seleção nacional Nuno Guerreiro, jogo que levou por vencido por 8-6, assegurando o ultimo lugar do pódio.

Na classe BC5, Ivo Oliveira, acompanhado por José Luís Carriço, depois de ter vencido todos os jogos do seu grupo, foi disputar as meias finais com João Queirós (CRI Torrejano), que acabou por se sagrar campeão nacional, tendo perdido o jogo pela margem mínima (3-4), o que o relegou para a discussão da medalha de bronze com Filipe Amigo (AA Seixal), tendo vencido por 3-2.

Os demais atletas presentes do S.C. Braga obtiveram os seguintes resultados:

Eunice Raimundo (BC3), acompanhada por Amélia Carrapito: 4ª Classificada

Paulo Oliveira (BC2), acompanhado por Isabel Oliveira: 7º Classificado

Carlos Lopes (BC4), acompanhado por Fábio Oliveira: 7º Classificado

Joaquim Soares (BC2), acompanhado por Gilberto Peixoto: 8º Classificado

Parabéns aos 9 Gverreiros presentes, que trouxeram 5 pódios, 3 títulos nacionais e 2 medalhas de bronze, nas classes BC1, BC3, BC4 e BC5. Também aos seus treinadores e técnicos acompanhantes desportivos, para todos eles o agradecimento, com orgulho, da secção e do Clube.

Gverreiros do Minho participam no Nacional Masculino e Feminino de Boccia, em Viseu

O Sporting Clube de Braga qualificou 9 atletas para a sua representação no Campeonato Nacional Masculino e Feminino de Boccia, que se irá realizar nos Pavilhões Gimnodesportivos do Instituto Politécnico de Viseu e na Escola Infante D. Henrique, na cidade de Viseu, nos dias 11 e 12 de maio.

Na presença de 61 atletas que conseguiram a qualificação para esta prova nacional, oriundos de 16 clubes, os Gverreiros do Minho procurarão renovar os excelentes resultados obtidos nas edições anteriores desta prova, defender os títulos de Campeões Nacionais nas Classes BC3 e BC4, masculinas, e BC3 femininas, e procurar lutar pelos demais títulos em prova.

Com uma delegação mista de experiência e de juventude, e representada em todas as classes, a delegação bracarense será constituída por um total de 9 atletas e 11 técnicos, acompanhantes desportivos e treinadores:

BC1 – Beatriz Leite / Débora Guimarães

BC2 – Paulo Oliveira / Isabel Oliveira

BC2 – Joaquim Soares / Gilberto Peixoto

BC3 – Eunice Raimundo / Amélia Carrapito

BC3 – Joana Pereira / Andreia Venade

BC3 – José Abílio Gonçalves / Paulo Correia

BC4 – Carlos Lopes / Fábio Oliveira

BC4 – Domingos Vieira / José Teixeira

BC5 – Ivo Oliveira / José Luís Carriço

Treinador: Diogo Rebelo

Treinador e Delegado: Luís Marta

José Abílio Gonçalves 6º em individual e 4º em pares, na Taça do Mundo, em Montreal

José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, em representação da seleção nacional, classificou-se na sexta posição individual e na quarta posição de pares, em conjunto com Ana Costa (CJPII – Fátima).

Numa prova extremamente difícil, onde pontificavam 10 jogadores do Top Twelve (12) Mundial, o atleta arsenalista conseguiu superar o seu grupo de qualificação, perdendo nos quartos de final perante o britânico William Arnott.

Já em Pares, o Par lusitano lutou pelo pódio, tendo perdido na meia-final perante a Austrália (nº 1 do ranking mundial e a atual Campeã Mundial), e na discussão do 3º lugar com a Coreia do Sul (nº 3 do ranking mundial e a atual Campeã da Ásia e Oceânia).

Uma boa prestação, e preparação, de José Abílio Gonçalves, na sua caminhada para Paris’2024, ainda mais tendo em conta a elevadíssima competitividade que representou esta prova, onde atletas como Junyup Kim, Masayuki Arita e Tak Wa Tse não conseguiram atingir os playoffs, e Patrick Wilson e Damian Iskrycki não os ultrapassaram, e pares como Hong Kong e França, também não conseguiram passar a fase de grupos, tendo caído nos playoffs, Grécia e a Grã Bretanha.