Campeões do VIII Campeonato SC Braga de Boccia 2022-2023

Depois de realizados 206 jogos ao longo da época 2022-2023, em três jornadas, contabilizando-se 63 jogos no Grupo A, 18 jogos no Grupo B e 135 jogos no Grupo Sénior (+60), foi encerrado o VIII Campeonato SC Braga de Boccia da época 2022-2023, e encontrados os campeões dos três grupos em competição.

A prova já vai na sua oitava edição e a competitividade tem aumentado, fruto do aumento da performance de todos os participantes. Também, devido à introdução de fatores de redução das diferenças de desempenho funcional e desportivo (handicap para os atletas de funcionalidade mais baixa ou com desempenho desportivo inferior na jornada anterior) entre os atletas em prova, e com a valorização do desempenho orientado para a vitória em jogo, número de vitórias em parciais e pontos marcados. Junta-se a estes critérios valorativos, com o objetivo de valorizar a progressão no desempenho, a melhoria sistemática de jogo-para-jogo e ao longo da época, a introdução de um peso progressivamente maior do valor de cada jornada, valendo a primeira um terço dos pontos arrecadados, a segunda metade e a terceira a totalidade.

Esta prova serve como ferramenta de treino-preparação, sendo observados e avaliados, estatisticamente, os jogos em outros parâmetros uteis para a a análise e melhoria do desempenho dos atletas, bem como filmados os jogos para discussão, análise e decisão.

José Abílio Gonçalves, Paulo Oliveira e Joaquim Carvalho foram os grandes vencedores, desta oitava edição, dos Grupos A (classes BC3-BC4-BC5), B (BC1-BC2) e C (seniores +60), respetivamente.

GRUPO A

José Gonçalves sagra-se, assim, como tetracampeão de Boccia do Campeonato SCB do Grupo A – atletas das classes BC3, BC4 e BC5 -, após as vitórias em 2018-2019, 2019-2020, 2021-2022 e 2022-2023. (Época 2020-2021 houve interrupção da prova devido à situação pandémica).

Em segundo lugar ficou Domingos Vieira e na terceira posição Joana Pereira.

GRUPO B

No grupo B, para atletas das classes BC1 e BC2, Paulo Oliveira sagrou-se campeão do grupo desta prova, pela primeira vez. Em segundo lugar ficou Joaquim Soares e na terceira posição Beatriz Leite.

GRUPO C – SÉNIOR

No Grupo C (Sénior+60), Joaquim Carvalho repetiu a vitória da época anterior, sagrando-se, deste modo, bicampeão SCB de Boccia.

Com 31,6 pontos, Joaquim Carvalho destacou-se, mais uma vez, dos seus adversários diretos, sendo que em 2º lugar ficou Luís Silva, com 28,2 pontos, e na 3ª posição ficou António Barroso, com 23,3 pontos.

As classificações finais foram as seguintes:

GRUPO A

1º José Gonçalves

2º Domingos Vieira

3º Joana Pereira

4º Eunice Raimundo

5º Luís Costa

6º Carlos Lopes

7º Ivo Oliveira

GRUPO B

1º Paulo Oliveira

2º Joaquim Soares

3º Beatriz Leite

4º Fabiana Oliveira

GRUPO C

1º Joaquim Carvalho

2º Luís Silva

3º António Barroso

4º Francisco Costa

5º Luís Alves

6º António Silva

7º Justino

8º António Morais

9º Manuel Ferreira

10º António Moreira

Ranking Grupo A (BC3-BC4-BC5)

Ranking Grupo B (BC1-BC2)

Ranking Grupo C (Sénior)

Ranking Global (Grupos A e B)

Ranking internacional atletas SC Braga – Novembro 2023

José Gonçalves ocupa a 6ª posição no Ranking Mundial de Boccia, da classe BC3, entre 87 atletas de elite mundial. Já a nível europeu, o atleta arsenalista ocupa a 3ª posição, atrás do Campeão Paralímpico Adam Peska e do Campeão Europeu Grigorios Polychronidis.

Joana Pereira ocupa a 42ª posição entre 61 atletas com pontos no ranking mundial e 18ª da Europa.

Na classe BC4, Domingos Vieira ocupa a 35ª posição entre 81 atletas e 15º a nível europeu.

Em termos de Pares, Portugal, com o contributo de José Gonçalves, ocupa a 11ª posição mundial, entre 34 países, e a 4ª posição na Europa, atrás da Grécia, Polónia e Rep. Checa.

Em Pares BC4, com o contributo de Domingos Vieira, Portugal ocupa a 14ª posição entre 29 países, e a nível europeu ocupa a 8ª posição.

Federação Holandesa de Desporto para Deficientes visita a Secção de Boccia do SC Braga

A secção de Boccia do Sporting Clube de Braga recebeu a visita da Federação Holandesa de Desporto para Deficientes, a qual pretendeu conhecer o projeto da modalidade, perceber como foi pensado, como é desenvolvido e como é enquadrado no, e pelo, clube.

Esta visita representa o reconhecimento internacional da relevância do nosso Clube, como uma das maiores referências na modalidade. Os resultados que têm sido alcançados, os nossos programas de treino, a forma como estruturamos a resposta desportiva, e a nossa visão particular de como olhamos para esta área desportiva e para os atletas a quem nos dirigimos, tem sido alvo de interesse, pelo que é um motivo de orgulho vermos não só a manifestação de curiosidade mas também a deslocação para nos conhecerem melhor.

É mais uma afirmação do Clube no panorama internacional na área do desporto para populações especiais.

Os objetivos para esta visita eram conhecer o SC Braga como clube que enquadra uma resposta desportiva na área do desporto para pessoas portadoras de deficiências; conhecer e perceber o enquadramento nacional, regional e local que impactou no nosso desenvolvimento; e conhecer e perceber como foi projetada e desenvolvida a resposta desportiva na modalidade de Boccia.

Os nossos agradecimentos pela visita da Gehandicaptensport, Federação Holandesa de Desporto para Deficientes (http://www.gehandicaptensport.nl/) ao Boccia do Sporting Clube de Braga, esperando que a mesma tenha sido muito proveitosa para o desenvolvimento do desporto para pessoas portadoras de deficiência na Holanda.

https://scbraga.pt/seccao-de-boccia-do-sc-braga-recebe-federacao-holandesa-de-desporto-para-deficientes/

José Abílio Gonçalves termina a Boccia World Cup

José Abílio Gonçalves, acompanhado por Paulo Correia, alcançou a 7ª posição na Boccia World Cup que decorreu na Póvoa de Varzim.

O atleta arsenalista foi o cabeça de série do Grupo C, onde disputou a passagem aos 1/4 de final perante o tailandês Akkadej Choochuenklin e o turco Oner Bozbiyik, jogos os quais venceu, o que lhe permitiu passar para a fase seguinte.

Nos 1/4 de final, o atleta bracarense perdeu frente ao brasileiro Mateus Carvalho, o que o arredou da luta por uma medalha na prova, ficando em 7º lugar na prova.

Mais uma vez, José Abílio Gonçalves prova o seu valor ao garantir a passagem da fase dos grupos em provas internacionais, fato importante ao revelar não só a consistência dos resultados de pódio numa classe extremamente competitiva, mas, acima de tudo, na consistência da permanência da luta efetiva por um lugar no pódio em provas sucessivas, o que lhe permita manter uma elevada posição no ranking europeu (2º), e 6º entre 87 atletas de elite mundial.

Boccia Sénior arranca com especialização técnica e muita ambição

Mais uma reunião para preparação da época, desta feita para o grupo de Boccia Sénior (+60), neste que vai ser o seu 3° ano em representação do clube e do Programa Boccia Sénior Braga, uma parceria SCB-CMB.

Os desejos do maior sucesso ao seu treinador, Prof. André Soares, ao seu “adjunto” Fábio Oliveira, e a todos os “jovens” craques que muito orgulham o clube pela sua dedicação, colaboração, amizade e competência desportiva.

Esta época será o passo decisivo para o avanço na especialização técnica na área da competição do Boccia Sénior. Treinador totalmente especializado no grupo de competição, condições de treino fantásticas, e um grupo com uma motivação fortíssima que já provou nas duas primeiras épocas todo o seu potencial com idas ao pódio e a conquista de uma Taça de Portugal.

Estamos juntos 💪

Rua Comendador José Carlos Macedo

Um orgulho para todos, o reconhecimento do “Zé” por todo um percurso desportivo excecional, que alcançou muito mais que a conquista de medalhas e de títulos.

Se as conquistas foram importantes, muito importantes e a razão de todo este reconhecimento, maior ainda o legado para a dignificação da nossa modalidade, para a valorização do atleta portador de deficiência e o atual reconhecimento de atleta por igual, são os valores para os quais o “Zé” contribuiu decisivamente.

E a rua não podia ter sido melhor escolhida senão aquela acolhe a Junta de Freguesia, o Centro Escolar de Merelim (S. Pedro), mas também o Pavilhão José Carlos Macedo.